O aumento do consumo de frutas, verduras e grãos integrais pode ser um tratamento muito eficaz na prevenção de ataques de asma.

Um estudo realizado na Universidade de Lausanne (Suíça), liderado pelo Dr. Benjamin Marsland, mostrou que um aumento na ingestão de fibras reduz a inflamação nos pulmões, tornando-os menos sensíveis aos alérgenos.

A fibra alimenta as bactérias com efeito anti-inflamatório

A razão é que a fibra ] modifica a composição da microbiota intestinal – especificamente, fibras modificam as proporções de Firmicutes e Bacteroidetes – e fortalece populações de bactérias intestinais que liberam ácidos graxos de cadeia curta com propriedades anti-inflamatórias.

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As pessoas que consomem pouca fibra experimentam o processo. Eles são mais vulneráveis ​​à asma.

O estudo foi feito com ratos de laboratório, mas os resultados são considerados extrapolados para as pessoas.

Ao reduzir as fibras na dieta, as alergias aumentam

. os animais foram alimentados com diferentes quantidades de fibra e depois foram submetidos a uma atmosfera com poeira. Os ratos que consumiram mais fibras sofreram menos sintomas respiratórios.

    

        

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Os autores acreditam que o aumento no consumo de alimentos refinados e a diminuição na ingestão de vegetais durante as últimas décadas tem uma boa parte do aumento no consumo de alimentos refinados. incidência de asma em países industrializados. Na Espanha, uma em cada dez crianças já sofre de asma

Alimentos ricos em fibras fermentáveis ​​benéficas

A fibra fermentável que é benéfica é encontrada em alimentos como sementes de linho e chia, em frutas como maçãs cozidas, uvas e bananas, em leguminosas como grão de bico e lentilhas, em vegetais como aspargo e cebola ou em cereais como aveia.