As fáscias ou sistema fascial abrangem uma vasta extensão do organismo, compactando-o, moldando-o, compartimentando-o e estabilizando e protegendo todos os órgãos. Eles cumprem uma função crucial no organismo mas o que são exatamente? Como eles afetam a postura do corpo? Por que precisamos lidar com eles?

O que são as fáscias?

As fáscias são um tecido esbranquiçado que cobre o restante dos tecidos do nosso corpo: ossos, músculos e órgãos. Sua espessura e grau de densidade, resistência e flexibilidade dependem de sua localização e dos requisitos mecânicos da área envolvida.

Eles estão cheios de receptores sensíveis (sensores biológicos), cada um conectado a um nervo. A função desses receptores é informar o sistema nervoso central, entre outros aspectos, sobre as tensões mecânicas que o tecido experimenta e, por extensão, as tensões corporais .

Para que servem? [19659006] Transmitir informações sensoriais: Sendo equipado com todos esses receptores, o sistema fascial é o maior sistema sensorial do corpo, à frente da pele.

  • Colabore com o sistema imunológico: as fáscias representam o principal tecido defensivo do corpo porque, através de seu interior, um fluido aquoso e esbranquiçado chamado "substância fundamental" viaja linfócitos e macrófagos (ambas as células defensivas) para vá para lá, onde é necessário manter as bactérias e os vírus à distância.
  • Eles transportam toxinas e nutrientes: Através desse fluido, outras substâncias também viajam. Por um lado, as toxinas que devem ser evacuadas pelo sistema linfático. Por outro lado, os nutrientes que alimentam as células e que provêm dos vasos sanguíneos.
  • Mantenha os órgãos no lugar: O complexo sistema fascial também cumpre uma função importante na mecânica corporal . De fato, poderíamos dizer que temos apenas uma fáscia que se estende por todo o corpo, envolvendo órgãos e estruturas internas. Ao mesmo tempo, o estômago, fígado, rins, vasos sanguíneos, músculos … têm sua própria bainha fascial. Essas mangas fasciais ajudam a manter a estrutura dos órgãos . Mas eles também se expandem em direções diferentes para ancorá-los ao sistema ósseo e órgãos e estruturas adjacentes.
  • Eles seguram o esqueleto: Essa mesma fáscia envolve os ossos (periósteo), cujas extremidades densificam a formação dos ligamentos . Existem autores (como Serge Paoletti) que até consideram o osso uma especialização extrema da fáscia, na qual seus tecidos incorporaram osteócitos e minerais para aumentar a densidade e a dureza.
  • Apoie e flexibilize a coluna vertebral: Na coluna, a fáscia está literalmente cobrindo-a. Mantém as vértebras unidas e dá flexibilidade para realizar movimentos diários .
  • Protege o sistema nervoso: A partir da coluna vertebral, continua a se expandir para formar as meninges, ou seja, o tecido fascial especializado que cobre e protege o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e medula espinhal).
  • Eles nos mantêm na posição vertical: Finalmente, mas não menos importante, as fáscias "embalam" os músculos e os conectam um ao outro literalmente estabelecendo linhas ou faixas de tensão que servem para manter o corpo em uma determinada posição e para otimizar os movimentos . Como veremos a seguir, a postura diária afeta essas linhas de tensão.
  • Portanto, é importante manter o tecido fascial bem hidratado e elástico . As fáscias precisam de algumas condições mínimas para poder desempenhar sua função da melhor maneira.

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    Por que eles ficam rígidos?

    Os músculos geralmente trabalham agrupados em cadeias miofasciais ("mina" significa "músculo") para manter o corpo na posição vertical. Nestas correntes, existem vários fatores que podem influenciar no aumento da tensão e na redução da flexibilidade.

    • Quando não há boa postura e o corpo está desalinhado uma corrente pode funcionar mais do que deveria. Isso torna a corrente tensa e encurtada. Essa tensão e esse encurtamento, por sua vez, afetam as cadeias com as quais se relaciona.
    • Por outro lado, existem processos patológicos que podem facilmente alterar a biomecânica do organismo e se estender através das cadeias miofasciais. Por exemplo, uma entorse mal curada pode causar disfunções mecânicas no joelho, quadril e até na coluna vertebral. Ou uma cicatriz pode desencadear uma tensão que puxa estruturas adjacentes como ocorre ao prender uma teia de aranha: se uma das extremidades é presa, todo o sistema se deforma.
    • estresse prolongado ou as intolerâncias alimentares também podem endurecer e desidratar o tecido fascial.

    Quando o tecido fascial endurece e desidrata sua capacidade de fornecer nutrientes às células da área afetada é reduzida, assim como de metabólitos evacuados (toxinas) dessas mesmas células.

    Essa densificação de tecidos também reduz a flexibilidade e a amplitude do movimento articular .

    Como o estresse afeta o tecido fascial? [19659003] O tecido fascial responde a influências emocionais . O estresse afeta você porque afeta a postura e, consequentemente, a flexibilidade das fáscias.

    Sabe-se que uma das áreas em que o estresse é somatizado é a barriga . Quem não sentiu pressão e desconforto na boca do estômago quando confrontado com uma situação angustiante, triste ou ameaçadora?

    Múltiplas reações físicas ao estresse ocorrem, por exemplo, um aumento do tônus ​​dos esfíncteres do trato intestinal como o piloro (a válvula no final do estômago) ou os músculos intestinais que deslocam o bolo fecal.

    Muitas das tensões geralmente experimentadas no abdômen passam despercebidas, mas os abdominais afetam a estrutura esquelética e a condicionam:

    1. A tração para baixo é dada que, através das cadeias viscerofasciais, é transmitida dos órgãos intrabdominais para o diafragma.
    2. Do diafragma é transmitida para o pericárdio. ] A partir do pericárdio, a tração atinge as vértebras torácicas e cervicais.
    3. O resultado é uma tensão interna que nos faz dobrar as costas para adotar é o que é conhecido como "postura hipercifótica".

    Psicoterapia e trabalho espiritual podem ajudar a transformar a maneira como nos relacionamos com o estresse . Reconhecer as fontes que nos levam a isso é essencial para melhorar a atitude mental em relação à vida e à postura física.

    Como tornar as fáscias mais flexíveis: reeducação postural e alongamento

    É importante ter um fisioterapeuta, osteopata ou especialista em Mézières, RPG ou método de Rolfing para detectar os núcleos de tensão e reduzir seu condicionamento mecânico. O objetivo é que o corpo possa se expressar fisicamente com liberdade.

    Também é essencial a reeducação postural na vida cotidiana (na frente do computador, no carro, no sofá, ao andar etc.) e realize exercícios físicos moderados regularmente.

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    O alongamento dos músculos é básico. Músculos tendem a encurtar e contrair; esticando-os regularmente, é possível manter a montagem miofascial livre .

    O alongamento tradicional afeta a elastificação do sistema miofascial. No entanto, práticas específicas podem ser introduzidas para esticar mais efetivamente certas regiões fasciais como fáscias viscerais ou fáscia da superfície corporal. Especificamente:

    • Para esticar melhor a fáscia da superfície do corpo, durante o alongamento, você pode realizar uma tração firme mas suave na pele com as palmas das mãos.
    • Também pode ajudar acompanham o movimento com a respiração, realizando uma apneia de 3-5 segundos no final do tempo respiratório.

    Dependendo da área do corpo, pode ser mais interessante enfatizar a inalação (para a região anterior e posterior da tronco) ou expiração (região anterior e lateral do pescoço). Em relação às fáscias viscerais:

    • fáscia visceral abdominal ganham flexibilidade com um exercício de extensão da coluna vertebral mantido combinado com expiração e apneia.
    • fáscias viscerais intratorácicas eles ganham flexibilidade com a inalação e a apneia.

    A chave não é tanto a intensidade do alongamento quanto para manter o alongamento por um minuto ou mais . Se o tecido miofascial for forçado, ele tende a manter sua rigidez para proteger contra possíveis lesões, o que dificulta a extensão.

    Esses exercícios também podem ajudá-lo a manter mais flexibilidade na sua fáscia.

        
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