O consumo de carboidratos refinados é saudável se você não abusar deles, mas se você quer perder peso seguindo uma dieta de baixa caloria, temos que levar em conta que esse tipo de carboidrato engorda. Assim, macarrão e arroz, ricos em amido e açúcares, devem ser limitados em nossa dieta se quisermos perder peso, já que ambos são alimentos com alto índice glicêmico e aumentam os níveis de açúcar em nosso corpo, fazendo-nos ganhar peso.

Se quisermos perder peso, devemos substituir outras fontes saudáveis ​​de carboidratos, como frutas, grãos integrais, vegetais e alternativas para macarrão e arroz. Neste artigo propomos os melhores substitutos para massas e arroz para que você possa manter seu peso ou perder os quilos extras. Tome nota

As melhores alternativas para macarrão e arroz

Paulo Vilela || Shutterstock

Mas se você é um grande fã de macarrão e arroz e quer continuar a comer esses alimentos durante o tempo que está em dieta, então você pode transformar em massas que lhe dão um pouco menos, além de contribuir mais fibras e proteínas, sendo mais saciante e saudável. Eles não são uma opção que não pode ser abusada, mas nos permitirá nos dar um capricho saudável e com o qual não obteremos muito da quantidade diária de calorias para comer. Entre os melhores substitutos para massas e arroz destacam-se:

1. Massa de arroz integral

Há um tipo de massa feita com amido de arroz puro ou com farinha de arroz integral que, além de não ter glúten, é muito rica em fibras, com menos calorias do que a massa convencional e ser uma excelente opção para pessoas que sofrem de intolerância ao glúten ou desejam fazer dieta. Esta massa pode ser usada para preparar uma grande variedade de pratos, embora você tenha que saber como prepará-la, uma vez que ela geralmente fica presa durante o cozimento.

Pasta de quinoa

A quinoa é um alimento relativamente novo na Europa, alcançando a popularidade nos últimos anos por suas propriedades nutricionais. Este falso cereal vem dos Andes e foi introduzido na cozinha europeia pelo seu sabor e textura suaves, bem como por ter mais proteína. Cozinhar geralmente é preparada, mas também é transformada em farinha para fazer macarrão. Seu valor calórico é muito semelhante ao da massa convencional, mas é mais interessante do ponto de vista nutricional ter minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo e vitaminas B, C e E.

3. Arroz ou massa de trigo integral

Esta massa é feita com farinhas de grãos integrais com maior riqueza em vitaminas, minerais e fibras além de ter menos calorias do que a massa tradicional. Se você tiver que tomar cuidado ao comprá-lo, não o confunda com macarrão rico em fibras, muitas vezes não feito com farinha integral. Recomenda-se decidir sobre massas de farinha de trigo integral, mais ricas em farelo e germe.

Kamut pasta de trigo

Este é um tipo de trigo do Egito e é conhecido por ter um grão grande e um alto teor de proteína, além de mais vitaminas e minerais . Assim, embora saibamos que é um dos cereais mais raros do mundo, tem duas vezes as vitaminas B1 e B2 e muito mais niacina, vitamina E, além de mais minerais como potássio, magnésio, cálcio, ferro e outros. fósforo Tem um sabor suave e uma textura semelhante à da massa convencional

. Massa de espelta

A espelta é uma espécie de trigo de mil anos que foi cultivada há mais de 4.000 anos no sul da Alemanha e se distingue pelo alto teor de glúten e proteína, mas com menos calorias que o trigo. macarrão convencional, quase 10% menos. É uma alternativa mais saudável e pode ser usada para preparar massa cozida, mas não cozida, uma vez que quebra facilmente.

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