Os seguidores da dieta natural os rejeitam completamente. É verdade que alguns são prejudiciais, mas também é verdade que muitos dos 336 "números E" permitidos na Europa são inócuos . A questão é como distingui-los

Estudos científicos que sugerem os efeitos nocivos de alguns são publicados, mas os especialistas da Comissão Europeia não os consideram conclusivos ainda para proibi-los. Você precisa de informações atualizadas para se orientar.

O artigo Os 47 números "E" que você deve evitar se baseiam em informações de renomados especialistas e associações médicas, como o Dr. Udo Pöllmer, diretor do Centro Europeu de Ciências e Alimentos. Nutrição e Centro de Ciência em Interesse Público (Estados Unidos). Não é uma lista definitiva, uma vez que novos estudos sobre as propriedades e efeitos dos aditivos no organismo aparecem quase diariamente .

 As 47 questões

Seguir uma dieta natural reduz a ingestão de aditivos ao mínimo

A indústria alimentícia recorre a aditivos por várias razões . Um dos mais importantes é estender a duração dos produtos. Outras motivações são torná-las mais baratas, levá-las a oferecer sempre a mesma textura, cor e sabor e, acima de tudo, tornar sua aparência atraente para potenciais compradores.

Até certo ponto, é verdade que os consumidores são um pouco responsáveis ​​por sua inclusão. tantos aditivos, porque preferem produtos com intensidades de cor, sabor e cremosidade que não são naturais. Talvez eles mudassem suas prioridades se soubessem que após um ano uma pessoa poderia ter ingerido de 3 a 25 kg de aditivos dependendo do tipo de dieta.

Essas quantidades e a interação entre aditivos, medicamentos e apenas toxinas ambientais podem contribuir para a saturação do corpo . Eles também pensariam sobre isso se soubessem as advertências sobre aditivos relacionados a doenças específicas como câncer, alergias, asma ou hiperatividade na infância, entre muitos outros

 4 aditivos que não devem preocupá-lo

Os conservantes são necessários para evitar a proliferação de germes quando a comida se move de uma extremidade do planeta para outra, e eles são manipulados e armazenados de novo e de novo. Eles são usados ​​principalmente em peixes e produtos cárneos, sucos de frutas, pão, assados, saladas, margarinas, molhos para salada, vinhos e frutas secas.

No entanto, eles estão entre os aditivos mais rejeitados. Sulfitos (de E221 a E228) são frequentemente relatados porque podem desencadear alergias em pessoas vulneráveis ​​e nitratos e nitritos (de E249 a E252 ) porque podem favorecer a formação de nitrosaminas carcinogênicas

 6 conservantes caseiros seguros e naturais

Especialistas como Udo Pöllmer lembram que a ingestão de nitratos é muito maior através do consumo de alimentos como espinafre de culturas não-orgânicas, por isso não faz muito sentido para desencorajar E252.

Estudos científicos foram publicados que descobrem o efeito positivo de doses moderadas de nitritos, como E250, uma vez que contribuem para o controle de germes patogênicos no sistema digestivo e a regulação da pressão arterial. Ambos os aditivos são permitidos em produtos cárneos orgânicos e são proibidos apenas na certificação Demeter não oficial da agricultura biodinâmica.

 Os 6 tipos de aditivos mais preocupantes

Corantes alimentícios com cores intensas

A outra grande categoria de aditivos sob suspeita geral são os corantes que são generosamente usados ​​em doces limonadas, sobremesas, sorvetes e outros produtos com frutas, assim como em margarinas e queijos. 19659002] Não admira que estejam sob suspeita: muitos dos códigos em falta da lista oficial de E100 a E199 correspondem a corantes proibidos nos últimos anos.

Depois de um estudo muito rigoroso realizado pela Universidade de Southampton em 2007, produtos especialmente projetados para crianças que contêm certos corantes são acusados ​​ de favorecendo distúrbios de atenção e hiperactividade em crianças .

Após a investigação, a União Europeia decidiu que a presença dos aditivos em questão deve ser acompanhada por um aviso sobre sua relação com a hiperatividade mas não Eles foram banidos apesar de seus principais consumidores serem precisamente crianças.

Por outro lado, estes e outros corantes podem ser alergênicos .

 Confirmado: alimentos altamente processados ​​favorecem o câncer 19659034] Confirmado: alimento altamente processado favorece o câncer

Mais sabor do que o necessário

O sabor dos alimentos pode ser modificado por diferentes métodos ases de aditivos: reguladores de acidez, aromas, realçadores de sabor e adoçantes. Todos contribuem para intensificar e padronizar gostos, longe da naturalidade desejável.

Seu efeito é particularmente preocupante em crianças, pois pode condicionar seu aprendizado de sabores fazendo com que eles rejeitem nuances e prefiram sabores base doce e salgado, que estão associados, respectivamente, com um excesso de calorias (obesidade, diabetes) e sódio (hipertensão).

Mesmo adoçantes sem calorias favorecem a obesidade segundo recente pesquisa do Instituto Weizmann de Rehovot (Israel), modificando a flora intestinal para facilitar o aumento da taxa de açúcar no sangue.

 Não confie em adoçantes artificiais!

Além disso, certos aditivos estão relacionados a problemas específicos, como reações alérgicas a glutamatos (E620 a E625), incluindo monossódio. (E621), e as alterações genéticas associadas ao acessulfame (E950) e aspartame (E951).

Por outro lado, o estudo de aromas está sob revisão, uma categoria de aditivos sem "E-numbers" que reúne quase três mil compostos. Atualmente, há uma lista de 2.100 sabores autorizados e 400 que podem ser usados ​​enquanto continua seu exame científico.

Devemos ler os rótulos

Há uma quantidade significativa de outros aditivos que não pertencem a nenhuma das categorias tratadas, como emulsificadores , agentes de enchimento, antiespumantes, humectantes, enzimas, agentes libertadores, substâncias específicas para tratar a farinha ou para mastigar. Alguns desses aditivos são inofensivos outros nem tanto e quase todos têm nomes complicados.

A realidade é que torna-se muito difícil saber o que está sendo comido quando a lista de ingredientes e substâncias adicionadas ocupa várias linhas de letra diminutiva. Quando a dieta é essencialmente composta de alimentos naturais, é uma leitura divertida que pode minimizar os aditivos para evitar aqueles que estão sob suspeita nos poucos produtos processados ​​e embalados consumidos.

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Bibliografia recomendada:

  • M. Núñez e C. Navarro. Guia Completo de Aditivos Alimentares (Ed. RBA Books)
  • A. Ara. Aditivos alimentares você sabe o que come? (Ed. Los Libros do Olivo)

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