O objetivo do yoga é fornecer as ferramentas necessárias para uma vida plena, sem sofrimento, angústia ou estresse. É por isso que é adequado para qualquer pessoa, independentemente da idade ou condição física. Mais e mais pessoas, especialmente mulheres em idade madura, descobrem os inúmeros benefícios que essa técnica oferece tanto durante as aulas quanto no dia a dia.

Nas sessões de ioga, não há competitividade, A pessoa exerce as posições propostas pelo instrutor no seu próprio ritmo, de acordo com sua capacidade, constituição e treinamento. Não importa se um braço é levantado mais ou menos. O único requisito é que o movimento seja acompanhado por uma respiração consciente e uma mente atenta. Assim, o praticante, através de seu corpo, toma consciência de si mesmo e pode alcançar um relaxamento profundo e serenidade interior.

O yoga ajuda-nos a tomar consciência do aqui e agora, para viver o momento presente. ] Yoga é uma técnica que nasceu na Índia cinco mil anos atrás. Não é uma terapia, nem um culto; nem é uma ginástica ou uma atividade esportiva, mas é uma técnica que proporciona bem-estar físico e tranquilidade mental. A palavra yoga vem do sânscrito e significa "unir", "conectar", "concentrar" … e se refere à união do corpo e da mente. Existem diferentes tipos de yoga. No ocidente, o mais popular é o hatha yoga (yoga psicofísico), que combina movimento – asanas – com respiração – pranaiama.

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Nos últimos anos, as diferentes variantes do hatha yoga ganharam muita popularidade e, embora algumas exijam mais dedicação física do que outras, o importante não é a prática exigente do corpo, mas o bem-estar que ele proporciona internamente Você pode começar com uma postura fácil, como Sukhasana, que é ideal para iniciantes.

Como fazer a Sukhasana ou postura fácil

A sukhasana (ou "postura fácil") o ajudará se você se sentir cansado, nervoso, perturbado, tenso ou falta de energia. Essa postura fortalece e relaxa as costas e os ombros, flexiona o quadril, os tornozelos e os joelhos. Além disso, a respiração com a qual ele acompanha traz serenidade, promove a concentração e massageia os órgãos internos.

  • Sente-se no chão com as costas retas e as pernas cruzadas.
  • Traga o cóccix para o chão e a coroa em direção ao teto, esticando a coluna.
  • Distância Distância dos ombros das orelhas.
  • Coloque as mãos nos joelhos. Se estiverem muito altas, coloque um cobertor ou uma almofada dobrada sob as nádegas, até que suas pernas se tornem mais flexíveis.
  • Conheça a sua respiração .
  • Traz o ar para o abdômen deixando-o inchar. Ao expirar, deixe o ar exercer um pouco de pressão sobre o abdômen.
  • Faça várias respirações, aumentando o tempo (3, 4, 5 …) quando você inspirar e voltar (5, 4, 3 … ) sobre exalações.

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Nunca é tarde para começar no yoga

Em um nível físico, a prática continuada de yoga fornece um aumento de força e flexibilidade, elimina contraturas, tensões e dores nas costas, além de impurezas do corpo. corpo O yoga equilibra o sistema hormonal e neurológico, ativa a circulação, melhora a densidade óssea, a capacidade respiratória e a digestão, uma vez que massageia os órgãos internos.

No entanto, os ensinamentos mais importantes do yoga não são os físico, mas aqueles que ajudam a viver a vida com serenidade.

O Yoga apazigua a mente, que é, no final das contas, quem mais sofre. Quando um estado de relaxamento consciente é alcançado, qualquer tipo de estresse diminui automaticamente e seus sintomas associados: ansiedade, insônia, dor de cabeça, decadência, nervosismo … Pensamentos passados ​​e futuros que causam medo também desaparecem, Insegurança e angústia. Ao conectar-se com o nosso centro e tomar consciência do aqui e agora, aprendemos a viver e a apreciar o presente.

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O Yoga equilibra energias, pensamentos e emoções sendo um caminho direto para a paz interior que tanto ansiamos.

    
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