A obesidade infantil tornou-se um dos grandes problemas sociais que continua a aumentar ano após ano. É necessário estar ciente da gravidade do problema para evitar muitas doenças derivadas do excesso de peso. Neste artigo apresentamos alguns exercícios divertidos para combater a obesidade infantil.

A base de um estilo de vida saudável é a alimentação e o exercício. Para fazer isso, devemos estar bem informados e tentar evitar atitudes sedentárias. Deste modo, a criança crescerá com mais estímulos intelectuais e físicos e estabelecerá os princípios de respeito e cuidado do corpo.

Exercícios para combater a obesidade infantil

1. Artes marciais

Uma das atividades que muitos pais escolhem como esporte para seus filhos é a arte marcial. Existem muitos estilos diferentes de artes marciais, que dependem da idade e do propósito a ser alcançado. Com este tipo de exercício, além de se divertir e perder peso, a criança aprende disciplina respeito, perseverança, domínio de seu corpo e defesa pessoal .

É conveniente inculcar a importância de alongamento e aquecimento antes de iniciar qualquer atividade física (neste caso, a arte marcial). Desta forma, as lesões são evitadas e ajudam a maximizar o esforço e os resultados. ajudará a queimar calorias e a perder peso naturalmente dentro de alguns meses .

Lee: Crianças e esportes: como levar o atleta que eles carregam para dentro?

2. Futebol

O futebol é o esporte e passatempo por excelência das crianças. Basta dar uma olhada nos horários de recesso em qualquer pátio da escola para ver como eles desfrutam dessa atividade física. Embora existam outras alternativas muito boas, o futebol é um esporte muito eficaz para combater a obesidade infantil.

Além disso, o futebol promove o trabalho em equipe velocidade e habilidade, esforço ] estratégia e inteligência. Outra vantagem é que geralmente é praticado em espaços abertos ao ar livre. Desta forma, as atitudes sedentárias são evitadas e as crianças são convidadas a deixar o sofá em casa. Uma bola de futebol sempre será um grande presente para qualquer criança.

3. Natação

A natação é um esporte ideal para qualquer idade, mas em crianças é especialmente recomendado. O fato de converter a atividade física em um jogo não o torna uma obrigação e, portanto, haverá mais motivação para praticá-lo.

  • É essencial que um adulto qualificado realize uma vigilância constante da atividade aquática especialmente se é uma piscina privada, onde não há monitores
  • A natação é um dos esportes mais completos e em que todo o corpo é exercido. Além de perder peso, ajuda a ter mais autoconfiança quando se veste de maiô com o resto das crianças.

Corda de pular

Um dos jogos tradicionais que mais queima calorias é pular corda . Não em vão, boxeadores de todo o mundo escolhem a corda em seus treinos. Através dos saltos contínuos para a corda ou corda trabalha os músculos abdominais, pernas, resistência e melhora o desempenho do coração.

Não é surpreendente que nos últimos anos este jogo tenha evoluído muito. O uso da música para acompanhar a atividade ajuda a torná-la mais agradável e motiva a se identificar com a música. Com o jogo da corda o senso de ritmo, coordenação, resistência física e psicomotricidade são trabalhados ao mesmo tempo .

Brincar com hula hoop

Este é um dos jogos mais conhecidos do mundo. Consiste em fazer um anel de plástico girar ao redor da cintura sem cair no chão. Para isso, você só pode usar o movimento do quadril. E é precisamente este movimento que faz deste jogo um exercício muito interessante para combater a obesidade infantil .

Não perca: 5 exercícios simples para remover músculos nas pernas

Embora seja um jogo que é muito associado com as meninas, a verdade é que é benéfico para qualquer um. Há também modalidades de ginástica rítmica nas quais eles usam um aro similar para fazer os exercícios. Com o bambolê coordenação especial, flexibilidade, resistência, ritmo e equilíbrio são trabalhados ao mesmo tempo em que o peso é perdido durante o jogo. as crianças brincam? “/>

Comentarios

comentarios