A fadiga visual digital deriva do uso indiscriminado de dispositivos com telas. Entre esses dispositivos, temos celulares, computadores, televisões e tablets, entre outros. Num futuro próximo, adicionaremos capacetes de realidade virtual à lista, por exemplo.

O mecanismo pelo qual a fadiga visual digital é gerada é o esforço excessivo que o olho deve realizar . Precisamente, a parte mais afetada é a musculatura responsável por acomodar a visão, alternando entre longe e perto.

O uso prolongado de telas força os olhos a trabalhar no modo de visão de perto, com uma certa configuração do sistema ocular. Se não separarmos regularmente a visão da tela para focarmos mais, o esforço será maior do que deveria e a fadiga aparecerá.

Essa fadiga do sistema muscular ocular dificulta o foco. Uma diminuição na capacidade de focar a curta distância pode ser percebida na fadiga visual digital. Existe, então, um círculo vicioso que concatena a fadiga ocular com outros sintomas, como coceira nos olhos.

A fadiga visual digital tem aumentado nos últimos tempos. Estima-se que, entre as pessoas que passam mais de três horas por dia em frente a uma tela, a prevalência da doença seja de quase 100%.

As projeções indicam que mais de um terço das pessoas com menos de quinze anos anos sofrerão distúrbios ligados à fadiga visual digital no próximo ano . Isso implica, inclusive, o sofrimento da miopia por causa das telas.

Sintomas de fadiga visual digital

Existem quatro sinais característicos da fadiga visual digital e que geralmente ocorrem juntos: [19659009] Comichão nos olhos: A necessidade de esfregar os olhos é evidente naqueles que sofrem de fadiga. Alguns manifestam uma sensação de areia entre as pálpebras, ou também como pequenos pinos picando por dentro. A coceira resulta em arranhões, e os arranhões podem levar a vermelhidão e inchaço.

  • Edema palpebral: Tanto pelo arranhão quanto pela fadiga visual digital, as pálpebras incham. Ao lado do edema palpebral, há olhos vermelhos e lacrimejamento. O quadro de conjuntivite bacteriana é diferenciado pela ausência de pus e lagartos.
  • Dor de cabeça: a má acomodação sofrida pelos olhos devido à fadiga que resulta em dor de cabeça. Em geral, é uma dor de cabeça localizada atrás dos olhos que tende a se acalmar relaxando a visão, afastando-a das telas ou buscando o foco em um ponto distante.
  • Visão turva: entre a falta de acomodação da fadiga , vermelhidão dos olhos, edema palpebral e lacrimejamento, perda de nitidez. Não é a falta de nitidez da miopia ou de outras patologias, mas pode ser percebida como intensa visão turva quando já há várias horas na frente da tela.
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    O efeito da luz azul

    As telas de nossos dispositivos eletrônicos emitem uma radiação conhecida como luz azul . Essa luz azul é uma das principais causas de fadiga visual digital. Dentro do olho, a retina é a estrutura mais danificada pela luz azul.

    A luz azul-violeta é pontualmente encontrada no espectro da luz azul. Isso é emitido por telas de LED com um comprimento de onda que prejudica as estruturas oculares. Observou-se que a retina envelhece cedo quando exposta à luz azul-violeta .

    Por outro lado, temos luz azul-turquesa. Verificou-se que esse comprimento de onda não é tão prejudicial às estruturas oculares. Pelo contrário, seria um espectro com benefícios para manter os ciclos circadianos de vigília e sono.

    Para neutralizar o efeito da luz azul-violeta, existem filtros de tela digital. O mais usado é um filtro amarelo que quebra a luz azul. Os primeiros a usá-lo foram os jogadores – jogadores de videogame -, especialmente aqueles que praticavam campeonatos noturnos de sua especialidade.

     usam o celular na cama

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    Prevenção da fadiga visual digital

    Há várias medidas que podem ser tomadas para evitar o aparecimento da fadiga visual digital . Entre eles, encontramos:

    • Pare momentaneamente o uso de telas: especialmente no trabalho com computadores, é importante alocar momentos para separar a tela para fazer outras coisas.
    • Ajuste a luz ambiente: os olhos não devem necessariamente funcionar com iluminação muito potente ou muito fraca. A idéia é que o ambiente seja adequadamente iluminado para não ter que exagerar.
    • Olhe à distância: foi proposta uma coisa chamada regra '20 -20-20 ', que consiste em interromper o uso de telas. a cada vinte minutos, durante vinte segundos, para olhar para algo que está a aproximadamente seis metros de distância ou pouco mais de seis metros. A mudança de foco repousa a visão.
    • Massageando os olhos com frio: deve ser feito com cuidado quando os sinais de fadiga visual digital começarem. Idealmente, use um gel frio que esteja no freezer e envolva-o em algum pano para poder apoiá-lo nas pálpebras fechadas.
    • Reduza o uso desnecessário de telas: talvez, mais importante, para incorporá-lo como um hábito, Reduziria o uso de telas em momentos desnecessários. Não pode ser feito em trabalhos que envolvem o uso do computador, mas em casa, por exemplo.

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