O frio, o vento e a neve causam estragos em todo o corpo. E quem sofre de ossos também pode perceber muito mais. As temperaturas extremas causam uma série de problemas em nosso corpo. Assim, ele aponta essas dicas para fortalecer os ossos no inverno .

Em qualquer caso, ter ossos mais fortes nos ajuda tanto no crescimento de crianças e adolescentes quanto em pessoas mais velhas.

Exercício físico

De acordo com o National Institute of Health, os ossos são tecidos vivos que respondem ao exercício e se tornam mais fortes. Em geral, mulheres e homens jovens que se exercitam regularmente têm uma densidade óssea maior (o nível mais alto de consistência e força óssea) do que aqueles que não praticam exercícios. Também ajuda a prevenir quedas e fraturas.

Para esse corpo, o melhor exercício para fortalecer os ossos está relacionado aos que têm a ver com resistência e aqueles que exigem o suporte do próprio peso. Isto é: l levantar pesos, caminhar, caminhar, correr, subir escadas jogar tênis e dançar. Exercícios de resistência, como levantamento de pesos, também podem fortalecer os ossos.

Outros exercícios, como natação e ciclismo, podem ajudar a fortalecer e manter os músculos fortes e têm excelentes benefícios cardiovasculares.

Alimentos rico em cálcio

Por outro lado, comer alimentos ricos em cálcio é essencial não apenas para os ossos, mas também para a saúde do ferro.

A ingestão diária recomendada de cálcio depende da idade e o sexo das pessoas, mas está estabelecido que o limite máximo diário está entre 2.000 e 2.500 mg por dia . Já as crianças menores de 1 ano devem consumir entre 200 e 260 mg de cálcio por dia, crianças menores de 3 anos, cerca de 700 mg de cálcio por dia. Crianças entre 4 e 8 anos, 1.000 mg. E os idosos e adolescentes devem tomar 1.300 mg todos os dias.

Enquanto os adultos com menos de 50 anos devem consumir cerca de 1000 mg por dia, mulheres com mais de 50 anos cerca de 1.200 mg por dia. E, em geral, adultos com mais de 70 anos devem tomar 1.200 mg todos os dias.

Quais alimentos são ricos em cálcio?

Este mineral está presente em muitos alimentos, como laticínios (leite , iogurte, queijo …), alguns vegetais (ervilhas, nabo, repolho, espinafre …), certos peixes (sardinhas, salmão, cereais, etc.).

Tome mais fósforo

Além do cálcio, existem outros minerais que devem ser tomados para fortalecer os ossos no inverno. São leite, carne, peixe e ovos.

Vitamina D

E entre as vitaminas, os alimentos ricos em vitamina D também são muito bons de se ingerir. Aparentemente, a falta de vitamina D é o que pode desenvolver osteoporose e aumentar o risco de fraturas.

Entre os alimentos ricos em vitamina D estão peixes oleosos, ovos, laticínios etc. Outra coisa é poder adquirir diretamente dos raios solares, mas nunca sem ir ao mar e sempre com protetor solar para não estragar nossa pele.

Vitamina B

Além das vitaminas A e D, B também é favorável para o bom funcionamento dos ossos. Nós o encontramos por produtos de origem animal e não é normalmente encontrado em alimentos de origem vegetal. Eles são encontrados em mariscos, carnes vermelhas, peixes, laticínios e cereais fortificados.

Ponha de lado certos hábitos

Eles não vão bem para os nossos ossos, acabam com cafeína, álcool, tabaco , refrigerantes e certos medicamentos que bloqueiam o uso de vitamina D.

Consequências de não fortalecer os ossos

Manter ossos fortes é essencial para o crescimento em crianças e adolescentes, ser saudável na idade adulta e prevenir fraturas na velhice.

De acordo com vários dados, 1 em 2 mulheres terá uma fratura relacionada à osteoporose em sua vida . É uma doença esquelética em que ocorre diminuição da densidade da massa óssea. Assim, os ossos tornam-se mais porosos, aumenta o número e o tamanho das cavidades ou células que neles existem, são mais frágeis, resistem mais aos golpes e partem-se mais facilmente, segundo a Fundação Espanhola de Reumatologia. [19659002] Enquanto para os homens, esse risco é de 1 em 4. Teremos que fazer check-ups no médico para verificar se os ossos não estão quebradiços e também para saber se estamos nos alimentando corretamente, especialmente durante o estágio de crescimento mais proeminente que afeta especialmente as crianças. Então, durante a velhice, é importante realizar check-ups para evitar doenças relacionadas aos ossos.

Embora deva ser observado que a osteoporose não manifesta sintomas até que a perda óssea seja tão importante quanto para aparecem fraturas. As fraturas mais frequentes são as vertebrais, do quadril e do punho.

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