O café é uma bebida amplamente consumida em todo o mundo e constitui uma grande fonte de antioxidantes e minerais essenciais. No entanto, é necessário moderar o consumo de acordo com as nossas necessidades físicas e piscatórias, devido ao efeito estimulante da cafeína. Você sabe quais são os efeitos do consumo de café?

Efeitos derivados do consumo de café

O café é um alimento ao qual são atribuídos uma infinidade de benefícios e propriedades . Os mais notáveis ​​são os seguintes:

Redução do risco de sofrer de diabetes tipo 2

O consumo de café tem sido relacionado à prevenção de algumas doenças como diabetes e danos ao fígado

Usuários regulares de café, podem ter entre 25 e 40% menos chances de desenvolver diabetes. O consumo de café aumenta os níveis de certas proteínas plasmáticas responsáveis ​​por regular a atividade da testosterona e do estrogênio, o que impede o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

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] Reduz o risco de doença hepática

O consumo de café tem sido associado à prevenção da cirrose hepática. É uma doença relacionada ao consumo excessivo de álcool e hepatite B. Além disso, existem estudos sugerindo que sua ingestão reduz o risco de câncer de fígado em 40%.

Consumo de café: uma contribuição de antioxidantes

O café possui inúmeros nutrientes essenciais para o nosso corpo. Destaca as vitaminas do grupo B (niacina, riboflavina, ácido pantontênico) necessárias para o nosso sistema neuromuscular. Também possui minerais (potássio, manganês e magnésio), vitais para os processos bioquímicos que ocorrem em nosso corpo.

Estimula o sistema nervoso central

 Mulher estudando
O café é altamente consumido por sua ação estimulante pelos estudantes e

A cafeína é o estimulante mais amplamente consumido no mundo. Seu consumo aumenta os níveis de dopamina e norepinefrina, que aceleram a atividade cerebral. Isso gera um aumento nos níveis de energia, tempos de reação e função cognitiva em geral. É por isso que é amplamente utilizado entre estudantes e trabalhadores.

No entanto, o café também tem inúmeros efeitos colaterais, como azia, formação de úlcera, aumento dos níveis de ansiedade e pressão arterial, pode causar insônia, etc. Portanto, é contra-indicado em alguns casos que veremos abaixo.

Leia mais: O que é o bem eo mal do café?

Hábitos para o consumo saudável de café

Conseguir um consumo responsável de cafeína devemos levar em conta as seguintes diretrizes:

Grupos de risco

 Mulher na cama com insônia
Um dos principais riscos do consumo de café é insônia e nervosismo, então você deve monitorar seu consumo

Existem certos grupos de pessoas que, devido a algum tipo de distúrbio físico ou psicológico, não devem exceder seu consumo de cafeína ou eliminá-lo diretamente de sua dieta.

das características que nós vamos nomear em seguida, é aconselhável que você consulte um profissional de saúde de forma que isto determina se no seu caso particular o consumo de café é contra-indicado.

  • Período de gravidez ou lactação: cafeína pode ser transmitida para o bebê da mãe, influenciando negativamente o seu desenvolvimento e gerando estresse e ansiedade.
  • Anemia: se você tem deficiências nos níveis de ferro e está tomando suplementação , é aconselhável controlar o consumo de cafeína, uma vez que dificulta a absorção correta deste mineral.
  • Tratamento farmacológico: em alguns casos, a cafeína pode aumentar os efeitos colaterais dos medicamentos, portanto, você deve consultar o nosso médico ou farmacêutico nesses casos.
  • Insônia ou ansiedade: o consumo de cafeína é totalmente contra-indicado para as pessoas que sofrem de distúrbios do sono ou crises de ansiedade.
  • Osteoporose: como ocorre com a absorção de suplementos de ferro, cafeína dificulta a assimilação adequada de cálcio no corpo.
  • Hipertensão arterial: café pode aumentar a pressão arterial, então você tem que consultar um especialista para pagar as quantidades que devem ser consumidas.
  • Gastrite: cafeína pode irritar a mucosa gástrica, causando desconforto em quem sofre algum tipo de doença ou patologia relacionada ao sistema digestivo

Incluindo o café em uma dieta saudável e equilibrada

Em muitas ocasiões, o erro é feito de beber café acompanhado de açúcar, leite condensado ou mesmo creme, bem como massas, pastelaria, bolachas ou pastelaria industrial. Nestes casos, o café não é prejudicial, mas as calorias e gorduras processadas que acompanham o seu consumo

.

É aconselhável incluí-lo em nossa dieta com bebidas vegetais (leite de amêndoa ou leite de soja) ou leite sem adoçar e acompanhado de frutas ou grãos integrais. Assim, não apenas obteremos os benefícios do consumo de café, mas também estaremos favorecendo bons hábitos alimentares.

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