Você já tomou um prato de lentilhas e, como sobremesa, um iogurte? Bem, essa combinação não é a mais bem-sucedida, já que existem certos alimentos que não devem ser misturados com outros .

Isso ocorre porque existem alimentos que podem conter substâncias antinutrientes que eles poderiam agir impedindo o uso de:

  • Carboidratos.
  • Gorduras.
  • Proteínas.
  • Vitaminas.
  • Minerais.

Alimentos que não devem ser misturados com outros

Normalmente, em alimentos processados, podemos saber o que eles têm lido sua composição nutricional, mas os alimentos naturais não têm um rótulo nutricional. Portanto, aqui explicamos quais são essas substâncias que fazem com que alguns alimentos não sejam misturados com outros.

O que são antinutrientes?

Antinutrientes são substâncias químicas naturalmente presentes nos alimentos, que interferem ou inibem diretamente a absorção de certos nutrientes. Pode ser porque eles se ligam a eles formando complexos que acabam sendo eliminados nas fezes ou porque inativam ou reduzem a atividade das enzimas digestivas.

Essas substâncias são encontradas principalmente em alimentos vegetais já que fazem parte do mecanismo de defesa das plantas contra insetos e outros problemas externos.

Quais são esses antinutrientes?

Antinutrientes, como dissemos, são encontrados principalmente em vegetais, nozes, sementes e cereais, embora também possamos encontrar alguns no ovo, por exemplo. Estes são os mais comuns :

Ácido fítico

Presente em sementes, grãos, nozes e legumes . Pode afetar a absorção de zinco, ferro, magnésio, cobre, fósforo e cálcio. Também pode inibir enzimas digestivas, necessárias para quebrar amido e proteínas em frações menores.

Ácido oxálico

Esse ácido forma complexos não absorvíveis com minerais como ferro magnésio, zinco ou cálcio presentes nos alimentos de origem vegetal, como espinafre, beterraba ou acelga.

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Substâncias de bócio

Substâncias de bócio reduzem a absorção de iodo da dieta e estão presentes em repolho, couve-flor, nabos, etc., embora sua atividade seja reduzida com o cozimento . Pessoas com hipotireoidismo devem tomar cuidados especiais, pois o iodo faz parte da estrutura das glândulas tireóides.

Tripsina e lecitina

Essas são proteínas encontradas em leguminosas, principalmente no feijão branco. . Eles atuam como inibidores da protease, o que significa que a digestão das proteínas é realizada mais lentamente.

Taninos

Eles estão presentes no vinho e no chá verde. Eles têm uma função quelante, uma vez que se ligam a certos metais, como ferro e zinco, para serem posteriormente eliminados pela urina ou fezes.

 castanhas e vinho

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Quais alimentos não devem ser misturados aos outros?

Depois de sabermos quais são os antinutrientes e quais alimentos estão presentes, podemos intuir que existem alguns alimentos que Eles não deveriam se misturar. Assim, evitaremos reduzir a absorção de minerais ou retardar a digestão.

Aqui estão alguns exemplos de combinações comuns :

  • Lentilhas e, para sobremesa, Iogurte : Como dissemos, as leguminosas contêm ácido fítico, o que dificulta a absorção de cálcio do iogurte. Uma combinação mais bem-sucedida seria comer uma laranja ou um kiwi como sobremesa, pois a vitamina C ajuda na absorção do ferro presente nas lentilhas.
  • Um copo de vinho com nozes: É normal que Quando você pede um copo de vinho, eles lhe trazem nozes. Contudo, os taninos presentes no vinho impedem a absorção de ferro e zinco das nozes.
  • Gratinado de espinafre com queijo: Os vegetais de folhas verdes contêm oxalatos, substâncias que reduzem absorção de cálcio presente em queijos e laticínios.
  • Feijão branco com carne: Se você deseja fazer um ensopado de feijão branco, a melhor opção é fazê-lo com vegetais, como tripsina e lecitina presente no feijão dificulta a digestão da carne.

Conclusão: alimentos que não devem ser misturados com outros

É claro que que existem antinutrientes em alguns alimentos não significa que devemos parar de comê-los Esses alimentos, embora tenham antinutrientes, têm muitos outros compostos benéficos para a saúde.

Os alimentos para cozinhar e embeber são as duas técnicas básicas para inativar os antinutrientes além de evitar certas combinações explicadas. Tenha isso em mente, especialmente se você sofre de problemas de digestão, déficits de vitaminas ou minerais ou doenças auto-imunes. Nesses casos, consulte um nutricionista-nutricionista para obter orientação.

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