A videira de folha é utilizada na culinária e na medicina natural devido à sua composição nutricional. Nós dizemos-lhe quais são os seus principais usos e propriedades.

 Folha de figueira: que vantagens tem? </em/>) provém da planta da videira, da qual se extraem as uvas.<strong> É usado em muitas cozinhas ao redor do mundo, seja para fins culinários ou medicinais.</strong> Especificamente, destaca-se como fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes e água. Além disso, destacam-se pela versatilidade.</p>
<p class= Embora possam ser usados ​​frescos, também são vendidos embalados, em rolos submersos em salmoura. Claro, seus usos e preparações podem variar de cultura para cultura. Ficou interessado em saber mais sobre suas propriedades? Conheça-as!

Características e propriedades nutricionais

A videira (Vitis vinifera) s está distribuída por todo o mundo, em inúmeras espécies. É uma árvore lenhosa e trepadeira, cujas folhas são grandes, palmadas, lobadas e ligeiramente dentadas nas bordas . Podem medir entre 12 e 15 centímetros. Eles são frequentemente usados ​​nas cozinhas turca, árabe, búlgara, grega e vietnamita.

De acordo com uma análise da Universidade Complutense de Madri, cada 100 gramas de folhas de uva frescas fornecem cerca de 15 gramas de carboidratos. Este valor é superior ao de qualquer outra folha como espinafre, alface e repolho. Seu teor de açúcar livre é de 6,5 gramas por 100 gramas.

Outros valores nutricionais por 100 gramas são os seguintes:

  • Vitamina C, cerca de 200 miligramas em folhas frescas. Quando cozidos, esses valores caem para 5 miligramas.
  • Fibra, 11 gramas.
  • Gordura, 2,12 gramas.
  • Proteína, 5,6 gramas.
A folha de Parra é fonte de carboidratos, vitamina C e proteínas. Além disso, fornece antioxidantes.


História dos usos medicinais da folha de videira

Os usos medicinais da folha de videira começaram na França. O fitoterapeuta Leclerc defendia seu uso como remédio útil contra o desconforto causado pela menopausa.

Além disso, os viticultores franceses costumavam coletar essas folhas para fazer infusões e emplastros. A infusão foi tomada em pequenas doses, enquanto emplastros ou cremes foram aplicados nas pernas para aliviar o inchaço e a dor após um dia de trabalho. concentração de componentes saudáveis, como antocianinas e flavonóides. A partir de uma quantidade inicial de 4 a 6 partes de folhas secas, obtém-se 1 parte do extrato.

Benefícios das folhas de uva

A presença de antioxidantes e outros componentes nas folhas de uva são benéficas para a saúde. Abaixo, detalhamos seus principais efeitos.

Insuficiência venosa crônica

O extrato de folha de uva concentra compostos como flavonóides, que contribuem para a circulação sanguínea ideal. De acordo com um estudo compartilhado em Vascular Pharmacology, esses agentes com capacidade antioxidante ajudam reduzir a fisiopatologia das varizes e regularizar o tônus ​​venoso.

Baixa carga glicêmica

As folhas de uva têm uma baixa carga glicêmica, ou seja, uma quantidade muito pequena de carboidratos por porção. Isso é considerado um indicador da qualidade da dieta.

De acordo com a revista Clinical Nutrition, o índice glicêmico é útil na avaliação e manejo dietético de diabéticos. Além disso, ajuda na prevenção de doenças crônicas.

Um número saudável de carga glicêmica para um adulto não diabético é 100 ou menos. As folhas de videira representam a melhor opção, especialmente para diabéticos ou pessoas com síndrome metabólica.

Constipação

O alto teor de fibras dessas folhas é do tipo insolúvel. Portanto, ajuda a prevenir a constipação e a proteger a mucosa intestinal.

A revista Hospital Nutrition afirma que a fibra alimentar faz parte das dietas saudáveis ​​recomendadas desde os primeiros anos de vida. Isso atinge o intestino grosso e é atacado por bactérias para formar certos produtos benéficos para o corpo.

Efeito anti-inflamatório e antioxidante

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes dos alimentos são úteis na prevenção de doenças crônicas doenças. Com relação a isso, foi determinado que os fitoquímicos da folha da videira favorecem o controle de processos inflamatórios; da mesma forma, ajudam a lidar com os efeitos negativos dos radicais livres.



Como preparar a folha de videira?

É comum encontrar comercialmente folhas de videira embaladas. No entanto, você pode prepará-los em sua cozinha para garantir a qualidade.

  1. Para começar, lave as folhas com muito cuidado para remover os contaminantes do solo.
  2. Depois, selecione as folhas mais frescas e amasse para mantenha-os suculentos.
  3. Em seguida, ferva as folhas por alguns minutos, até que a cor mude para um marrom esverdeado.
  4. Mergulhe-as em água gelada para terminar de branquear.
  5. Enrole-as e coloque-as em uma jarra de vidro . Se preferir, pode usar todos de uma vez.
  6. Para mantê-los por muito tempo, prepare uma salmoura com 100 gramas de sal em 1 litro de água fervida.
  7. Em seguida, adicione o suco de meio copo grande limão e aqueça por 2 minutos.
  8. Adicione a salmoura ao recipiente de vidro e cubra-o enquanto estiver quente para cozinhar em banho-maria. Deste modo, as folhas da videira são esterilizadas e a sua duração pode ser de meses, desde que não sejam descobertas. vegetais. Estes são cozidos em água ou vapor e acompanhados com molho de limão ou iogurte. recomendado não abusar do consumo de folhas de videira. Caso contrário, podem ocorrer distúrbios digestivos, como úlceras estomacais, azia, dores, entre outros. Como não há evidências suficientes sobre sua segurança, é conveniente evitar sua ingestão durante a gravidez e a lactação.

    Você se atreve a experimentar esta comida? O consumo regular de folhas de uva pode contribuir para melhorar a qualidade nutricional da dieta. Claro, é importante incluí-los no quadro de uma dieta saudável e equilibrada. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar seu nutricionista de confiança.

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