Exaustão por onda de calor constitui uma imagem caracterizada por uma temperatura corporal elevada, sempre inferior a 40º C. Origina-se em ambientes muito quentes, em combinação com alta umidade e intensa atividade física. 19659002] Pode evoluir para a chamada "insolação" que é uma imagem muito mais séria e até fatal. A última grande onda de calor que afetou a Europa em 2003 causou mais de 35.000 mortes com temperaturas superiores a 46 graus Celsius

Os sintomas de depleção de ondas de calor

podem ser muito inespecíficos e o paciente pode não relacionam o que acontece com o calor, a umidade e o exercício físico. No exame físico geralmente apresenta uma temperatura abaixo de 40 º C e pode até ser completamente normal. Isto é devido a mecanismos compensatórios como a transpiração.

Os sintomas mais comuns são:

  • Suor abundante: pele pálida e fria.
  • Pulso acelerado.
  • Cãibras musculares.
  • Chateado. 19659007] Fraqueza
  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Náusea e vômito
  • Urina de cor escura por desidratação

Ao contrário do que acontece na insolação neste caso, os pacientes geralmente mantêm intacto seu estado mental, sendo uma confusão ou perda de consciência muito rara, embora possam ter hipotensão ortostática (sentir tontura quando eles se levantam repentinamente). pode ser de interesse: Erupções por calor: 5 remédios para controlá-lo

Por que ocorre exaustão pelo calor?

A exaustão por ondas de calor ocorre quando o corpo tenta regular a temperatura através do suor, sem ser bem sucedido

Podemos dizer que é o fracasso do organismo em manter a temperatura normal em ambientes de alta temperatura e umidade, no decorrer de grandes esforços físicos. O corpo tenta regular a temperatura através do suor, mas chega a um momento ineficaz.

Além da água, através dos eletrólitos do suor são perdidos como em sódio e potássio, tornando-se a causa de cãibras musculares e taquicardia.

É importante notar que o valor do termômetro, na ocasião, não reflete o perigo real de temperaturas ambientes. Uma temperatura não excessivamente alta, na presença de altos níveis de umidade, pode produzir um esgotamento das ondas de calor.

Isto é chamado de índice de calor e mede a temperatura do ar mais os efeitos da umidade . Portanto, temperaturas consideradas toleráveis ​​podem se tornar perigosas em certas situações.

Como em muitos outros casos, a melhor terapia contra a depleção de ondas de calor é a prevenção. As empresas são obrigadas por lei a adaptar as temperaturas dos centros de trabalho.

Em escritórios sedentários e locais de trabalho: entre 17 e 27º C. Se as temperaturas estiverem abaixo ou acima dessa faixa, isso é considerado estresse térmico. No entanto, existe um vazio legal em relação ao trabalho no exterior.

As empresas são obrigadas pela Lei de Prevenção de Riscos Ocupacionais para evitar o estresse térmico com medidas diferentes, por exemplo, adaptando cronogramas de trabalho no inverno e no verão nas horas de menor risco e melhor desempenho

Situações que agravam o prognóstico

  • Obesidade
  • Cardiopatias
  • Insuficiência respiratória
  • Certos medicamentos: antibióticos, anticonvulsivantes , diuréticos, laxantes, anti-histamínicos, vasoconstritores, beta-bloqueadores, antidepressivos e antipsicóticos, entre outros, e algumas drogas como cocaína e anfetaminas
 pacientes obesos
Pacientes com obesidade são mais suscetíveis a sofrer de exaustão por ondas de calor

Não só temos que prestar atenção aos trabalhadores. O desempenho de esportes ao ar livre: ciclismo, atletismo, caminhadas, etc., em horários inadequados e sem proteção adequada, pode levar à exaustão das ondas de calor.

Atenção especial deve ser dada às crianças e aos idosos ] que não têm um sistema eficaz de termorregulação e são suscetíveis à depleção de ondas de calor a uma temperatura mais baixa e tempo de exposição.

Veja também: Como aliviar a dor de cabeça no verão

Medidas preventivas

  • cores soltas e claras
  • Chapéu, chapéu, guarda-chuva para evitar contato direto do sol com a cabeça
  • Proteção solar suficiente de acordo com o local, época do ano e índice ultravioleta.
  • Beba água em quantidade suficiente, repetindo em curtos períodos de tempo. Para verificar se está bem hidratada, é útil observar a cor da urina: se estiver claro que a hidratação pode estar correta, se estiver escuro, precisamos beber mais água.
  • Reabasteça os eletrólitos perdidos ao lado da água pelo suor. Pode ajudar as bebidas isotônicas para atletas ou as chamadas limonadas alcalinas.
  • Reduza a ingestão de bebidas estimulantes que contenham cafeína: cauda, ​​café, etc.
  • Evite a ingestão de álcool, pois causa a desidratação celular. Tanto quanto possível, devemos programar as atividades que exigem esforço físico, tanto esportivo quanto profissional, nas horas de menor calor. É importante, também, programar pausas que nos permitam ficar por alguns minutos em um local mais fresco e, em seguida, retomar a atividade.
  • De maneira alguma devemos deixar as crianças no carro em clima quente. A temperatura interna pode subir muitos graus em pouco tempo

Como agir em caso de depleção de ondas de calor?

 Hidratação
Uma hidratação correta é fundamental para neutralizar os efeitos da depleção de ondas de calor. Além disso, também é conveniente procurar um local fresco para descansar

Caso tenha ocorrido exaustão por ondas de calor:

  • Devemos nos afastar do local e procurar um local fresco na sombra.
  • ] Podemos deitar no chão e elevar as pernas para facilitar o retorno venoso à perfusão do coração e do cérebro.
  • Remova as roupas desnecessárias, desabotoe os botões do pescoço ou de qualquer outra peça que nos oprime
  • Refresque-se com um banho frio ou um banho. Aplique toalhas molhadas na cabeça, pescoço e tórax.
  • Hidrate lentamente com água ou bebidas isotônicas.
  • Os sintomas de exaustão podem durar vários dias; não se exercitar ou ficar exposto a aquecer enquanto não estiver totalmente recuperado

Se, após essas recomendações, você não se recuperar, a temperatura corporal permanecer alta, desmaiar ou ocorrer convulsões você deve ligar para os serviços de emergência ou consultar um médico. Devemos ser cautelosos com as atividades que podem produzir depleção de ondas de calor e tomar as medidas preventivas necessárias.

A exaustão pós onda de calor apareceu em primeiro lugar em Better with Health.

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