Criado por Pete Egoscue, esta terapia posicional é apresentada como uma alternativa natural para a cura e o alívio da dor. Mostramos abaixo tudo o que você precisa saber.

Última atualização: 07 de setembro de 2021

O método Egoscue consiste na materialização de uma série de posturas suaves e extensões voltadas para o alívio da dor nas costas. Uma alternativa plausível e não invasiva para quem, após sua rotina de vida, passa a apresentar desconforto nas costas e pescoço.

O fisioterapeuta Pete Egoscue, idealizador deste método, baseia sua técnica em posturas muito específicas. terapias compreendendo exercícios personalizados e extensões. Seu objetivo é que a pessoa aprenda a reduzir as dores nas costas, moderadas ou crônicas, em casa.

Origem e características do modelo Egoscue

A terapia criada pelo norte-americano Pete Egoscue, inspirada em sua própria dor crônica, trata a restauração muscular e o realinhamento ósseo por meio do qual o alívio da dor é refletido por todo o corpo. A teoria de Egoscue destaca o corpo como uma máquina que pode curar e se renovar.

Para aplicar o método, os terapeutas certificados pelo Instituto Egoscue devem examinar o corpo e detectar articulações, vértebras ou músculos desalinhados que não permitem o desalinhamento. Boa mobilização. . Para incorporar exercícios específicos à terapia, que geralmente consistem em movimentos sem complexidade e podem ser realizados diariamente.

Quando é recomendado?

Você pode realizar alguns dos exercícios neste método se você tem dor no pescoço, parte inferior das costas, quadris, joelhos, articulações e até mesmo com enxaqueca. Acontece que a metodologia de Pete Egoscue parte da premissa de que é a maneira como tratamos as doenças que pode se traduzir em qualidade de vida em várias dimensões. Muitas vezes, uma única terapia não é suficiente.



Quais são os benefícios do método Egoscue?

A atividade física rotineira e bem executada não só afeta a imagem, mas também a saúde e o estado de espírito de quem a pratica isto. Os exercícios Egoscue fornecem uma abordagem natural e alívio físico de longo prazo. Ao contrário de medicamentos ou cirurgia, a abordagem é a recuperação sem a intervenção de agentes externos.

Alguns dos benefícios desta terapia postural incluem o seguinte:

  • Ajuda a desestressar os músculos com carga de trabalho excessiva e tensão, além de fortalecer os mais fracos e os menores.
  • Dando ao corpo a alternativa de se curar naturalmente e se livrar da dor de forma sustentável.
  • O grupo de alongamentos e exercícios deste O método busca corrigir os desalinhamentos musculoesqueléticos, ajudando por sua vez a recuperar a simetria e o equilíbrio.
A postura desempenha um papel decisivo na geração de dores musculares e esqueléticas.

Como pode ser praticada?

A sequência torna-se relevante durante a execução do método Egoscue. E não nos referimos apenas aos exercícios indicados para uma pessoa específica. Começar a rotina com a articulação e a área do corpo certas também é essencial .

Suponha que você tenha um desconforto no joelho, mas, ao mesmo tempo, a parte superior do corpo está tensa. Assim, a primeira coisa que deve ser abordada é o desconforto da tensão na parte superior, uma vez que a rotação torácica ajuda o corpo a se mover, inclusive o joelho.

Exercícios do método Egoscue

O tipo de o exercício para se materializar dependerá da dor . No entanto, deve-se ter em mente que manter a ordem é a melhor forma de realizar movimentos e alongamentos.

1. Para corrigir ombros desalinhados

Quando você tem ombros desalinhados, o pescoço e as costas também sofrem. E, em alguns casos, é uma indicação de que há outro desalinhamento no corpo.

Um dos exercícios de Egoscue para tratar ombros desalinhados é realizar elevações em pé. Estes devem ser firmes e sincronizados ; primeiro dos braços e depois das pernas.

Em seguida, são feitos círculos com os braços e termina rodando o tronco, de cada lado, enquanto as pernas se mantêm firmes. Dessa forma, o trabalho é feito para recuperar o equilíbrio natural do corpo e a amplitude de movimento.

2. Para tratar a fascite plantar

A fascite plantar faz com que algumas horas em seus pés se tornem uma provação. Para aliviar esta situação, o método Egoscue recomenda deixar os pés descalços enquanto se senta em uma cadeira com as costas e colocar uma perna cruzada sobre o joelho oposto. Neste ponto, você deve entrelaçar os dedos da mão entre os dedos do pé que está cruzado.

Em seguida, você gira o tronco enquanto arquea a região lombar, tentando manter o controle do corpo durante os movimentos. Com a ajuda de sua mão, você faz com que seu pé faça uma rotação, formando um círculo no sentido anti-horário. Então, na direção oposta.

3. Para dores no pulso

Esta técnica é ideal para aliviar as condições do túnel do carpo, para praticar esportes como tênis ou beisebol, por exemplo. Para realizar o exercício, você deve deitar-se voltado para o teto, dobrando os joelhos e colocando os pés alinhados aos lados do corpo.

Nesse ponto, você deve deixar os joelhos relaxarem e dobrarem para os lados juntando as solas dos pés. Coloque as mãos no peito e feche os cotovelos. A partir dessa posição deslize as mãos e abaixe-as em direção ao solo, passando por cima da cabeça. Coloque-os de volta no peito e execute 3 séries de 8 repetições.

Os exercícios de pulso podem ser úteis na síndrome do túnel do carpo, que leva os pacientes a tomar muitos medicamentos.

Quando procurar ajuda profissional?

Quando quando se trata de exercícios de fisioterapia, é melhor procurar ajuda profissional. Ainda mais se você sofre de uma doença crônica cuja origem é um acidente.

Hoje, existem muitos especialistas que têm treinamento Egoscue. Por outro lado, se se tratar de doenças menores ou exercícios preventivos, os descritos podem ser realizados de forma autônoma.



Dor nas costas? O método Egoscue pode ser a solução

Esta terapia visa aliviar a dor nas costas crônica ou moderada . Seu inventor considera que se certos exercícios forem realizados, uma redução no desconforto pode ser alcançada, corrigindo ombros desalinhados, tratando a fascite plantar e reduzindo a dor no punho.

Agora, embora os exercícios possam ser realizados em casa, considere a ajuda de um profissional quando a dor nas costas é causada por um acidente. E lembre-se que a abordagem por equipe multidisciplinar sempre será mais eficaz do que aquela baseada em uma única técnica.

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