alimentos ultraprocessados ​​ têm uma má reputação no campo nutricional . Praticamente todos os profissionais médicos, independentemente da especialidade, desaconselham seu consumo. E, na melhor das hipóteses, eles insistem que devem ser ingeridos de maneira extraordinária. A inclusão desse tipo de produto na dieta diária, insistem os especialistas, equivale não apenas a problemas de saúde. Também para procurar a morte prematura.

Mas, apesar da publicidade adversa e das indicações que parecem confirmar as suspeitas da maioria, nenhum estudo até o momento rendeu 100% de dados definitivos a esse respeito . O que de forma alguma implica que esses alimentos possam ser considerados saudáveis. Eles ainda estão relacionados a doenças crônicas, com a obesidade em primeiro lugar na lista. Mesmo assim, seu consumo cresce ano após ano.

Por que tão popular?

Geralmente, esses tipos de produtos são identificados como bons, bonitos e bonitos. barato . Além disso, são fáceis de preparar, o que representa uma economia significativa em um dos ativos mais preciosos da atualidade: o tempo.

Alguns especialistas questionam a "capacidade destrutiva" atribuída aos alimentos ultraprocessados ​​. Eles consideram que são simplesmente parte de um coquetel explosivo, apenas um item da lista de maus hábitos estabelecidos hoje. Estresse, baixa qualidade do sono, pouca ou nenhuma atividade física e tabagismo também fazem parte dos ingredientes.

Alimentos ultraprocessados: como identificá-los?

Os ultraprocessados ​​são os alimentos aos quais foram adicionados aditivos adicionais com o objetivo de facilitar seu consumo . Também para prolongar a data de validade e torná-los mais agradáveis ​​aos sentidos. Não apenas para provar, mas também para cheirar e ver. É um nível superior ao de alimentos processados. Estes últimos são produtos que, embora passem por um processo industrial, não sofrem alterações substanciais em sua composição.

Geralmente são adicionados ultraprocessos, entre outros componentes, conservantes, estabilizadores e emulsificantes. Também corantes, aromas e intensificadores de volume. Ao longo do caminho, você perde muitos nutrientes que os alimentos básicos oferecem naturalmente. É por isso que, em quase todos os casos, esses são componentes ricos em calorias, mas com zero valor nutricional .

Não há escapatória?

Estima-se que pelo menos 80% dos produtos obtidos em um supermercado 'tradicional' possam ser classificados como ultraprocessados ​​. Pães, cerveja, doces, cereais matinais e salsichas são apenas alguns exemplos.

Além de quão prejudiciais esses alimentos podem ser, o importante é sempre manter o equilíbrio . Aspecto que inclui um menu perfeitamente equilibrado. Como um plano regular de atividade física e evite fumar.

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