O estresse é um tipo de sofrimento psicológico que consiste em uma sensação de opressão, pressão e tensão. Em pequenas doses, pode ser benéfico, por exemplo, em campos como a prática esportiva ou o desempenho acadêmico. Por outro lado, se aparecer em quantidades muito altas, pode causar todos os tipos de problemas físicos e mentais.

Vários estudos sobre os efeitos do estresse de longo prazo mostram que aumenta a probabilidade de sofrer ataques cardíacos, derrames, úlceras e problemas. fatores psicológicos, como depressão e ansiedade. Portanto, nas últimas décadas, o campo da saúde mental tem tentado entender esse problema e encontrar uma maneira de resolvê-lo.

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A principal causa do sentimento de estresse é a crença de que tem os recursos necessários para enfrentar uma determinada situação. Quando uma pessoa acredita que precisa atingir padrões de que não se sente capaz, esse problema começa a piorar. No entanto, existem muitos outros fatores que influenciam se ele aparece ou não.

Infelizmente, parece que o número de pessoas que sofrem de estresse está aumentando. Em uma pesquisa realizada em 2014 nos Estados Unidos, quase 50% dos entrevistados relataram sentir estresse moderado ou intenso. Neste artigo, vamos ver as chaves para este problema psicológico, bem como o que pode ser feito para combatê-lo

Sintomas

O estresse é um problema psicológico que pode se manifestar de várias maneiras; alguns deles, inclusive, estão relacionados exclusivamente ao nosso corpo. Nesta seção, você descobrirá alguns dos sintomas mais comuns que esse estado de espírito provoca quando é mantido ao longo do tempo.

É necessário ter em mente que muitos desses sintomas se alimentam mutuamente. Por exemplo, a falta de sono pode agravar a sensação de cansaço, fadiga ou irritabilidade. Por causa disso, normalmente é necessário realizar uma intervenção que se concentre em diferentes áreas ao mesmo tempo.

Humor irritável

Talvez o sintoma mais óbvio do estresse seja a dificuldade em manter o bom humor por um período prolongado de tempo. tempo A pessoa que sofre tende a ficar com raiva, triste ou chateada a maior parte do tempo; e qualquer pequeno desvio do que ele gostaria de acontecer pode provocar sua raiva.

Infelizmente, muitas vezes a própria pessoa é incapaz de perceber que isso está acontecendo. No entanto, aqueles ao seu redor podem perfeitamente perceber que algo mudou.

Dificuldade em adormecer

Outro dos sintomas mais comuns entre as pessoas estressadas é a insônia. Devido à tensão psicológica e física excessiva que eles têm, esses indivíduos têm grande dificuldade em dormir em um trecho. Muitas vezes, eles gastam muito tempo jogando e virando na cama, e acordam várias vezes à noite

Falta de energia

Muitas vezes, indivíduos que sofrem de estresse sentem fadiga extrema ao longo do dia, isso dificulta que eles realizem suas tarefas diárias. Embora em parte essa falta de energia possa ser explicada pela falta de sono, muitas vezes não é o único fator por trás disso.

Muitas vezes, além disso, essas pessoas experimentam a fadiga como algo mais psicológico do que físico. Fala-se, por exemplo, do "nevoeiro mental": é uma grande dificuldade concentrar os pensamentos numa única tarefa, porque parece uma espécie de enfadonho generalizado.

Alterações no apetite e no peso

Esse sintoma afeta cada pessoa de uma maneira diferente. Para alguns, o estresse aumenta o desejo de comer em todos os momentos e a necessidade de ingerir alimentos açucarados ou com alto teor de gordura. Para outros, o efeito é o oposto: eles perdem o apetite e têm dificuldade em realizar suas refeições de maneira normal.

Por isso, alguns indivíduos estressados ​​tendem a ganhar muito peso de forma descontrolada, enquanto outros perdem. formulário Em geral, qualquer mudança súbita na composição corporal pode ser um sintoma desse problema.

Dor Crônica e Aguda

Os efeitos dessa patologia não são apenas mentais, mas também físicos. Muitos estudos sugerem que o estresse (especialmente crônico) pode causar dores de cabeça ou estimular sua aparência. De fato, algumas estatísticas mostram que até 67% das dores de cabeça podem ser causadas por esse problema psicológico.

Outra das dores mais comuns entre as pessoas estressadas é a dor nas costas. Alguns pesquisadores acreditam que a causa desse aumento do desconforto físico está relacionada ao cortisol, um neurotransmissor que é liberado no sangue em momentos de estresse.

Problemas digestivos, dificuldades para ir ao banheiro ou resfriados também podem aparecer. e gripe; e muitas outras doenças são agravadas em momentos de grande estresse. A causa mais aceita para isso é o enfraquecimento do sistema imunológico, embora seja muito possível que existam outros fatores que intervêm em muitos casos.

Aparecimento de outras patologias psicológicas

Finalmente, o estresse crônico está muito relacionado a todos os tipos de problemas mentais, mas especialmente com depressão e transtornos de ansiedade (como ansiedade generalizada ou transtorno obsessivo-compulsivo). Isso é especialmente verdadeiro se durar mais de dois ou três meses.

Quando uma pessoa apresenta sintomas de depressão ou ansiedade em um momento de grande pressão, esses problemas psicológicos podem ser simplesmente um efeito colateral do estresse que eles estão sofrendo. 19659027] Causas

Como já mencionado, a principal causa de estresse parece ser a crença de que os recursos necessários não estão disponíveis para enfrentar uma determinada situação.

Quando isso ocorre, a pessoa começa a sentir os primeiros sintomas; e se o problema não for resolvido, eles tendem a piorar com o tempo.

No entanto, existem muitos outros fatores que podem tornar mais ou menos provável que um episódio de estresse apareça. Em geral, eles geralmente são divididos em três tipos: biológicos, psicológicos e sociais.

Entre os biológicos, o mais importante é a vulnerabilidade genética ao estresse. Aparentemente, algumas pessoas são mais propensas do que outras a desenvolver essa patologia, a partir do momento em que nascem. No entanto, dependendo de suas experiências de vida e sua aprendizagem, eles podem acabar sofrendo ou não.

Fatores psicológicos incluem estratégias de enfrentamento (a maneira pela qual o indivíduo enfrenta dificuldades), seus padrões de pensamento, e suas capacidades de inteligência emocional. Felizmente, todos eles podem ser alterados com um pouco de treinamento.

Finalmente, os fatores sociais têm a ver com o apoio que a pessoa recebe de seu ambiente mais próximo; o mais importante é o relacionamento que você tem com sua família e amigos, e se eles o ajudam em situações complicadas ou não.

Tipos

Em geral, considera-se que existem três tipos principais de estresse: agudo, episódico agudo e crônico. Então vamos ver como eles diferem uns dos outros.

Stress Agudo

É o tipo mais comum de estresse. É uma reação imediata do corpo a um desafio, evento ou situação, que ativa o corpo e o prepara para enfrentar o problema. Algumas das situações que a provocam são uma discussão, uma má notícia ou uma tensa reunião no trabalho.

O estresse agudo não precisa ser negativo. O mecanismo que provoca isso é o mesmo que é ativado, por exemplo, em uma montanha-russa ou ao assistir a um filme de terror

Estudos mostram que esse tipo de reação não tem efeitos adversos no corpo e pode até mesmo ajudar o cérebro a se preparar para o enfrentamento.

No entanto, quando ocorre devido a eventos muito traumáticos, pode ser problema Por exemplo, vítimas de uma tentativa de assassinato ou de um acidente de trânsito podem desenvolver um transtorno de estresse pós-traumático, uma condição que causa todos os tipos de problemas na vida das pessoas afetadas.

Stress episódico agudo

Passado além do estresse agudo ocorre quando esses episódios ocorrem com frequência. Algumas pessoas parecem estar sempre sofrendo uma crise; geralmente são indivíduos irritáveis, com ansiedade ou com problemas para manter a calma

Quando episódios de estresse agudo ocorrem com muita freqüência, complicações podem começar a aparecer em um nível de saúde. Embora eles não sejam tão perigosos quanto no terceiro tipo, o estresse crônico, eles geralmente devem começar a ser uma preocupação.

O estresse crônico

O estresse crônico é caracterizado por uma presença constante de sentimentos de preocupação e sobrecarga. , bem como por um maior número e intensidade dos sintomas descritos acima. Pode ser causada por uma situação de vida muito complicada, ou por problemas específicos que a pessoa é incapaz de enfrentar.

Algumas das causas mais comuns de estresse crônico são problemas de trabalho, divórcios, a morte de um ente querido ou dificuldades financeiras. No entanto, também pode aparecer por razões menos específicas, como durante as crises da vida.

Consequências

O estresse, especialmente o estresse crônico, pode causar todos os tipos de problemas de saúde, psicológicos e pessoais. Entre outras coisas, favorece o surgimento de doenças como câncer ou psoríase, aumenta a probabilidade de sofrer ataques cardíacos, enfraquece o sistema imunológico e pode causar envelhecimento prematuro.

No nível mental, a presença de altos níveis de estresse por um longo tempo O tempo se correlaciona com distúrbios como depressão ou ansiedade generalizada. Em termos de estilo de vida, as dificuldades que isso causa podem impedir a pessoa de atingir seus objetivos ou de se desenvolver adequadamente em sua vida cotidiana.

Por isso, é necessário tratar os problemas de estresse o mais rápido possível. evitar que as conseqüências se tornem extremamente negativas e cheguem a um ponto crítico.

Tratamentos

Existem muitas abordagens que podem ser adotadas no combate ao estresse crônico. Estes incluem mudanças no estilo de vida, medicação e terapia psicológica.

Mudanças no estilo de vida

A maneira mais eficaz de combater o estresse a curto prazo é eliminar as causas eles provocam isso. Se, por exemplo, a pessoa estiver em um ambiente de trabalho hostil, deixar que ela faça com que sua preocupação diminua imediatamente.

Entretanto, eliminar a causa principal do estresse nem sempre é fácil. Nesses casos, há outras mudanças no estilo de vida que podem ajudá-lo a se dar melhor e diminuir a intensidade de seus sintomas.

Alguns dos mais úteis são o exercício físico, seguir uma dieta saudável e manter padrões alimentares saudáveis. sono adequado. Eles também podem ajudar a melhorar as relações sociais, ou práticas como meditação ou yoga

Medicação

Uma das abordagens mais utilizadas (especialmente em países como os Estados Unidos) para tratar o estresse é o uso de drogas para reduzir a ansiedade.

Esses medicamentos eliminam os sintomas mais agudos de episódios estressantes, de modo que a pessoa pode enfrentar a situação que os preocupa com mais eficácia.

No entanto, os psicotrópicos geralmente têm o problema de serem muito viciante, e pode causar sérios problemas se usado de forma incontrolável. Além disso, ao tomar remédios, a pessoa pode se sentir tão bem que decide não resolver o problema subjacente, o que só vai agravar.

Em geral, drogas psicológicas devem ser usadas apenas como um complemento a outras abordagens, e não como o único remédio para o estresse.

Terapia psicológica

Finalmente, muitas pessoas que sofrem de estresse constante podem se beneficiar muito com a mudança de seus padrões de pensamento e o modo como o administram. Terapias como o cognitivo-comportamental ou a aceitação e o comprometimento têm se mostrado muito eficazes nesse sentido.

Assim, quando uma pessoa muito estressada recebe terapia, geralmente é capaz de enfrentar o que lhe diz respeito com mais eficácia, o tempo que os sintomas mais desagradáveis ​​diminuem.

Em combinação com um bom estilo de vida e, em alguns casos, medicação, é possível eliminar o estresse na maioria dos casos.

Referências

  1. "Entendendo e lidando com o estresse" em: Centros Estaduais de Montanha para a Vida Independente . Retirado: 10 de outubro de 2018 de Centros Estaduais de Vida Independente da Montanha: mtstcil.org
  2. "11 Sinais e Sintomas de Estresse em Excesso" em: Healthline. Obtido em: 10 de outubro de 2018 da Healthline: healthline.com
  3. "Por que o estresse acontece e como administrá-lo" em: Medical News Today. Retirado: 10 de outubro de 2018 da Medical News Today: medicalnewstoday.com.
  4. "Tipos de estresse" em: Healthline. Obtido em: 10 de outubro de 2018 da Healthline: healthline.com
  5. "Psychological stress" em: Wikipedia. Retirado em: Outubro 10, 2018 de Wikipedia: en.wikipedia.org

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