O chá verde é considerado uma das bebidas mais saudáveis, pois é rico em antioxidantes e oferece vários benefícios à saúde. No entanto, um estudo realizado com vários tipos de chá mostrou que a temperatura e o tempo de preparo influenciam seu conteúdo antioxidante. Além disso, muitas pessoas fervem a água do chá com as folhas dentro, eliminando seu potencial antioxidante.

Erros ao preparar e consumir o chá verde

A temperatura da água afeta o potencial antioxidante do chá verde, então você não deve coloque as folhas na água fervente, senão desligue o fogo, despeje a água quente sobre as folhas e deixe em infusão.

As folhas de chá verde não oxidam como as folhas de chá preto. A água fervente queima-os e perdem-se nutrientes, assim como o sabor do chá. Por este motivo, deve-se deixar a água fervente esfriar um pouco antes de despejá-la sobre as folhas.

A recomendação para consumir chá verde é bebê-lo acabado de fazer, mas deve ser deixado em repouso por alguns minutos. No entanto, um estudo citado abaixo mostrou que aumento do tempo de repouso pode aumentar o potencial antioxidante do chá verde.

Os métodos de preparação dependem do tipo de chá

Uma equipe de pesquisadores do Institute of Food Technologists (IFT) realizou um estudo que mostrou que a temperatura e o tempo de infusão das folhas podem afetar os antioxidantes no chá verde.

Os cientistas testaram três tipos de chá (preto, branco e verde) e descobriram que a temperatura e o tempo de preparo mais eficazes dependiam do tipo de chá.

No chá preto, a maior atividade antioxidante foi obtida macerando as folhas em água quente por um período muito curto . Quando o tempo de infusão foi aumentado, o potencial antioxidante do chá foi reduzido.

No chá branco, os antioxidantes foram afetados pelo tempo de infusão e não pela temperatura. Um maior tempo de imersão das folhas em água quente obteve um maior efeito antioxidante.

O chá verde mostrou dependência do tempo e da temperatura. Uma infusão prolongada de água quente por 2 horas aumentou seu potencial antioxidante.

Este estudo também descobriu que a capacidade antioxidante do chá verde e do chá branco é maior do que a do chá preto.

Os autores concluíram que esta informação pode ser útil para preparar cada infusão de forma diferente, levando em consideração que isso pode maximizar os benefícios para a saúde de cada uma dessas bebidas.

Deixe seus comentários e conselhos para preparar chá verde e outros tipos de chá, para aproveite melhor seu potencial antioxidante.

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