Neste mês estamos entrando no outono e a natureza começa a mudar visivelmente. Eles amadurecem frutas que marcam a decolagem da nova temporada, parte da curta temporada que só pode ser desfrutada agora. Legumes adequados para entrar em uma cozinha mais lenta e mais concentrada começam a aparecer na horta.

É hora de fortalecer nossas defesas e preparar nosso organismo para os próximos meses. E uma maneira de fazer isso, se já não foi feito, é ajudar a limpeza do corpo na fase inicial da temporada, antes que o frio chegue para ficar.

nossa comida a grande variedade de alimentos sazonais ricos em antioxidantes que o outono nos oferece. Sem esquecer que, à medida que a temperatura diminui e os dias ficam mais úmidos, o corpo estará nos perguntando alimentos quentes e energéticos para ajudá-lo a se adaptar naturalmente ao clima.

 : que frutas e verduras para comer a cada mês

Os órgãos que terão que prestar mais atenção de acordo com a medicina tradicional chinesa, que leva em conta tanto os ciclos da natureza quanto as mudanças sazonais, são os pulmões e os pulmões . o intestino grosso .

Para eles recomendado para aumentar o consumo de alimentos brancos e verdes o gosto picante de alho, alho-poró e cebola, ea energia de cereais e leguminosas.

frutas e legumes estão em temporada em outubro

As frutas do verão, removendo alguns pêssegos da vinha, desapareceram quase completamente, ou perderam a doçura intensa que nos deram no mês passado. As frutas que marcaram o fim do verão, como as uvas ou figos .

Em troca, mais e mais maçãs e variedades outonais permanecem pêra como a conferência ou o pêra comice, juntamente com uma variedade de frutas que mudam completamente a paisagem de verduras.

Entre os frutos que abrem agora a sua temporada, um dos mais esperados é o Granada . marmelos amadurecem e as primeiras frutas cítricas chegam, tangerinas inicialmente mais verdes, depois mais laranjas. Suas cores claramente outonais são uma declaração de princípios.

No final do mês chegam as cherimoyas e os primeiros caquis, embora às vezes tenhamos que esperar um pouco mais para encontrá-los em seu ponto.

Muitas frutas também amadurecem no meio. floresta, como castanhas rosa mosqueta, abrunhos, medronheiros … E, claro, as estrelas da temporada: cogumelos . Boletus, trombetas da morte, senderuelas, cogumelos de cardo, chanterelles, chanterelles … Você tem muito a escolher além dos cogumelos

 10 alimentos que você vai economizar um resfriado

Algumas frutas provenientes de outras latitudes e que adaptaram bem ao nosso clima em algumas áreas estão agora na temporada. Este é o caso de abacate da manga cultivada na costa da Andaluzia, do mamão o abacaxi ou um deleite que até recentemente poderia ser fresco em nosso país: a data fresca que é cultivada em Elche.

Quanto aos vegetais, também haverá renovação no carrinho de compras. Você ainda vai encontrar feijão verde, pimentão, alface, abobrinha … Mas as abóboras e algumas repolhos especialmente repolho frondoso, estouram

A energia da natureza desce e ela encolhe, por isso não é de surpreender que a proibição também seja aberta para todos os tipos de raízes, bulbos e tubérculos . Você encontrará, com toda a sua energia concentrada no subsolo, alho-poró mais espesso do que o verão, cebolas e batatas já totalmente maduras, pastinagas, beterrabas … e o tubérculo estelar da estação: a batata-doce . 19659009] 12 frutas e legumes da estação: adicione-os ao seu cardápio!

Com o início do outono há tantas novidades em frutas e legumes que custa escolher . Quanto mais variedade você incluir em sua cesta de compras, mais nutritiva será sua comida.

Aqui destacamos algumas das notícias que chegam este mês e que, sem dúvida, ajudarão você a fazer a transição para uma dieta muito mais outonal e repleta de substâncias que reforçarão o sistema imunológico.

1. Cogumelos para protegê-lo de resfriados

Com as primeiras chuvas do outono os entusiastas do cogumelo são jogados na floresta em busca de cogumelos, embora os menos aventureiros possam encontrá-los facilmente nos mercados e sem risco ser confuso!

Cogumelos fornecem pequenas quantidades de proteína e, em geral, são ricos em minerais. Dependendo da variedade, podem conter quantidades valiosas de ferro, selênio, cobre, zinco e manganês. Eles também podem fornecer pequenas doses de vitamina D, a vitamina do sol, que será útil agora que as horas de luz do dia estão diminuindo.

E nossas defesas não poderiam vir em melhor hora. Os cogumelos fornecem poderosos antioxidantes que melhoram os sistemas de desintoxicação do nosso corpo e estimulam o sistema imunológico. Além disso, a maior parte de sua fibra é solúvel e muitas vezes é composta de beta-glucanas

Os beta-glucanos são polissacarídeos que nos ajudam a combater infecções, entre muitos outros benefícios. Eles também favorecem o equilíbrio da flora intestinal e a redução do colesterol.

O cogumelo humilde não pode ser subestimado, que não fica aquém dos antioxidantes ou vitamina D, mas neste momento você tem muitas outras variedades de cogumelos, entre os quais escolha No momento de adquiri-los, certifique-se de que eles apresentam uma aparência fresca e um cheiro intenso com chapéus não muito abertos e sem traços de mofo.

 Super cogumelos: seus antioxidantes surpreendem os cientistas

. Abóbora, uma bênção para sua digestão

A polpa dura da abóbora às vezes custa um pouco para descascar, mas sua riqueza e seu sabor doce e delicado tornam o esforço mais do que compensado. 19659002] A abóbora funciona como um bálsamo digestivo graças ao seu efeito anti-inflamatório no estômago e intestino . Também é considerado depurativo e, se ingerido regularmente, ajuda a regular o açúcar no sangue.

Os carboidratos de abóbora são assimilados lentamente e não causam altos e baixos de glicose.

É também um vegetal ] rico em três vitaminas antioxidantes : 200 gramas contêm até dois terços do beta-caroteno ou provitamina A que é necessário por dia (especialmente nas variedades mais laranjas), 30% da vitamina C e quase 20% de E.

Para fazer bom uso de suas vitaminas pode ser ralado e adicionado cru à salada . Cozinhar, no entanto, aumenta sua doçura. É delicioso assado e creme, com cominho ou noz-moscada. E não desperdice as sementes: elas são ricas em magnésio e zinco!

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3. Batata-doce embalada com betacaroteno

Quando as temperaturas começam a cair, o doce aroma de batata-doce recém assada é tão reconfortante quanto o sabor de sua polpa saborosa.

A doçura é dada por seus carboidratos , que são acompanhados por uma boa dose de fibra e fornecem ao organismo energia de forma gradual.

Sua cor laranja revela sua riqueza em beta-caroteno, comparável à das cenouras. Uma porção de 100 gramas cobre as necessidades diárias dessa substância que no organismo é transformada em vitamina A .

Além de assar e comer como está, afundando a colher nela, a batata doce lhe dá muito jogo na cozinha . Pode ser apreciado em sobremesas, em ensopados, em recheios e fritos, como batatas.

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4. Kale, muito mais do que um repolho da moda

Este couve tornou-se um talismã entre os seguidores de alimentos naturais e agora é comum encontrá-lo em lojas de alimentos orgânicos.

O poder nutricional deste repolho não é Não é mito. Ele fornece boas doses de cálcio prontamente assimilável e vitaminas abundantes: especialmente vitamina C, vitamina K, ácido fólico e vitamina A, mas também alguma vitamina E.

Também contém muita fibra e, como outras couves, compostos de enxofre considerados anticarcinogênicos e numerosos antioxidantes.

Estudos recentes identificaram na couve galega até 45 flavonóides diferentes.

Para fazer o melhor uso de seus nutrientes, o ideal é cozinhá-lo cozido no vapor ou com pouca água deixando al dente, embora você também possa incluí-lo cru em seus smoothies verdes ou fazer deliciosos chips de repolho desidratados com ele

 Kale chips com azeitonas

5. Datas para manter o ritmo … e fresco

As datas são secas na própria palmeira, por isso, quando são colhidas, estão prontas para saborear a sua suculenta doçura, cheia de nuances. No entanto, durante todo o outono, além das datas secas, as datas frescas cultivadas em El Palmeral de Elche chegam aos mercados

. Elas fornecem energia instantaneamente graças a seus açúcares, compostos principalmente de glicose e frutose. Tome-os com moderação, porque 100 gramas fornecem 270 calorias.

As datas também fornecem minerais como potássio, magnésio e ferro, e sua fibra lhes confere um efeito laxante . constitui um adoçante natural agradável . A cozinha vegan utiliza uma pasta de data ideal para incorporar às suas receitas em substituição ao açúcar e para lhes dar um sabor doce

Para elaborar esta pasta de data o ideal é usar as da variedade medjool, grande e concurso Eles são embebidos em água morna por cerca de duas horas, drenados e desossados. Então eles são esmagados com um pouco de água até que a textura desejada seja obtida. Você pode adicionar baunilha, limão, cacau ou especiarias

 Trufas de chocolate

6. Kiwis sustentáveis ​​ricos em vitamina C

Esta fruta exótica, pouco conhecida em nosso país até algumas décadas atrás, é nativa da China e recebeu o nome da ave nacional da Nova Zelândia, talvez porque nos lembra o corpo redondo desta ave coberto com uma pena marrom muito fina

Um único kiwi dá a você tanto vitamina C quanto uma laranja : tudo que você precisa por dia! Mas para aproveitar melhor, tente escovar a pele para remover o cabelo e comê-lo sem descascar.

Também você ajuda a evitar a constipação porque sua fibra exerce um efeito regulador efetivo.

É agora, no outono, precisamente quando a sua vitamina C é mais necessária para fortalecer as defesas. Ele também tem vitamina E, flavonóides e carotenóides que aumentam ainda mais essa proteção.

As objeções ambientais do kiwi da Nova Zelândia são colocadas nele devido à longa viagem que deve ser realizada. Os kiwis que vêm de Galiza, País Basco, Astúrias e norte de Portugal não podem ser criticados de todo. Olhe para a origem!

 Salada muito verde com castanha de caju

7. Marmelo, todo aroma e benefícios

Todos os anos, no outono, o sol aquece por alguns dias a mais do que o habitual. Em algumas áreas esta curta trégua de bom tempo é conhecida como "marmelo verão", porque geralmente coincide com o amadurecimento desta fruta.

Sob sua pele dura, o marmelo esconde uma polpa branca e áspera impossível comer cru , mas uma vez cozido torna-se encarnar, suave e aromático .

Sua fibra, basicamente pectina e mucilagem, e os taninos presentes na polpa amaciar o trato digestivo e prevenir distúrbios gastrointestinais . Eles também aumentam a ação depurativa do fígado e reduzem o colesterol.

Os marmelos contêm taninos adstringentes, regulam a flora intestinal e aliviam a acidez.

Embora em nosso país você coma principalmente sua geléia, marmelada , eles são muito saborosos em bolos ou simplesmente assados ​​com um pouco de canela e alguns adoçantes naturais.

Outra maneira saborosa e original para prepará-los é a proposta pelo chef Yotam Ottolenghi . Ele cozinha 2 marmelos divididos em quartos no suco de 6 romãs e 1 laranja por 20 minutos, juntamente com cravo, canela e um pouco de açúcar.

 Um rico marmelada caseira e saudável!

8. Romã antioxidante para suas artérias

Cortar uma romã ao meio é como abrir um tesouro: seus grãos vermelhos como rubis augurar grandes satisfações . Então você pode derramá-lo rapidamente, batendo com a alça de um almofariz cortado em duas metades, ou separar os grãos com paciência

Seu grande poder antioxidante é devido à sua riqueza em compostos como ácido elágico, antocianinas e taninos, que contribuem para manter as artérias saudáveis ​​ e para evitar doenças degenerativas associadas à idade. A romã também é considerada depurativa e um bom bálsamo intestinal.

Sua contribuição nutricional também não é insignificante. Ele fornece boas doses de potássio e manganês, bem como vitaminas abundantes especialmente C, B5, B6 e E.

Você pode comê-lo como está, como fruta de mesa ou entre as refeições, ou pode adicioná-lo a as saladas, às quais dá alegria e frescor e em que combina muito bem com as folhas amargas que chegam no outono e no inverno, como a escarola ou a endívia. Outra ótima opção é esmagar seus grãos e obter seu suco, especialmente concentrado em antioxidantes.

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9. Conferência de pêra contra a hipertensão

Depois das pêras de água que amadurecem no outono, chegam pêras, entre elas esta saborosa pêra de forma alongada e pele pontilhada com manchas de ouro. Foi desenvolvido por um fazendeiro britânico em 1885 e sua suculência e finesse lhe rendeu o prêmio de melhor pêra do ano em uma conferência internacional realizada em Londres.

Desde então, é conhecido como "conferência" e hoje continua sendo um dos mais valorizados do mercado. Sua polpa doce e delicada praticamente derrete na boca quando está madura.

Como em outras peras, a polpa dessa variedade é quase toda água e fornece apenas cerca de 46 calorias por 100 gramas. Também é considerado depurativo e muito digestivo .

Graças à sua riqueza em potássio, tornou-se um popular aliado contra a hipertensão . Seus açúcares, por outro lado, são bem tolerados por pessoas com diabetes.

Em saladas com folhas amargas, com marmelo ou geleia, ou no muesli, picado, combina maravilhosamente e sempre traz um agradável toque de frescor. ] Creme de peras e pastinaca com amêndoas ” class=”lazyload”/>

10. Castanhas, energia reconfortante para as células

Quando o outono chega, o cheiro de castanhas assadas das pequenas barracas que se abrem nas vilas e cidades nos convida a saboreá-las na rua, embora também possamos encontrá-las no mercados ou mesmo ir à floresta para pegá-los e assá-los em casa

Um cone de castanhas assadas é um lanche ideal nos dias frios do outono. Graças à sua riqueza em carboidratos, principalmente amido, eles fornecem energia lenta e gradualmente . No entanto, ao contrário de outras nozes fornecem pouca gordura, então eles são mais leves do que se pensa comumente: cerca de 200 calorias por 100 gramas

Eles também fornecem vitaminas do grupo B especialmente B1 e B6, que favorecem a transformação de nutrientes em energia para as células. E eles são generosos em vários minerais, incluindo potássio, fósforo, magnésio e ferro.

Moendo as castanhas você obtém uma farinha sem glúten que você pode aproveitar em suas receitas, mas há muitas outras maneiras de apreciá-las.

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11. Tangerinas para preparar suas defesas

A acidez das primeiras tangerinas antecipa a estação cítrica, que com sua riqueza em vitamina C é de grande ajuda para prevenir resfriados quando as temperaturas começam a cair.

Embora não contenham tanto desta vitamina antioxidante como laranjas, obtêm 32 mg por 100 gramas. De fato, duas tangerinas bastam para tomar toda a vitamina C necessária em um dia .

A vitamina C protege as membranas mucosas e, juntamente com a hesperidina, um antioxidante presente na tangerina, favorece a regeneração de colágeno da pele e osso

Eles também fornecem mais beta-caroteno ou provitamina A do que qualquer outro citrus, além de vitamina B1, cálcio e potássio.

Uma vantagem da tangerina é que, como geralmente é consumido como um fruto inteiro, a fibra é bem usada, concentrada na pele branca que cobre os segmentos. De qualquer forma, se você quiser fazer um suco, propomos misturar em partes iguais o suco de tangerina e romã . Você obterá um delicioso antioxidante elixir

 Escarola e salada de tangerina

12. Abacate para o coração

Com o início do Outono, começa a época natural dos abacates cultivados nas Ilhas Canárias e na Costa del Sol. E vale a pena incluí-los na sua dieta: sob a pele áspera desta fruta esconde-se uma polpa untuosa que nutre, regula o colesterol e dá-lhe vitalidade .

A sua gordura é de qualidade, já que é basicamente gordura monoinsaturada como a do azeite. Aumenta o bom colesterol HDL e reduz o mau LDL

Também dá a você vitamina E cuja ação antioxidante ajuda a proteger as membranas celulares. Cerca de 100 gramas de abacate cobrem um quarto das nossas necessidades diárias

Em saladas, no popular guacamole, como base de mousses e cremes … as suas possibilidades na cozinha são muitas e variadas. Você também pode usá-lo como se fosse manteiga espalhando a polpa sobre o pão. Claro, tome cuidado para derramar algumas gotas de limão para melhorar o seu sabor e não escurecer.

Milk-shake com um leite vegetal (de amêndoas ou avelãs, por exemplo) resultados uma sobremesa tão simples quanto espetacular pelo seu sabor e textura. E adoro crianças!

 Mousse de cacau e abacate com xarope de bordo

Outubro também é um bom mês para …

Nesta temporada flores de açafrão cujo cultivo concentrados em Castilla La Mancha. Os fios são colhidos à mão, flor por flor, em um processo caro que explica seu alto preço … e sua qualidade.

Também é hora de apreciar as primeiras nozes do ano e, se choveu, para ir à floresta procurar os primeiros cogumelos e fazer boas provisões de bagas silvestres


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