Plantas alternativas ao leite de vaca estão crescendo em popularidade e estão se tornando mais e mais variantes. Se você deseja economizar dinheiro e desperdiçar embalagens, você mesmo pode produzir facilmente muitas variedades. Ao contrário do que o nome sugere, o trigo sarraceno não é um cereal real, não tem nada a ver com o trigo e não contém glúten, por isso é adequado para celíacos.

Como fazer leite de trigo sarraceno em home

O trigo sarraceno é rico em minerais, vitaminas e aminoácidos essenciais. Ele contém o aminoácido rutina, que ajuda a regular a pressão arterial e lecitina, que ajuda a reduzir naturalmente os níveis de colesterol.

Ingredientes para um litro de leite de trigo sarraceno:

  • Cerca de 150 g de trigo sarraceno em grão (disponível em dietéticos, supermercados orgânicos e lojas online)
  • 1 de Água
  • Sacos para leite vegetal ou gaze
  • Um adoçante de sua escolha, como pasta de tâmaras, xilitol ou açúcar de coco.

Preparação:

  1. Mergulhe os grãos de trigo sarraceno em água durante pelo menos seis a oito horas, por exemplo, durante a noite. Para tornar o leite particularmente rico, também é possível deixar os grãos de molho por 24 horas (não mais, porque eles começam a germinar) e trocar a água de maceração uma vez no meio.
  2. Descarte a água de maceração e misture os grãos com um litro de água doce e, opcionalmente, o adoçante em um copo ou batedeira.
  3. Filtre o líquido em um saco de leite não lácteo ou gaze e colete o leite de trigo sarraceno acabado.
  4. Encha uma garrafa limpa e guarde na geladeira. Esta bebida caseira de trigo sarraceno tem uma vida útil de cerca de quatro dias e, como outras alternativas ao leite, pode ser usada para café, bem como para cozinhar e assar.

O restante do purê de trigo sarraceno triturado após a filtragem, pode ser usado, por exemplo, para muesli, panquecas de trigo sarraceno ou blinis.

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Que propriedades tem o leite de trigo sarraceno?

O trigo sarraceno ou trigo sarraceno ( Fagopyrum esculentum ) é uma fonte de proteína vegetal de qualidade (cerca de 9 g de proteína por 100 g) . Além disso, o leite que pode ser obtido é rico em vitaminas, principalmente do grupo B e minerais, entre os quais se destacam o magnésio, o ferro e o potássio.

Na Ásia sempre foi apreciado pelo seu valor nutritivo e de fato é mais caro que os cereais. Hoje, são suas propriedades nutricionais e benefícios para a saúde que o estão tornando atual.

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