Fibras alimentares são excelentes e cheias de benefícios para a saúde, seu corpo vai te agradecer muito por consumi-las!

E sendo uma verdade, nós entendemos que as fibras alimentares são boa para quem deseja emagrecer.

Então, fica a pergunta de por que a maioria de nós não consome nem o suficiente necessário para o dia?

Parte do problema é que no dia a dia as pessoas evitam esses alimentos, mesmo acreditando em seus resultados para o emagrecimento.

Abaixo, descreveremos por que agora é a hora de começar a comer mais alimentos densos em fibras beneficiando seu intestino, seu coração, sua saúde e seu objetivo de emagrecer.

O que são fibras alimentares ou dietéticas?

Quando digerimos os alimentos, o corpo tira os nutrientes que ele precisa e o que resta são as fibras alimentares.

Existem dois tipos de fibras dietéticas ou alimentares: as solúveis e as insolúveis.

  • Fibra solúveis:

Como o nome sugere dissolve-se no líquido do nosso sistema digestivo para formar uma substância similar ao gel.

Isso diminui a passagem de alimentos através do intestino para que o corpo possa absorver nutrientes efetivamente.

Alimentos como aveia e farelo de aveia, pepinos e mirtilos contêm muita fibra solúvel.

  • Fibra insolúvel

Viaja através de nosso corpo, incentivando-o a digeri-lo mais rapidamente.

Isso é importante para as pessoas que têm uma digestão lenta ou lutam contra a constipação.

A fibra insolúvel é encontrada em alimentos como vegetais de folhas verdes, grãos integrais, feijão e batatas, embora a maioria dos alimentos tenha uma combinação de ambos os tipos de fibras.

Quando se fala em dieta equilibrada e saudável especialistas deixam claro que é importante consumir os alimentos com os nutrientes certos, mas também falam sobre a importância da fibra.

A fibra tem se valor por assegurar que seu sistema digestivo permaneça em condições excelentes.

Além do mais as fibras podem fazer coisas maravilhosas para a sua saúde, tais como:

Benefício das Fibras Alimentares para quem quer emagrecer

fibras que emagrecem

  • Reduz o colesterol

As fibras possuem a capacidade de reduzir o risco de doença cardíaca.

A fibra solúvel pode reduzir os níveis de LDL ou colesterol ruim.

O motivo da má reputação do colesterol LDL é que ele pode alinhar as paredes das artérias, estreitando-as, o que força seu coração a trabalhar mais para bombear sangue.

Essa tensão pode levar a doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Para nos proteger as fibras solúveis se ligam ao colesterol, levando-o para fora do corpo antes que ele possa danificar as artérias.

  • Fibra retarda a absorção de açúcar

Ao consumir muitos doces, o corpo tem que produzir uma grande quantidade de insulina para ajudar a processar esse açúcar.

Muitos picos repentinos de açúcar podem desgastar sua produção de insulina, colocando você em risco de diabetes.

Quando você consome fibras adequadamente, esse açúcar entra na corrente sanguínea mais devagar, diminuindo assim as demandas de insulina.

  • Fibras ajudas a prevenir cálculos biliares e cálculos renais

Esses cálculos são as famosas pedras nos rins e na vesícula

Os picos de insulina tornam o corpo propenso a desenvolver cálculos biliares ou cálculos renais.

Além de serem dolorosas, essas pedras podem causar infecções graves e até mesmo levar a complicações adicionais como a uma doença renal se não forem tratada

  • Fibra melhora sua saúde digestiva

Você já sabe que uma dieta rica em fibras ajuda a sua função digestiva a agir de forma mais rápida e eficiente.

Isso significa que seu cólon fica saudável, o que ajuda a prevenir condições como a diverticulite (quando os pólipos no cólon se inflamam) e a síndrome do intestino irritável.

Alguns estudos indicam que as fibras podem até ajudar a proteger contra o câncer de cólon.

  • Fibras alimentares ajudam a emagrecer

Fibras são aliadas importantes se você está tentando perder peso.

Os alimentos ricos em fibra levam mais tempo para mastigar e são volumosos enchendo nos deixando satisfeitos mais rapidamente.

Isso significa que você se sente mais cheio com menos calorias.

  • Quanto de fibra alimentar devo comer todos os dias?

A ingestão diária recomendada de fibra é:

  • 21-25g para mulheres
  • 30-38g para homens

Se você não consumir fibras suficientes, pode ter certeza que seu corpo dará um alerta.

fibras que ajudam a emagrecer

Pesquisa sobre fibras alimentares?

Talvez você pensa que uma mudança para uma dieta rica em fibras possa levar muito tempo para dar resultado.

Mas um estudo científico publicado pela Harvard Medical School incentivaram voluntários nos Estados Unidos a adotar uma dieta africana tradicional de vegetais, frutas, feijão e plantas.

Ao mesmo tempo, voluntários na África tentaram uma dieta “ocidental” com altos níveis de gordura e carne.

Os cientistas ficaram maravilhados ao descobrir que os níveis de inflamação do cólon nos americanos caíram de forma mensurável em apenas duas semanas.

Enquanto isso, os africanos sofreram um aumento da inflamação e outras alterações negativas no seu aparelho digestivo, tornando-os vulneráveis ​​ao desenvolvimento de câncer de cólon.

Como consumir mais fibra na minha dieta?

Consumir mais fibra na sua dieta é simples.

Comece reduzindo a ingestão de gordura, alimentos processados ​​e carne, porem troque-os por alimentos ricos em fibras.

Opte por consumir alimentos ricos em fibras, como frutas e legumes, grãos integrais, feijões, nozes e sementes.

Também é muito importante aumentar o consumo diário de água.

Você estará fazendo um bem enorme para seu corpo emagrecendo cada vez com mais saúde.

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