Neste artigo vou explicar como melhorar a falta de concentração em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Se você tiver problemas de concentração e praticá-los, verá bons resultados.

Você tem problemas de concentração e tem dificuldade em manter sua atenção nas tarefas que realiza? Possivelmente, isso é porque você não segue as diretrizes corretas para ser capaz de se concentrar adequadamente

Como lidar com a falta de concentração?

Se você achar difícil se concentrar, não será por falta de desejo. Você pode tentar se concentrar muitas vezes durante o dia, mas não conseguirá fazê-lo e facilmente distraído.

Isso acontece porque concentrar não é uma tarefa simples. Não basta colocar nossos cotovelos na mesa e esperar a concentração chegar até nós.

E é que a concentração não deve ser esperada, deve ser adquirida pouco a pouco, e requer que certas diretrizes e estratégias sejam efetivas.

10 exercícios para resolver problemas de concentração

Dê energia ao seu cérebro

O primeiro e principal conselho que você deve seguir se quiser se concentrar é monitorar sua dieta para que seu cérebro não tenha falta de energia [19659005] quando você começa a trabalhar

Isso não significa que você tenha que seguir "a dieta de concentração" ou que você tenha que comer apenas certos alimentos, mas você deve ter certos aspectos em consideração:

  1. Seu cérebro consome muita energia, não faça funcionar em jejum ou tomando apenas um café. Se fizer isso, será muito mais difícil para você se concentrar já que seu cérebro irá procurar a energia necessária para fazê-lo e você não o encontrará.
  2. Tente não comer demais antes de se concentrar. Se você comer muito, seu corpo gastará muita energia metabolizando alimentos e fazendo digestão, então será menos para seu cérebro.
  3. Tente incluir alimentos como: produtos lácteos, carne branca, leguminosas, massas, arroz, peixe, vegetais, frutas e nozes em sua dieta regular.
  4. Evite comer demais alimentos prejudiciais à atividade cerebral, como doses açúcar elevado, gordura saturada, álcool e bebidas refrigerantes açucarados
  5. Faça um café da manhã completo para começar o dia com energia: um copo de leite, um brinde com uma fatia de presunto e um pedaço de fruta, [19659005] e hidratar bem durante todo o dia

Neste artigo você tem uma lista de bons alimentos para o cérebro.

Dê descanso a seu cérebro

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<p style= Tão importante quanto dar a energia do seu cérebro é dar-lhe o descanso necessário, e fazê-lo tendo dormido bem é indispensável. Durante o sono, seu sistema nervoso adquire o equilíbrio necessário para funcionar adequadamente.

Se você não dorme o suficiente, seu cérebro estará cansado, você pode se levantar de mau humor e ter dificuldade em ficar acordado e atento o dia, a concentração será praticamente impossível.

Portanto, tente ter um mínimo de 7 horas diárias de sono profundo e seu cérebro estará totalmente preparado para começar a trabalhar e você se concentrará mais facilmente.

Treine a sua concentração

Se tiver dificuldade em se concentrar, não se esqueça que a concentração é como um músculo e pode treiná-lo e aperfeiçoá-lo através de diferentes exercícios. Concentração é uma capacidade mental intimamente ligada aos seus hábitos, por isso, se você deseja desenvolver uma concentração ideal, deve exercitá-la com frequência.

Há uma variedade de exercícios que você pode realizar diária ou periodicamente para que a concentração está ficando cada vez melhor.

De exercícios de atenção a exercícios de relaxamento, através de observação consciente ou imagem mental. Neste artigo você pode aprender 10 exercícios para melhorar sua concentração.

Tome um momento antes de concentrar

 criança relaxada

Em tempos que você precisa de um alto nível de concentração como em um exame, quando estuda ou antes de uma reunião importante, é recomendado que você dedique um par de minutos antes de ativar sua concentração.

Para fazê-lo, você pode fazer este exercício:

  1. Lembre-se de um momento do seu passado no qual você experimentou a concentração máxima
  2. Tente lembrar-se vivamente de todos os detalhes: o que viu, ouviu, sentiu, cheirou, etc.
  3. Feche os olhos e imagine que você está revivendo, com todos esses detalhes.
  4. Faça este exercício por cerca de 4-5 minutos e você estará pronto para a sua concentração para funcionar corretamente.

Crie seu espaço

 funcionando bem

O que normalmente dificulta a concentração são os dist Assim, o primeiro passo para poder concentrar-se adequadamente é que você está em um ambiente que lhe permite evitar qualquer estímulo que possa distraí-lo.

Onde você se concentrará melhor, em um espaço limpo e organizado ou em um local cheio de coisas? Será mais fácil para você se concentrar com seu telefone tocando ao seu lado a cada dois minutos ou em um ambiente calmo e quieto?

Eu acho que a resposta é clara para você em ambas as perguntas, antes de começar a fazer qualquer atividade Isso requer análises de concentração seu ambiente.

Trata-se de identificar os elementos que tendem a distraí-lo e eliminá-los do local onde você irá trabalhar, para que seu ambiente de trabalho seja ideal.

Separe sua mente

Embora o estado da técnica seja geralmente muito fácil de se concentrar, nem sempre podemos fazê-lo. Talvez a sua mesa de trabalho esteja ao lado da sua parceira que não para de telefonar o dia todo ou você tenha uma fotocopiadora ao lado que não pára fazendo barulho.

Nestes casos em que você não você pode eliminar os estímulos que o distraem, um bom exercício que você pode fazer é imaginar que se separa desses estímulos e criar seu próprio ambiente.

Por exemplo: imagine que de cada lado da sua mesa há paredes ou cortinas que eles separam você do resto. Talvez essa prática pareça ineficaz, porque não importa o quanto você imagine, você ainda terá seu parceiro falando ao telefone e a fotocopiadora fazendo barulho .

Mas não é assim! Essa técnica pode ser eficaz se você imaginar intencionalmente por alguns minutos todos os dias.

E isso é que nossa atenção é como uma lanterna, ela vai para onde queremos. Então, se acostumarmos nossa atenção a nunca ir em direção àqueles estímulos que o incomodam, imaginando que você está separado deles, no fim você se acostumará a não prestar atenção neles.

Escreva à mão

 escreva à mão

Hoje em dia estamos muito acostumados a trabalhar com computadores ou outros dispositivos, que geralmente são mais eficientes e mais rápidos do que a escrita manual.

No entanto, o exercício de escrever com nossas próprias mãos no papel contribui melhor para a nossa concentração. Portanto, para aumentar a sua concentração, geralmente é útil dedicar algum tempo e escrever essas coisas importantes em um pedaço de papel.

Se o fizer, poderá diminuir um pouco a velocidade do seu trabalho, mas ao mesmo tempo sua concentração agradecerá, já que você estará realizando uma abordagem mental para a tarefa.

Levando em conta que, como já vimos antes, quando nos distraímos ao realizar uma atividade, demora entre 20 e 25 minutos para retornar para concentrar, pode ser mais útil trabalhar de maneira mais lenta mas mais concentrada

Então, se você se distrair facilmente, recomendo que não esqueça a caneta e o papel, e escreva as coisas à mão mais importante, construa esquemas de trabalho e faça listas de coisas que você precisa fazer

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19659026] O pior inimigo da concentração é Nervosismo

Se você tentar se concentrar quando estiver nervoso ou agitado, sua atenção passará de um lado para outro recebendo uma infinidade de estímulos, você se concentrará demais nos pensamentos que lhe causam o estado de nervosismo e será muito difícil se concentrar em uma tarefa

No entanto, já faz parte de nossas vidas ter que trabalhar com o estresse, rapidamente, nervosamente ou com preocupação por não conseguir concluir as tarefas .

Portanto, você deve estar preparado para que o estresse apareça quando você estiver fazendo atividades que exijam concentração e seja capaz de lidar com isso de modo que não impeça que você concentre sua atenção no trabalho.

Então, quando você perceber que a ansiedade ou o estresse está tomando conta de você Quando você está fazendo uma tarefa, você pode realizar o seguinte exercício de respiração para tomar a calma necessária para se concentrar.

  1. Sente-se, acomode-se e coloque a mão direita sobre o abdômen. Homens
  2. Faça uma inspiração lenta pelo nariz por 5 segundos, segure o ar por mais 5 segundos e expire ainda mais devagar (10 segundos) pelo nariz ou pela boca.
  3. Ao realizar a expiração Lentamente, imagine que a tensão escapa através do ar que você libera
  4. Execute este processo 3 vezes seguidas
  5. Uma vez feito, continue a respirar devagar, inalando pelo nariz por cerca de 3 segundos e expirando. por mais 3 segundos, mas
    sem reter o ar.

Neste artigo você tem outras técnicas de relaxamento.

Marque seus horários

 descanse por café

Concentração envolve gasto de energia alto e às vezes o que precipita nossa distração é o cansaço ou o desejo de descansar e desconectar. Para transformar este problema em uma vantagem, você tem que fazer uma coisa muito simples: organizar-se e marcar seus tempos de trabalho.

Por exemplo: às 17:00 vou pausar ou quando tiver feito as 3 primeiras tarefas eu descansarei. 19659006] Ao fazer isso, você aumentará sua motivação para o trabalho, pois saberá que, depois de um certo tempo, terá uma recompensa. Desta forma, você vai trabalhar com mais entusiasmo, mais concentrado e nem perceberá que seu momento de descanso já chegou.

Durante o intervalo você pode aproveitar um cigarro para fumar (que se você é fumante sua atenção vai melhorar ), tomar um café ou realizar atividades do seu interesse . Mas lembre-se, você deve fazê-lo por um curto período de tempo, para que quando você retornar ao trabalho, sua concentração permaneça intacta.

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que, embora possamos ter uma boa capacidade de concentração quando fazemos as coisas sozinhos, temos dificuldade em manter a atenção quando temos que ouvir alguém em aulas ou conferências.

Para salvar esse problema, você pode executar o seguinte exercício :

  1. Primeiro de tudo, tente sentar no centro da sala
  2. Quando você perceber que começa a custar a atenção, pegue um ponto de referência bem na sua frente (no meio da tela ou quadro negro) e mantenha seu olhar fixo por cerca de 40 segundos
  3. Depois de 40 segundos, relaxe seu olhar (enquanto ainda olha para esse ponto) e veja como seu olhar periférico está se expandindo e consiga ver a tela inteira / piza
  4. Sua atenção vai voltar a focar no material de ensino e você pode voltar a focar na classe

A importância de se concentrar adequadamente

Nosso cérebro consome muita energia. Na verdade, estima-se que gasta 20% da energia do nosso corpo, sendo a parte do nosso corpo que mais consome.

Isso acontece porque qualquer ação que tomamos com qualquer parte do nosso corpo faz nosso trabalho funcionar cérebro. Então, uma coisa é clara: seu cérebro, como o meu e o de qualquer outra pessoa, consome muita energia.

Além disso, quando realizamos atividades cognitivas (nós trabalhamos, pensamos, estudamos etc.) nosso cérebro ainda precisa de muito mais energia para funcionar. E é aí que entra o "desistir" da pergunta: Concentração!

Quando realizamos atividades mentais que exigem concentração, gastamos muito mais energia. Mas o que acontece se tentarmos realizar essas atividades sem sermos capazes de nos concentrar? Bem, o gasto de energia dispara!

Estima-se que quando estamos fazendo uma tarefa e nos distrairmos, leva-nos em média entre 20 e 25 minutos para nos concentrar novamente. Isso significa que gastamos muito mais tempo e muito mais energia para executar a tarefa, pois forçamos nosso cérebro a realizar novamente o esforço de concentração .

Se nos acostumarmos a trabalhar sem concentração, gastaremos muito dinheiro. Com mais energia, nos cansaremos mais facilmente, nossa eficácia diminuirá e nós custará muito para ser uma pessoa produtiva.

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