Para muitas pessoas, ser vegetariano é simplesmente abster-se de consumir carne. Mas existem muitas variantes do vegetarianismo e entre elas está a dieta ovovegetariana.

É provável que o termo "ovovegetariano" seja desconhecido para você. Não se preocupe, neste artigo vamos dizer-lhe o que esta dieta consiste, quais são as suas vantagens e porque é uma opção saudável que você pode transformar em um estilo de vida

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Vegetarianismo

O vegetarianismo é uma dieta que suprime o consumo de todos ou da maioria dos produtos animais . No entanto, existem maneiras diferentes de seguir uma dieta vegetariana. Estes são alguns deles:

  1. Vegetarianos estritos ou vegans : são aquelas pessoas que consomem apenas produtos de origem vegetal. Rejeite completamente a ingestão de alimentos de origem animal como laticínios, ovos ou mel de abelhas.
  2. Lactovegetarianos : como o nome sugere, essas pessoas consomem vegetais e laticínios (isto é, , leite e produtos lácteos: iogurte, queijo, manteiga, etc)
  3. Ovovegetarians : sua dieta é baseada na ingestão de legumes e ovos. É uma dieta rica em nutrientes que discutiremos em detalhes abaixo
  4. Ovolactovegetarianos : aqueles que consomem vegetais, ovos e produtos lácteos. Como os anteriores, eles se abstêm de comer carne ou peixe. Esta é a variação mais comum do vegetarianismo no Ocidente .
 Egg Basket

Descubra: Como saber se os ovos estão em más condições

Sobre o que é o ovovegetarismo?

A dieta ovovegetariana é um tipo de vegetarianismo que exclui o consumo de carne, peixe e laticínios. No entanto, permite comer ovos .

Se você seguir uma dieta ovovegetariana, continuará consumindo todos os alimentos presentes no vegetarianismo, como cereais, cogumelos, legumes, frutas e vegetais. E você também pode adicionar ovos e derivados aos seus pratos.

Quais são as vantagens da dieta ovovegetariana?

O vegetarianismo é conhecido por trazer vários benefícios para a saúde entre os quais A redução de colesterol está incluída. A maioria de seus pratos são feitos de legumes, verduras, frutas e legumes

A dieta vegetariana é consideravelmente menos calórica e prejudicial ao nosso corpo do que uma dieta ocidental atual carregada com produtos processados. Mas se não for bem padronizado, pode levar a um déficit de proteína. A vantagem de incluir ovo na dieta é que ele pode facilmente suprir essa possível falta de proteína

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Vegetarianos estritos também devem suplementar com B12, uma vitamina que está presente apenas em produtos de origem animal. Ovovegetarianos podem obter B12 de ovos na dieta .

Para saber mais: 7 melhores fontes de proteína para vegans

Benefícios do ovo

Ovos são um dos alimentos mais nutritivos que existem . Eles são carregados com vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade, ácidos graxos essenciais e outros nutrientes, quase todos concentrados na gema

Seu conteúdo em ferro e zinco e nas vitaminas A, D e B12 é biodisponível. que permite aos ovovegetarianos obter estes nutrientes de forma fácil e eficaz sem a necessidade de suplementar ou planejar a dieta em detalhe.

 Cesta de ovos com um pano verde

Ética também acrescenta

Mais As pessoas ovovegetarianas não só seguem este estilo de alimentação por razões de saúde, mas também pelo lado ético e moral da questão. Quando deixam de consumir carne, peixe e laticínios, tentam defender os direitos dos animais

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As preocupações ambientais também afetam o impacto da pecuária industrial na biodiversidade.

Leia este artigo: 5 razões para ser um vegetariano

Pratos diferentes da dieta ovovegetariana

Propomos alguns pratos que ajudarão você a incluir ovos em sua dieta. Eles serão o companheiro ideal de preparações à base de leguminosas, cogumelos, legumes e frutas

  • Ovos cozidos
  • Ovos escalfados
  • Pudim de cenoura
  • Ovos mexidos com batatas
  • Ovos com espinafre [19659031] Croquetes
  • Croquetes de batata
  • Massas de tagliatelle
  • Batatas com creme

  • Rojas Allende, D., Figueras Díaz, F., e Durán Agüero, S. (2017). Vantagens e desvantagens nutricionais de ser vegano ou vegetariano. Jornal Chileno de Nutrição 44 218-225
  • Carbajal, Á. (2006). Qualidade nutricional dos ovos e relação com a saúde. Departamento de Nutrição. Fac. Farmácia. UCM. Jornal de Nutrição Prática 10 73-76
  • Saz-Peiró, P., del Ruste, M.M., e Saz-Tejero, S. (2013). A dieta vegetariana e sua aplicação terapêutica. Medicina Naturopata 7 13-27.

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