A dor e a tensão muscular do estresse são fenômenos que não foram reconhecidos até algumas décadas atrás . Antes, pensava-se que o estresse era um problema exclusivamente mental, que não tinha nada a ver com processos orgânicos. Felizmente, as neurociências nos eliminaram desse erro.

Atualmente, sabemos que o estresse também é um fato orgânico . Também estamos cientes de que isso gera múltiplas consequências para a saúde. Entre eles estão a dor e a tensão muscular devido ao estresse.

Apesar de tudo, o número de pessoas que sofrem dessas condições é incontável e elas não perceberam . Eles acreditam que esses problemas musculares, dores de cabeça e similares têm origem em outros fatores.

Estresse

Todos nós já ouvimos falar de estresse, mas nem sempre sabemos O verdadeiro significado desta palavra. Para defini-lo de uma maneira muito simples, podemos afirmar que o estresse é o estado fisiológico que ocorre em situações perigosas, reais ou imaginárias .

O estresse não é negativo por si mesmo. Quando há uma ameaça real, o organismo deve se preparar fisiologicamente para defesa, fuga ou ataque . Isso faz parte da nossa equipe de sobrevivência e é saudável. Se uma pessoa não sentir medo, ela também não evitará o perigo e poderá ser vítima dessa ameaça real.

O estresse se torna patológico ou negativo quando não há perigo real e, no entanto, o corpo se prepara para enfrentá-lo. Também quando esse sentimento permanece mesmo muito tempo depois que a ameaça foi eliminada efetivamente.

Efeitos do estresse no organismo

Cada um dos sentimentos e emoções experimentamos afetar nosso corpo. Às vezes de maneira positiva e às vezes de maneira negativa. O estresse e a tensão muscular devido ao estresse se manifestam de várias maneiras.

É muito comum uma pessoa com estresse crônico ter dores de cabeça frequentes além de dores no peito e vários músculos do corpo. . Da mesma forma, distúrbios estomacais, sensação de fadiga constante, diminuição do desejo sexual e dificuldade em dormir são muito frequentes.

Tudo isso sem contar, é claro, com os efeitos que o estresse tem sobre o corpo. humor e comportamento . Entre eles, ansiedade, estresse, decadência, irritabilidade etc.

Dor de estresse

Um dos sintomas frequentes da dor e da tensão muscular do estresse é a dor de cabeça por tensão. Este é um tipo de dor de cabeça sentida em um ou nos dois lados da cabeça. Geralmente, afeta a área occipital posterior, lateral, parietal ou anterior do crânio.

Às vezes, manifesta-se como dor sustentada e, outras vezes, de maneira pulsátil . Além disso, é muito comum estar acompanhado de dores no pescoço ou nos ombros. Esse tipo de dor é mais bem administrado pela fisioterapia do que pelo uso de analgésicos.

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Tensão muscular do estresse

 Mulher estressada

[19659003] Quando uma pessoa sente estresse, ocorre uma tensão muscular imediatamente. Isso faz com que o fluxo sanguíneo para áreas do corpo estressadas seja reduzido. Como resultado, diminui o suprimento de oxigênio para essa área e, por outro lado, há um aumento na produção de ácido lático e metabólitos tóxicos .

Se essa situação for mantida por um longo tempo, o resultado será dor muscular crônica, contraturas e até espasmos musculares . O estresse geralmente afeta os músculos das seguintes áreas:

  • Maxilar .
  • Entrecejo.
  • Pescoço .
  • Ombros.
  • Voltar

O estresse também aumenta o risco de lesão . A tensão muscular faz com que os músculos permaneçam apreendidos. Nessas condições, é mais fácil ocorrer uma lágrima.

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Evite dores de estresse e tensão muscular

A melhor maneira de evitar A dor e a tensão muscular do estresse estão resolvendo o problema subjacente, ou seja, o estresse. Idealmente, um tratamento psicológico seja combinado com alguma prática física. Pode ser fisioterapia, esportes, dança etc.

Existem terapias psicológicas de diferentes tipos e todas elas incluem protocolos para o gerenciamento do estresse . Esses processos específicos geralmente não levam muito tempo, a menos que haja outros problemas substantivos que exijam maior atenção.

Toda atividade física também é aconselhável . Exercitar-se por 15 minutos todos os dias é altamente recomendado. O mesmo acontece com uma caminhada diária de meia hora ou praticando esportes, bem como práticas de ioga ou técnicas de relaxamento.

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