Diz-se que o iogurte probiótico é a solução definitiva para muitos problemas digestivos, de acordo com a publicidade. Mas é realmente melhor do que o iogurte normal? Vamos mostrar-lhe o que está em iogurte probiótico

 Benefícios do iogurte probiótico

O chamado "iogurte probiótico" é um iogurte que é misturado com bactérias especiais do ácido láctico probiótico . Basicamente, cada iogurte contém culturas bacterianas: elas estão lá para fermentar a lactose no leite para fazer iogurte. Os microrganismos dão ao iogurte uma consistência espessa e o sabor típico do iogurte azedo

. A diferença entre o iogurte "normal" e o probiótico é que este último é enriquecido com cepas bacterianas vivas Adicional Isso deve torná-lo mais saudável: porque supostamente mais bactérias podem sobreviver ao ácido do estômago e se estabelecer no intestino.

Em 2012, o Comitê de Saúde do Parlamento Europeu proibiu fabricantes de iogurtes "probióticos" de anunciar que seus produtos promovem o boa saúde. Porque o seu efeito positivo não pôde ser provado até agora. No entanto, vários estudos mostraram resultados contraditórios desde então. Então, quanta verdade está realmente por trás da promessa publicitária?

O iogurte probiótico realmente funciona?

Dizem que os alimentos probióticos previnem várias doenças intestinais e fornecem uma flora intestinal saudável . Mas as culturas bacterianas do iogurte probiótico realmente entram no estômago? E eles ficam lá?

As opiniões dos cientistas estão divididas sobre este tema:

  • De acordo com um estudo com mulheres saudáveis ​​entre 20 e 30 anos, iogurte probiótico não deve ter um efeito em flora intestinal a longo prazo : as culturas bacterianas de iogurte não demonstraram alterar a composição de microrganismos no intestino.
  • Camundongos de laboratório que são criados em um ambiente livre de germes podem ser melhor analisados ​​após da introdução de culturas bacterianas que podem ser determinadas com precisão em comparação com pessoas cuja flora intestinal é afetada por inúmeros fatores ao longo de suas vidas. No entanto, mesmo em camundongos, nenhuma alteração foi detectada pelas culturas probióticas de iogurte no intestino.

No entanto, as bactérias probióticas do iogurte tiveram outro efeito benéfico sobre os micróbios intestinais dos camundongos: As enzimas responsáveis ​​pelo processamento de vários carboidratos foram significativamente mais ativas. Este efeito foi demonstrado após outros testes em humanos. Iogurte probiótico pode ajudar a digerir melhor carboidratos

Mais efeitos positivos de iogurte probiótico

Segundo outros estudos, iogurte probiótico tem outros efeitos positivos:

  • Diabetes e saúde do coração: De acordo com vários estudos, diz-se que várias variedades de iogurte suplementadas com culturas probióticas reduziram notavelmente o colesterol LDL "ruim" nos indivíduos. Os pacientes diabéticos geralmente sofrem de níveis elevados de colesterol, que podem afetar a saúde do coração. O aumento do colesterol nas artérias pode bloquear o fornecimento de oxigênio ao coração.
  • Intimidade feminina: os cientistas acreditam que as mulheres que consomem certos probióticos com ácido láctico podem prevenir os fungos da levedura na flora vaginal (Candida albicans ). Um estudo mostrou esse efeito: ao comer iogurte probiótico com Lactobacillus acidophilus diariamente, mulheres com levedura vaginal recorrente tiveram uma taxa de recaída muito menor.

iogurte probiótico ou convencional?

É absolutamente necessário que você consuma iogurte probiótico? Ou o iogurte "normal" tem efeitos semelhantes? Como ambas as variedades são feitas de culturas de bactérias lácticas, tanto o "probiótico" quanto o iogurte natural são bons para a flora intestinal.

Diferenças entre iogurte normal e iogurte probiótico

Entretanto, existem algumas diferenças: [19659009] iogurtes naturais tradicionais contêm significativamente menos açúcar do que os chamados "iogurtes probióticos". Muitos produtos adicionam uma grande quantidade de açúcar para dar sabor. Nem é necessário comer iogurte probiótico, pois não é mais saudável do que o iogurte natural tradicional. Mas aqueles que escolhem culturas probióticas devem consumir o iogurte o mais rápido possível, já que o número de bactérias saudáveis ​​diminui constantemente com o tempo.

  • Se você não tolerar o iogurte convencional tão bem, o iogurte probiótico é melhor para você: Quanto maior o número de bactérias do ácido láctico, mais leite e lactose são divididos em leite. Portanto, os fabricantes podem anunciar que seu produto é mais fácil de digerir para pessoas intolerantes à lactose.
  • No entanto, o kefir tem o mesmo efeito: ele produz muitos probióticos com seu fungo kefir e é ainda mais compatível com seus intestinos, porque ele destrói as bactérias nocivas no leite e é em grande parte livre de lactose.
  • Se produtos especialmente fortificados são realmente saudáveis, ainda é controverso, e isso também se aplica ao iogurte probiótico. Uma clara desvantagem da maioria dos produtos probióticos é o seu alto teor de açúcar.

    Como se isso não fosse mais um inconveniente para oferecer um produto saudável, devemos considerar que, além disso, os probióticos comerciais são adicionados corantes, aromatizantes e aromas, que são seus principais aditivos.

    Por esta razão, não basta apenas ver as mensagens atrativas que aparecem nos potes de iogurte, mas ler suas informações nutricionais e também ver seus ingredientes, é preferível sempre saborear iogurte e Naturalmente, o mínimo de aditivos pode transportar

    iogurte probiótico: estes são os benefícios para a flora intestinal

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