Stress e pressão alta estão mais relacionados do que você imagina. Mostramos qual é a sua conexão e o que fazer a respeito.

 Estresse e pressão alta: como estão relacionados?

Última atualização: 08 de janeiro de 2022

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem atualmente cerca de 1,28 bilhão de adultos entre 30 e 79 anos que sofrem de hipertensão arterial . Os dados são preocupantes e se sobrepõem a outros, como transtornos psicológicos. Hoje vamos falar sobre a relação entre estresse e pressão alta e por que você deve prestar atenção nisso.

Segundo dados do American Institute of Stress (AIS), até 77% das pessoas vivem com algum grau de estresse no seu dia a dia . É uma resposta natural para lidar com problemas, embora infelizmente dependamos muito disso ou, em qualquer caso, nos acostumamos com seus sintomas. Você saberá por que deve se interessar por essa conexão e o que fazer a respeito.

A relação entre estresse e pressão alta

O sistema nervoso tem uma ação direta sobre o sistema cardiovascular, portanto, situações estressantes podem afetar facilmente pressão arterial

Conforme indicado pela American Psychological Association (APA), o estresse se desenvolve devido a uma interação entre fenômenos internos e externos que causam uma alteração em quase todos os sistemas do corpo. O estresse é um fenômeno muito complexo, mas em termos muito simples são um conjunto de reações fisiológicas e psicológicas que o corpo manifesta diante de um desafio . Essas reações dão origem a duas possibilidades: estresse positivo e estresse negativo. Em ambos os casos, ela é regulada pelo sistema nervoso simpático e algumas das reações mais frequentes são as seguintes:

  • Vasoconstrição periférica
  • Desaceleração da motilidade intestinal
  • Liberação maciça na corrente sanguínea de cortisol, encefalina, adrenalina e norepinefrina.
  • Aumento da glicose no sangue.
  • Aumento da capacidade de defesa do sistema imunológico.
  • Aceleração dos fatores de coagulação (o sangue engrossa).

Tudo acima é desenvolvido como um mecanismo de defesa para o corpo melhorar responder a uma situação que ponha em risco a sua integridade. O estresse não é apenas um desconforto emocional mas tem consequências práticas em quase todos os sistemas do seu corpo.

A American Heart Association nos lembra que o estresse acelera o ritmo cardíaco e contrai os vasos sanguíneos. Tudo isso para trazer mais sangue para a parte central do corpo em vez das extremidades. Como consequência, há um aumento da pressão arterial devido ao estresse

Esse fenômeno é temporário, por isso dura tanto quanto outros sintomas de estresse. É por isso que os pesquisadores apontam que o estresse não causa hipertensão diretamente, mas pode afetar seu desenvolvimento . é mais tardia e com maiores efeitos cardiovasculares do que se imaginava há algumas décadas. Devido a isso, pacientes com diagnóstico de hipertensão, grupos de risco e, em geral, todas as pessoas devem monitorar esses episódios para manter a pressão arterial em valores saudáveis.

Estresse e hipertensão relacionados ao trabalho

diferentes tipos de estresse. Há algumas décadas, o rótulo estresse no trabalho foi popularizado para se referir a episódios que são desencadeados em um contexto de trabalho. Os pesquisadores continuam a observar que o estresse no trabalho é um fator importante no desenvolvimento da pressão alta .

Horas extenuantes, pressão para cumprir metas, medo de downsizing e a necessidade de inserir mais dinheiro são apenas alguns dos as condições que podem gerar estresse no trabalho. A síndrome do trabalhador de burnout, também conhecida como burnout é um risco potencial para indivíduos diagnosticados com hipertensão. A OMS o incluiu na CID-11.

7 maneiras de reduzir o estresse para controlar a pressão alta

Encontrar uma maneira de gerenciar o estresse depende de cada pessoa, portanto, identificar a causa primária é essencial.

Você tem já aprendi por que o estresse causa pressão alta e como esses episódios podem ser contraproducentes para pacientes com hipertensão. Não podemos nos despedir sem antes coletar uma série de dicas práticas para diminuir sua incidência no seu dia a dia. um dos muitos fatores que afetam o processo (junto com a predisposição genética, peso, hábitos como fumar e outros). Com o objetivo de levar um estilo de vida mais saudável, e seguindo as sugestões da Harvard Health Publishing, convidamos você a praticar o seguinte:

  • Melhore a organização do seu tempo : para que você não se importe ou coisas difíceis para o último lugar, administre seus momentos de lazer proporcionalmente e evite acumular tarefas que se traduzam em aumento do seu estresse. sem interrupções, não distribuídas em ciclos de duas ou três pausas. Dormir vai ajudar a mente e o corpo a recuperar a energia necessária para lidar com as responsabilidades do dia-a-dia.
  • Amplie suas relações sociais : para que seus momentos de lazer não sejam passados ​​sozinhos, mas na companhia de amigos, familiares ou colegas. Ir ao cinema, praticar esportes juntos ou participar de reuniões é muito importante para sua saúde mental e para fortalecer suas relações sociais.
  • Pratique técnicas de relacionamento: como ioga, meditação ou exercícios de respiração. Inclua em sua rotina métodos que lhe dêem paz de espírito, para que você possa recorrer a eles como uma fuga quando o estresse estiver à espreita. está enfrentando eles, não fugindo deles. Você verá que quase sempre pode resolvê-los sem grandes obstáculos, pois muitas vezes consideramos um problema mais complicado do que realmente é. uma negligência de nós mesmos. Implemente uma alimentação saudável, pratique esportes, crie um espaço na sua agenda para coisas que você gosta, recompense-se e não se deixe consumir apenas pelo trabalho ou responsabilidades.
  • Procure ajuda: das opções acima, você não pode controlar o estresse, então não hesite em procurar ajuda profissional . Como já estipulamos, esta reação provoca alterações fisiológicas que afetam a sua saúde, pelo que nunca deve subestimar os seus efeitos a médio e longo prazo. teve ou está tomando em sua saúde cardiovascular. Parar de fumar, manter um peso saudável e reduzir a ingestão de sódio são outras dicas básicas para controlar a hipertensão.

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