Embora seja aconselhável comer sempre frutas e legumes frescos, por vezes estamos na posição de ter de guardar os legumes frescos ou cozidos para que não estraguem e consigamos consumi-los com total tranquilidade e a garantia de que eles mantêm a sua propriedades. Se você quiser aproveitar uma oferta de vegetais ou tiver muita sorte de ter uma boa colheita em seu jardim, então congelá-los é a melhor opção para consumi-los no futuro e manter todas as suas propriedades. 19659002] Então, você sabe como fazer isso, neste artigo nós coletamos como você deve congelar os vegetais para que eles não percam suas propriedades e você os alimente da maneira mais saudável. Pegue um lápis e papel e comece a trabalhar enchendo seu freezer com opções saudáveis!

Como congelar legumes?

Em princípio, você pode reduzir para duas maneiras de congelar legumes. Assim, podemos escolher a maneira mais simples de fazê-lo, ou seja, congelar o vegetal já cozido e colocá-lo em diferentes tuppers para tirar rações, ou congelar legumes frescos ou cozidos individualmente. Ao congelar legumes devemos tentar colocar um rótulo em um dos alimentos e vegetais que congela, além de também colocar a data em que foi congelado.

Observe também os prós e contras de congelamento. os vegetais, desde não devem permanecer no congelador por mais de 6 meses . A fim de efectuar um congelamento correcto, será necessário introduzir os legumes preparados ou crus em sacos de congelação ou em recipientes especiais herméticos para congelar

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Quais os alimentos que podem ser congelados e como fazê-lo para não perderem os seus nutrientes?

Especialistas recomendam congelar os vegetais com um elevado teor de água porque ao fazê-lo, perdem toda a sua textura e eles quebram, estragando. É por isso que vegetais como aipo, pepino, alface ou batata não devem ser congelados. O resto dos vegetais pode ser congelado, mas sempre tentando não perder suas propriedades e nutrientes. Para isso, é necessário eliminar as enzimas que eles contêm. Estas enzimas são substâncias orgânicas que afetam a taxa em que os alimentos são quebrados, fazendo com que eles percam sua cor e sabor, assim como seus nutrientes.

Para obter a ação de enzimas interrompidas é conveniente cozinhar as verduras antes congelá-los embora também haja vegetais que podem ser congelados sem cozinhá-los previamente. Assim, dependendo do tipo de vegetais, devemos congelá-los:

1. Alho

Você sempre tem que congelá-los cozidos desde se eles estiverem congelados crus eles são geralmente oxidados ao descongelar

2. Espinafre

O espinafre e os vegetais de folhas verdes devem ser cozinhados no vapor antes de serem congelados e também podem ser cozidos no microondas

3. Berinjelas

Elas também precisam ser cozidas de antemão, cozidas no vapor ou cozidas. Não é aconselhável congelá-las inteiras, sendo aconselhável cortá-las em fatias, tacos ou abrir na sua metade.

4. Tomates

Nem podem ser congelados crus e só podem ser feitos se os fizermos purê ou molho.

5. Ervilhas e feijões

Ervilhas e feijões são geralmente congelados uma vez cozidos, prontos para cozinhar uma vez que são retirados do congelador

. Cebolas

Como alho-poró, cebola e cebolinha podem congelar cru cortando-os em fatias ou picados em pedaços pequenos . Depois de descongelados, eles geralmente liberam muita água

. Feijão verde ou vagens

Tal como acontece com as ervilhas e feijões, é importante cozinhá-los antes de os congelar, embora possam ser congelados em bruto depois de os limpar bem com um pano seco.

Cenouras

Também não é aconselhável congelar cenouras cruas e se cozidas uma vez purê.

9. Peppers

Eles podem congelar uma vez limpos com um pano seco e picados na medida em que você precisa cozinhar. Eles não são mais crocantes como são frescos, mas podem ser usados ​​em muitos pratos e também podem ser congelados em molho

. Coles

Couves, couve-flor, brócolis e couve são melhor cozidos antes do congelamento.

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