O Comitê Científico da Sociedade Internacional de Imunonutrição (ISIN) apresentou uma estratégia nutricional para lidar com o vírus Covid-19 (SARS-CoV-2). O sistema imunológico, a força do organismo e algumas drogas são a única coisa que temos no momento contra a doença.

O estado nutricional é fundamental agora. Existem evidências científicas, a partir de estudos em animais e humanos, dos efeitos benéficos dos nutrientes antioxidantes no funcionamento do sistema imunológico.

A dieta regular deve ser variada, equilibrada e abundante de alimentos vegetais coloridos, que geralmente são carregados com antioxidantes. Essa orientação pode ser suficiente para a maioria da população saudável, mas é do interesse de pessoas vulneráveis ​​em maior risco suplementar certos micronutrientes (minerais e vitaminas).

4 nutrientes essenciais para lidar com a Covid19

Agora, listaremos os Nutrientes indicados e doses que têm um efeito significativo na imunidade, de acordo com o ISIN. Lembre-se de que cada um dos nutrientes pode ser obtido através dos alimentos, não apenas suplementos. Explicaremos quais os contêm em abundância.

Zinco: 30-220 mg por dia

O zinco é um mineral essencial com propriedades antivirais. Uma ingestão suficiente pode reduzir o risco de pneumonia e suas complicações.

Os alimentos vegetais que fornecem mais zinco são sementes de abóbora e gergelim, seguidos por lentilhas, grão de bico e caju.

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Vitamina E: 134 mg-800 mg por dia

A vitamina E em sua forma natural (alfa-tocoferol) melhora especificamente a atividade das células imunes do tipo T, que geralmente diminuem à medida que envelhecemos.

A suplementação com 200 mg / dia melhora a atividade das "células assassinas naturais" que matam vírus, e a produção de interleucina-2 e anticorpos .

sementes inteiras e nozes ou em seus óleos extra virgens. Boas fontes de vitamina E são óleo de girassol, nozes pecan ou manteiga de amendoim.

Vitamina C: 200mg-2g por dia

É a vitamina antioxidante por excelência e muito mais facilmente acessível através de alimentos frescos. A vitamina C estimula a produção de citocinas e interferons, que são as proteínas que servem ao sistema imunológico para combater os vírus. Também melhora a capacidade dos neutrófilos (um tipo de glóbulo branco) de matar vírus patogênicos.

Uma laranja de tamanho médio fornece cerca de 65 mg de vitamina C, que é a dose diária recomendada , mas para atingir 200 mg por dia sem recorrer a um suplemento, você pode tomar outros alimentos. Especialmente ricos são kiwis, pimentões vermelhos, morangos e salsa fresca.

Vitamina D: 10 mcg-100 mcg / dia

Este nutriente atua como regulador do sistema imunológico e protetor específico contra infecções que afetam o sistema respiratório. Uma análise realizada nos Estados Unidos com uma amostra de quase 20.000 pessoas provou que existe uma relação inversa entre a concentração de vitamina D no sangue e o risco de contrair um vírus respiratório.

A principal fonte de vitamina D é o sol, porque sintetizamos na pele quando exposto à luz. É praticamente impossível calcular a dose de vitamina D produzida dessa maneira, pois depende da hora do dia, do tipo de pele de cada pessoa, da estação do ano e da localização geográfica.

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Em geral, estima-se que no inverno sejam necessários 15 minutos de exposição ao sol da face e dos braços no meio do dia. Na situação de confinamento em que nos encontramos, precisamos pensar sobre isso e sair para o jardim, a varanda ou o terraço, ou nos colocar na frente da janela, para receber a luz do sol. É essencial.

Antes de tomar um suplemento de vitamina D, é recomendável fazer um exame de sangue para determinar seu nível, mas se suspeitarmos que não estamos obtendo uma dose insuficiente, podemos tomar um suplemento seguro de até 5.000 UI por dia. É recomendável tomar este suplemento pela manhã, juntamente com um café da manhã que contenha um pouco de azeite ou óleo de coco.

Uma fórmula preventiva

Este grupo de 4 micronutrientes demonstrou ser capaz de melhorar a imunidade especificamente, precisamente encarregado de gerar mais anticorpos, de acordo com cientistas do ISIN, uma organização presidida pela espanhola Ascensión Marcos, diretora do Grupo de Pesquisa em Imunonutrição do Departamento de Metabolismo e Nutrição do Conselho Superior de Pesquisa científica.

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Não houve tempo para realizar as pesquisas necessárias para provar a proteção ou alívio que os nutrientes mencionados podem exercer contra a infecção por Covid19. No entanto, existem evidências suficientes para que essas recomendações façam sentido com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico e a saúde da população antes, durante e após a infecção por coronavírus.

    
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