Muitos já ouviram o termo flavonóides, mas na maioria das vezes não fazem ideia do que são. Os flavonóides estão presentes nas plantas (frutas e legumes), são responsáveis ​​por dar cor, protegê-los de fatores ambientais nocivos e também são conhecidos como fitoquímicos. Flavonóides não são apenas úteis e saudáveis ​​para as plantas, mas também para os seres humanos.

 Flavonóides para prevenir o diabetes

Quais alimentos são ricos em flavonóides?

frutas e legumes de cor vermelha intensa são muito ricos em flavonóides, alguns exemplos são:

  • Beterraba
  • Repolho roxo
  • Cerejas
  • Maçãs
  • Uvas

Mas existem muitos outros alimentos ricos flavonóides e polifenóis.

O efeito dos flavonóides no corpo humano

Pessoas que freqüentemente comem frutas e vegetais com alto teor de flavonóides têm um sistema imunológico fortalecido, uma vez que os flavonóides ligam e controlam os Radicais livres no corpo e também protegem contra o câncer. Estes também são adequados para proteger o sistema cardiovascular e têm propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antifúngicas, anticâncer, antimicrobiana e antibacteriana.

O conjunto fitoquímico, que inclui flavonóides, não apenas fornece uma cor atraente para as plantas, mas também é importante pelo seu sabor. É por isso que essas frutas e legumes costumam ter um ótimo sabor.

Flavonóides e diabetes

Muitos estudos descobriram que os flavonóides originados nos alimentos poderiam melhorar o metabolismo da glicose, o perfil lipídico e os hormônios reguladores. e enzimas no corpo humano, protegendo ainda mais o ser humano de doenças como obesidade, diabetes e suas complicações. [1,2,3,4,5]

Por que os flavonóides são tão saudáveis?

Os flavonóides são capazes de capturar os radicais livres no corpo, pois possuem braços que servem para agarrá-los e se juntar a eles. Além disso, os flavonóides podem facilmente expulsar os radicais livres do corpo sem causar danos.

Alguns flavonóides se comportam no corpo de maneira semelhante a um antibiótico. Eles são capazes de impedir a reprodução de bactérias e a propagação de vírus.

A casca de maçã contém não apenas flavonóides, mas também pectina. Ao comer frutas que contêm flavonóides e pectina, pode-se observar um efeito de saciedade que dura mais, ou seja, que elimina a sensação de apetite por mais tempo. Graças a isso, você não só conseguirá manter o açúcar no sangue estável por causa da fibra que ele contém, mas também poderá perder peso mais rapidamente. Alimentos ricos em fitoquímicos contêm flavonóides projetados para prevenir a obesidade e reduzir o risco de desenvolver câncer.

O efeito dos flavonóides na obesidade pode ser demonstrado por estudos

Os cientistas americanos analisaram mais de 124.000 mulheres e homens 25 anos. Estes tiveram que preencher questionários durante esse período de observação, com a ajuda da qual seu comportamento alimentar poderia ser analisado.

Os participantes que freqüentemente consumiam alimentos ricos em flavonóides, como maçãs, morangos, mirtilos, etc., tiveram um ganho de peso significativamente menor do que o outro grupo. Os cientistas dizem que os flavonóides são responsáveis ​​por isso, e não as fibras, como geralmente se acredita.

Eles concluíram que os flavonóides não apenas têm um efeito positivo no metabolismo do açúcar, mas também podem reduzir formação de gordura Eles também descobriram que podem retardar a proliferação de células cancerígenas e prevenir patógenos.

Flavonóides contra o diabetes

Flavonóides, têm um efeito consideravelmente positivo contra o diabetes . Se você tem um risco maior de ter diabetes, deve consumir mais alimentos ricos em flavonóides e antocianinas.

Esses alimentos incluem tomilho, salsa, cebola, vinho e aipo. No entanto, os flavonóides não são medicamentos para diabetes e não podem substituir o seu tratamento. Mas é bom saber que você pode desfrutar de uma refeição deliciosa, sem se sentir culpado depois. Os flavonóides são encontrados apenas em alimentos à base de plantas, porque os animais não podem criá-los naturalmente.

Os produtos alimentares naturais têm sido usados ​​para combater doenças humanas há milhares de anos. Os flavonóides de origem natural, que incluem flavonas, flavonóis, flavanonas, flavonóis, isoflavonas e antocianidinas, foram propostos como suplementos eficazes para o tratamento e prevenção do diabetes e suas complicações a longo prazo baseadas em modelos in vitro e animais. [19659029] Bibliografia:

  1. Clement S, Krause U, Desmedt F, Tanti JF, Behrends J, Pesesse X, et al. A fosfatase lipídica SHIP2 controla a sensibilidade à insulina. Natureza 2001; 409: 92–7.
  2. Tyagi S, Gupta P, Saini AS, Kaushal C, Sharma S. O receptor ativado por proliferador de peroxissomo: Uma família de receptores nucleares atua em várias doenças. J Adv Pharm Technol Res. 2011; 2: 236–40.
  3. Duncan BB, Schmidt MI, Pankow JS, Ballantyne CM, Couper D, Vigo A, et al. Inflamação sistêmica de baixo grau e desenvolvimento de diabetes tipo 2: estudo sobre o risco de aterosclerose nas comunidades. Diabetes 2003; 52: 1799–805.
  4. Hajiaghaalipour F, Khalilpourfarshbafi M, Arya A. Modulação da proteína transportadora de glicose por flavonóides da dieta no diabetes mellitus tipo 2. Int J Biol Sci. 2015; 11: 508–24.
  5. Prasath GS, Subramanian SP. Efeito anti-hiperlipidêmico da fisetina, um bioflavonóide de morangos, estudado em ratos diabéticos induzidos por estreptozotocina. J. Biochem Mol Toxicol. 2014; 28: 442–9.

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