Homer conta que Sísifo foi punido por empurrar uma enorme pedra para cima que, quando chegou ao topo, desceu sempre para baixo, onde teve de recomeçar. Então para sempre Tal tortura é muito semelhante aos esforços malsucedidos daqueles que tentam perder peso com regimes de baixas calorias .

Na verdade, a deles é mais cruel do que a condenação do caráter mitológico grego: depois de cada dieta, o pedra cresce em tamanho

Segundo uma pesquisa da Sociedade Espanhola para o Estudo da Obesidade, oito em cada dez pessoas falham em suas tentativas de perder peso . É muito provável que o erro é ter acreditado na redução de calorias como a única chave para alcançá-lo.

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Por que contar calorias não é suficiente para perder peso? consiste em reduzir as calorias obtidas dos alimentos e aumentar o "queimado" por fazer exercício físico é um argumento simplista que evita enfrentar a complexidade dos processos que levam ao ganho de peso. Comida é mais que carvão ou lenha, e uma pessoa, mais que uma máquina a vapor.

Mesmo as mesmas quantidades de calorias têm efeitos muito diferentes dependendo dos alimentos que as contêm. E, se não, vamos ver dois exemplos:

  • 200 calorias é o conteúdo energético de 10 colheres de chá de açúcar, a mesma quantidade encontrada em uma porção (70 g) de grão-de-bico. O açúcar não oferece mais nutrientes e aumenta os níveis de glicose a toda velocidade. Por outro lado, o grão-de-bico fornece aminoácidos, minerais, fibras e vitaminas do grupo B. O grão-de-bico é recomendado em uma dieta de perda de peso, mas o açúcar não
  • 220 calorias estão em uma barra de chocolate de 50 g como uma banana. O chocolate contém 6 g de gordura saturada e 30 g de açúcares rápidos. A banana, enquanto isso, fornece metade dos açúcares juntamente com fibras que alimentam as bactérias intestinais que estimulam o fígado e reduzem a inflamação.
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Você realmente precisa obter Antes de iniciar a seguir qualquer plano de perda de peso, vale a pena parar por um momento para pensar em por que fazê-lo.

Além de razões estéticas, estudos indicam que o risco de sofrer problemas de saúde, especialmente cardiovasculares e metabólicos, aumenta quando se divide o perímetro da cintura entre o quadril e se obtém um índice superior a 0,85 nas mulheres e 1 nos homens.

maior indica excesso de gordura abdominal o mais perigoso, e justifica medidas para perder peso.

Mas "pensar em perder peso seguindo apenas uma dieta hipocalórica é um grande erro". científico ", diz o Dr. Pier Luigi Rossi, autor de De Calorias para Moléculas

.

Em vez de se preocupar com quantas calorias você tem mais de nosso menu, você tem que perguntar quais nutrientes nossas células precisam, cada um dos 200 tipos de células que compõem o nosso corpo.

"Não é o controle das calorias diárias que nos faz perder peso e manter o peso ideal e a imagem que queremos, mas a qualidade e a combinação molecular de cada alimento ", acrescenta Rossi.

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Na verdade, a obsessão calórica levou à proposta de erradicar a dieta de categorias inteiras de alimentos

moda para eliminar os ricos em gordura aconteceu fobia contra os hidratos de carbono . É curioso porque os estudos – por exemplo, o National Dietary Intake Survey – mostram que os excessos são cometidos principalmente com proteínas: a média da população consome mais que o dobro do que o corpo necessita.

razoavelmente provar o contrário, os carboidratos devem ser a principal fonte de energia . Este é o caso em dietas tradicionais que estão associadas a menos problemas de saúde, peso ideal e maior longevidade, como o Mediterrâneo, Okinawa ou vegetariano com base em grãos integrais, legumes, frutas e legumes.

Essas dietas foram comprovadas capaz de fornecer os nutrientes essenciais (aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas, minerais), juntamente com uma variedade de substâncias protetoras.

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Para cuidar da flora intestinal e reduzir o Estresse

Outra realidade que questiona o relato clássico de calorias é que, seguindo a mesma dieta e hábitos de exercício idênticos, algumas pessoas ganham peso e outras não. Não é de todo estranho, porque os nutrientes e outros componentes dos alimentos interagem de forma peculiar com cada organismo.

Dois fatores que desempenham um papel crucial são os genéticos e os microbiota . Genética pode determinar que algumas pessoas têm a capacidade de acumular gordura ou que quando certas quantidades de glúten, produtos lácteos ou frutose são liberados, processos que estão associados com o ganho de peso são acionados.

 A lista de compras para cuidar da nossa microbiota.

Os genes não podem ser modificados, mas você pode garantir a obtenção de nutrientes essenciais e moléculas – como os polifenóis no chá verde e bagas, ou os compostos de enxofre nas cebolas e coles- que favorecem a expressão benéfica de certos genes ou inibem outros perigosos.

Por outro lado, é conveniente estar atento à reação do organismo após a ingestão de certos alimentos para reconhecer os pontos fracos ou fortes próprios

Mais fibras para a microbiota

O tipo de flora ou microbiota intestinal é o outro fator isolado que modula o efeito de Alimentos no organismo

Diferentes estudos – como os realizados no laboratório do Dr. Gilles Mithieux, da Universidade Claude Bernard de Lyon 1 (França) – revelam que ingerir os mesmos alimentos, algumas pessoas, dotadas de abundantes bactérias, extrair deles – da fibra – até 10% a mais de calorias

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Pode-se pensar que isso favoreceria a obesidade, mas o Doutor Filipe de Vadder, de a Universidade de Gotemburgo (Suécia) acredita no oposto: a capacidade de obter calorias a partir de fibras ajuda a manter níveis equilibrados de insulina e glicose no sangue por mais horas e, o mais importante, gatilhos mecanismos hormonais que servem para controlar a atividade metabólica e as sensações de saciedade e apetite.

O tipo de microbiota também está relacionado a outros processos, como a absorção. íons de gorduras, níveis de inflamação, permeabilidade intestinal ou produção de hormônios relacionados ao apetite e saciedade.

Pesquisa sobre as funções da microbiota está em sua infância e ainda as bactérias exatas que podem ajudar no controle de peso não são conhecidas. No entanto, o que se sabe ao certo é que a ingestão de diferentes tipos de fibras estimula a variedade de microbiota e o crescimento das bactérias mais benéficas.

A dieta mediterrânea é caracterizada por uma ingestão de fibra que é em torno de 25 g por dia. Em uma dieta de emagrecimento você pode gradualmente atingir até 40 g de fibras por dia com um aumento especial de fibras solúveis.

 Escolha a fibra que melhor atende sua microbiota

Isso é conseguido com um aumento em rações de frutas e legumes para um total de dez rações diárias, e incluindo nos menus de cereais integrais e legumes.

Próximo ao efeito sobre a microbiota, alimentos ricos em fibras fornecer sentimento de plenitude e ajudar a reduzir o consumo de outros produtos mais calóricos e menos saudáveis ​​em geral.

O estresse também influencia

O organismo não é uma máquina e tudo o que acontece a ele não isso depende apenas dos produtos que entram nele. Por um lado, é um ser vivo que abriga dez vezes mais bactérias – cada uma com seu genoma – do que células do próprio corpo. Por outro, é dotado de alma, sentimentos e pensamentos .

O fator mental vai além da força de vontade necessária para cumprir as instruções dos nutricionistas. A psique pode ser o descentenador de processos que levam a ganho ou perda de peso.

Estresse provoca a secreção de hormônios corticotrofina e cortisol que ordenam a combustão de estoques de glicose armazenados no fígado, como se uma dose extra de energia física fosse necessária para lidar com uma situação perigosa

 8 maneiras de combater o estresse agora

Quando a ansiedade permanece longa demais, processos controlados podem ser desequilibrados hormonas, incluindo hormonas de controlo do metabolismo e do apetite tais como a leptina. Portanto, se você quer perder peso, as modificações da dieta devem ser acompanhadas pelas mudanças necessárias para reduzir o nível de estresse.

Os exercícios de relaxamento que incluem respiração lenta e profunda, podem ajudar tanto para combater a ansiedade e aumentar a oxigenação.

O estresse não é a única maneira pela qual a psique influencia. Os psicólogos sabem – e é confirmado por um estudo conduzido pelos psiquiatras Andrew Ternouth e David Collier, do King's College London (Reino Unido) – que as pessoas com baixa auto-estima especialmente durante a infância, estão em maior risco de ganhar peso

 Estresse e solidão ficam doentes

Então, o excesso de peso reforça sua baixa auto-estima e eles caem em um círculo vicioso. Nestes casos, a ajuda psicológica pode ser tão ou mais importante do que a de um nutricionista.

Também devemos finalmente levar em conta os aspectos culturais e ambientais . Somos vulneráveis ​​ao efeito da propaganda, ao consumo de ingredientes mais ou menos ocultos nos produtos que compramos, ao tamanho das rações nos restaurantes, à falta de descanso ou às substâncias poluentes que nos cercam.

O problema da obesidade em toda a sua complexidade torna óbvio que a calculadora de calorias e as soluções milagrosas não são uma boa escolha . Mas não é uma desculpa para se render. Se realmente quisermos perder peso, é uma oportunidade para fazer mudanças com calma em muitos aspectos da vida que também terão outros efeitos positivos. Perder peso não é a única coisa que importa.


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