A palavra "Ayurveda" e o conhecimento a que se refere têm suas origens nos textos sagrados hindus dos Vedas, escritos no subcontinente indiano há mais de 3.000 anos. Ayurveda significa aproximadamente "conhecimento sobre a vida e longevidade".

Os princípios dietéticos ayurvédicos, como os hipocráticos aqui no Ocidente, baseiam-se na individualização. Cada pessoa é única no universo, com um biotipo ou constituição mente-corpo particular. Portanto, a dieta deve ser adaptada às necessidades nutricionais e energéticas individuais

. O biótipo individual depende da proporção em que os três "doshas" ou humores fisiológicos são encontrados: vata, kapha e pitta. Esses termos podem ser traduzidos respectivamente por "vento", "catarro" e "bile".

A medicina ayurveda considera que a doença aparece como consequência de um desequilíbrio ou perda de harmonia no pessoa Isso significa que uma dieta ayurvédica, projetada de acordo com nossa constituição para promover o equilíbrio, não apenas nos manterá jovens e saudáveis, mas também pode ser usada como um tratamento para curar uma doença ou enfermidade. O Ayurveda considera que a doença é causada por uma dieta inadequada e hábitos alimentares e de vida.

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O sistema de três doshas

Os alimentos têm qualidades específicas dependendo dos elementos que os compõem e que afetam nosso equilíbrio corpo-mente-espírito (a prakriti ou natureza de nosso corpo em particular). Portanto, o mesmo alimento produz efeitos diferentes em cada pessoa.

Conhecer essas qualidades e seu biótipo pessoal (determinado pela proporção de cada dosha) permitirá que você crie sua própria dieta Ayurveda saudável em plena harmonia com o seu corpo.

As energias dos alimentos interagem com as energias de cada pessoa, criando equilíbrio ou desequilíbrio. A comida é composta de 5 elementos naturais (água, terra, ar, fogo e éter), que determinam suas propriedades e efeitos no corpo.

  • Água. O elemento água é líquido, fluido, úmido, desce e é nutritivo se combinado com uma boa proporção do elemento terra. O sentido relacionado à água é o gosto.
  • Ar. É movimento descontínuo, leveza, clareza, aspereza, e é calmante, estimulante, cicatrizante e desidratante. A sensação do ar é o tato.
  • Terra. É solidez, estabilidade, dureza, densidade, lentidão, firmeza e volume. O sentido relacionado à terra é o olfato.
  • Fogo. É energia, calor, secura, nitidez, descontinuidade, leveza, clareza, luminosidade e tem ação digestiva. O sentido relacionado ao fogo é a visão.
  • Éter. O éter é espaço, expansão, clareza, leveza, integração, não é nem quente nem frio, nem vazio nem cheio e, como o ar, também tem a capacidade de absorver líquidos e é desidratante. O sentido do éter é a audição.

As propriedades dos alimentos não dependem apenas de sua composição, mas da forma como são combinados, cozidos ou amadurecidos, pois tudo isso pode alterar pouco ou muito suas qualidades.

Você pode agir em seu dosha

Cada pessoa nasce com uma proporção desses elementos, manifestando-se em nosso corpo de forma psicossomática. Esta proporção define o seu biótipo, que foi constituído, de acordo com a medicina Ayurveda, pelas condições físicas e energéticas que ocorreram no momento da sua concepção.

No entanto, porque nosso corpo-mente-espírito é um ecossistema em constante evolução, as proporções dos 5 elementos em nosso corpo e, conseqüentemente, o dosha, também podem variar ao longo de nossas vidas.

Isso significa que devemos verificar nosso dosha e atualizar a dieta antes mudanças vitais importantes. Na realidade, as pessoas não são puramente vata, kapha ou pitta, mas somos, na realidade, o resultado de uma combinação desses doshas.

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Seu biotipo é único

Até 10 possíveis biotipos podem ser estabelecidos, que são usados ​​como uma referência, embora sua constituição seja realmente única: pode ser claramente dominado por um biotipo, e então seria considerado que você é vata, kapha ou pitta; todos os três podem ser muito equilibrados e então você seria vata-pitta-kapha; ou você pode ter dois doshas dominantes, o que resulta em 6 combinações:
vata-pitta, pitta-vata, vata-kapha, kapha-vata, pitta-kapha e kapha-pitta.

Para saber como devemos comer, devemos primeiro conhecer as qualidades de cada alimento, A interação entre os 5 elementos na comida e os 5 elementos em nosso corpo, que por sua vez definem o dosha, determinará o efeito final em nosso corpo-mente-espírito.

Os seis sabores do Ayurveda

A primeira pista o que é o efeito de um alimento é o sabor. O Ayurveda considera seis sabores: adstringente, doce, azedo, salgado, amargo e picante. Mas, na realidade, o efeito da comida não depende apenas do seu sabor, mas da experiência do nosso corpo após a digestão.

Assim, por exemplo, a comida pode ser "fria" ou " quentes ”, não só pela temperatura, mas também pela forma como se comportam ao atingir o estômago: doces, amargos e adstringentes são considerados“ frios ”e os alimentos salgados, ácidos e picantes são considerados“ quentes ”.

Alimentos com virya ou energia fria aumentam vata e kapha e reduzem pitta. Por outro lado, aqueles com virya quente aumentam pitta e reduzem vata e kapha.

Mas isso é no curto prazo, porque no longo prazo há um efeito pós-digestivo (vipaka) que também teremos de ter. Nota:

  • Os alimentos ácidos continuam a sê-lo.
  • Os alimentos doces e salgados têm um efeito doce pós-digestivo.
  • Os alimentos picantes, amargos e adstringentes são picantes a longo prazo. Por exemplo, o açafrão-da-índia, por ser amargo e frio, tem uma ação picante de longo prazo, ou seja, quente, no corpo.

Como escolher os ingredientes

Quando conhecemos as qualidades dos alimentos e o estado de nossa doshas, ​​podemos decidir qual combinação de ingredientes será mais benéfica para o nosso equilíbrio. Basicamente, alimentos com qualidades semelhantes aos nossos dosha ou doshas dominantes irão aumentá-los e contribuir para o desequilíbrio, enquanto alimentos com qualidades diferentes irão diminuí-los e equilibrá-los.

Portanto, na alimentação e na medicina ayurvédica, existem dois princípios fundamentais : semelhantes aumentam e desequilibram e os opostos fornecem harmonia.

A medicina tradicional indiana dá importância a tudo que favorece uma boa digestão dos alimentos para facilitar a assimilação de nutrientes e reduzir a produção de fermentações e toxinas.

Além de hábitos de higiene física, emoções e pensamentos também são importantes. É por isso que é aconselhável cozinhar com amor e comer com serenidade, sem tristeza, preocupação ou raiva.

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Como adaptar sua vida e dieta ao biótipo ayurvédico

Se você quiser saber seu doha, pode responder ao seguinte teste: Você é vata, kapha ou pitta? Descubra seu tipo ayurvédico.

Depois de conhecer seu biotipo ou constituição energética, você pode adaptar seus hábitos e escolher os alimentos que mais se adequam a você. Tente criar seus menus levando-os em consideração.

Se você é Vata …

Para se equilibrar:

  • Viva em um clima quente, úmido e calmo, com pouco vento.
  • Faça atividades físicas e mentais com moderação.
  • Durma o suficiente, medite regularmente e forneça um ambiente seguro e amoroso.
  • Sopas gordurosas, salgadas e quentes equilibram você.
  • Adicione um punhado de castanhas de caju ou meio abacate para seus cremes vegetais.
  • Mantenha uma programação regular e coma cedo.

Alimentação para Vata:

  • Como vata é frio e seco, ele se acalma com alimentos quentes e úmidos , enfatizando o sabor doce-ácido-salgado em equilíbrio.
  • Evite leveduras, açúcares refinados, açúcares fermentados, produtos desidratados, batatas e alimentos que resultam em flatulência.
  • Vegetais: alcachofra, aspargos, beterraba, cenoura, pepino, feijão verde, cebola cozida, rab ânus, batata doce, nabos, brotos e brotos.
  • Frutas: cítricos, damasco, abacate, banana, cereja, coco, tâmara, figo, uva, manga, melão, nectarina, mamão, pêssego, abacaxi, ameixa, framboesa e morango.
  • Grãos: arroz, aveia, feijão mungo e lentilhas (especialmente os vermelhos).
  • Nozes e sementes: todos são indicados em pequenas quantidades.
  • Óleos: gergelim, azeitona, cânhamo e linho. [19659036] Especiarias: todas, exceto coentro, salsa e açafrão.

Se você for Kapha …

Para se equilibrar:

  • Leve uma vida ativa, criativa e estimulante, interagindo com seu meio ambiente.
  • Expresse suas emoções, não as guarde.
  • Desconecte-se quando puder da tecnologia e fique em contato com a natureza.
  • Quanto mais leve e leve for sua comida, mais fácil será sua digestão e melhor será sua saúde .
  • Beba de 3 a 4 copos de água por dia.
  • Uma dieta à base de plantas satisfaz todas as suas necessidades. esities.

Food for Kapha:

  • Como o kapha é pesado e frio, ele se acalma com alimentos quentes, leves e secos com sabor adstringente-picante-amargo.
  • Evite carne, ovos , laticínios, doces, sal, pão, alimentos fritos, gordurosos, salgados, doces e frios.
  • Vegetais amargos e adstringentes e ervas e especiarias condimentadas beneficiam você.
  • Aumente os grãos inteiros sem glúten: quinua, amaranto, painço e aveia inteira.
  • Vegetais: pimenta, vegetais com folhas verdes, cogumelos, cebola, ervilhas, batata, rabanete e rebentos.
  • Frutas: maçã, damasco, mirtilo, uva, kiwi, pêra, caqui, romã e frutas desidratadas.
  • Grãos: aveia, centeio e lentilhas.
  • Nozes e sementes: amêndoas e sementes de girassol com moderação.
  • Óleos: girassol e amêndoa, em pequenas quantidades.
  • Especiarias: todos, exceto sal. [19659067] Se você é Pitta …

    Para se equilibrar:

    • Viva em um clima frio, evite fontes de calor e leve uma vida relaxada.
    • Medite e pratique ioga regularmente.
    • Expresse suas emoções com respeito e amor pelos outros e por si mesmo.
    • O melhor dieta para você é vegano cru orgânico, já que você é muito sensível às toxinas encontradas nos alimentos.
    • Coma alimentos leves e com abundância de alimentos alcalinizantes.

    Alimentos para Pitta:

    • Pitta se acalma com alimentos crus e frios com um sabor adstringente-amargo adocicado.
    • Aumenta a proteína, brotos, brotos e frutas e vegetais frescos.
    • Evite excesso de gordura, sal, cafeína, alho e picante.
    • Vegetais: aspargos, repolho, aipo, pepino, vegetais de folhas verdes, cogumelos, ervilhas, batata doce, pimentão e abobrinha.
    • Frutas: maçã, cereja, coco, tâmara, figo, uva preta, manga, melão, pêra, ameixa, romã e, desde que estejam maduras e doces , uva, laranja e abacaxi.
    • Grãos: arroz, aveia, feijão-mungo, grão de bico e ervilhas.
    • Nozes e sementes: amêndoa, caju, abóbora e sementes de girassol.
    • Azeite: azeitona em pequenas quantidades. [19659036] Especiarias: pequenas quantidades de manjericão, coentro, hortelã e açafrão.

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    Hábitos que aumentam o efeito da dieta

    Na tradição da medicina hipocrática ocidental, exercícios físicos e outros hábitos fazem parte de uma dieta saudável. Na Ayurveda é o mesmo: a dieta é o conjunto de rotinas (vihar) que realizamos durante o dia para manter a saúde, num equilíbrio ideal de acordo com a constituição de cada pessoa.

    • Levante-se antes do nascer do sol.
    • Certifique-se de uma boa eliminação dos resíduos do seu corpo através da urina, fezes e muco. Você pode realizar rotinas de limpeza da língua, nasal, intestinal e estômago.
    • Aplique uma massagem com óleo de acordo com seu dosha e depois um banho relaxante.
    • Pratique ioga, meditação e técnicas de respiração e relaxamento para ganhar equilíbrio.
    • ] Escolha alimentos naturais (orgânicos, se possível), frescos e locais adequados para o seu dosha. Ele prefere refeições preparadas na hora.
    • Coma apenas quando estiver com fome e não se encher: imagine que um terço do estômago está cheio de comida, outro terço de líquido e o terceiro está vazio.
    • Evite comer se você estão emocionalmente perturbados. Mastigue bem e não coma rápido ou devagar.
    • Não beba água durante as refeições. É mais aconselhável beber água uma hora antes ou duas horas após a ingestão.

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