O outono avança imparável e que se mostra nas horas de luz e nas temperaturas. As folhas começam a cair, ou crescem mais lentamente, e a energia está concentrada nas raízes, e é por isso que elas são coletadas principalmente agora e totalmente incorporadas à cozinha da época.

e outras mudanças, nosso corpo precisa se adaptar para manter o equilíbrio. Cada vez mais seremos solicitados por alimentos quentes e energéticos que nos permitam enfrentar com força a mudança de tempo e o avanço do frio.

Nesse sentido, os alimentos da estação são vitais para proporcionar calor interno, boas defesas e energia lenta e duradoura . E não se trata de comer mais, mas de introduzir alimentos que nos nutrem e fortalecem.

 6 alimentos de conforto para comer no outono

Os órgãos que continuam a operar de acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa são pulmões e intestino grosso para o qual devemos prestar atenção especial.

Tanto a energia de cereais e legumes e alimentos brancos e verdes, como muitos deles estão na temporada, eles ajudarão a cuidar deles de acordo com a visão oriental.

Que frutas e verduras são temperadas em novembro?

A paisagem no jardim já é completamente outonal. Algumas das frutas que foram colhidas no final do verão são mantidas, como a uva, mas é comum que não haja vestígios daqueles que amadureceram na primavera e na estação de calor, a menos que importados. de outros países. Sim, existem alguns vegetais, como beringelas ou courgettes.

Entre as frutas, a gama de tipicamente outonais está aumentando e a oferta é imensa. Os caquis estão se tornando cada vez mais doces e irresistíveis para a romã e o marmelo. Além disso, o cherimoya que, como o caqui dura apenas alguns meses, então você deve aproveitar agora, se você não quer perder

 6 alimentos para um outono cheio de saúde

Outras frutas que ainda estão em seu melhor momento é o kiwi ou o abacate . Há também datas frescas, bem como frutas tropicais que amadurecem em nossas latitudes: mamão, manga, abacaxi ou a banana sempre disponível.

O kiwi, que felizmente permanece conosco por vários meses, tem outros grandes concorrentes em no que diz respeito a sua riqueza em vitamina C. E isso é que cítricos será cada vez mais variada e doce à medida que a estação progride. As tangerinas serão cada vez menos verdes e talvez vejamos as primeiras laranjas. Você também pode desfrutar os kumquats e bons limões.

Para os primeiros tipos de maçã outros são adicionados, é cada vez mais difícil escolher! E o mesmo acontece com as peras . A Conferência, o Comice, a Williams e outras variedades de outono deslocaram as peras de água fornecidas pelo verão

E, na floresta, os cogumelos serão acompanhados por castanhas e medronheiros . Os morangueiros às vezes são difíceis de encontrar nas lojas, mas em uma viagem para a floresta é um prazer obtê-los. Em algumas árvores elas amadurecem ao mesmo tempo em que novas flores são abertas

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Na seção de vegetais sazonais, a variedade não é menos esmagadora. Há alguns vegetais tradicionais tanto do outono como do inverno, como borragem ou erva-doce.

Eles são adicionados a grandes estrelas de outono que chegaram com a mudança de estação, como abóboras e todos os tipos de raízes, bolbos e tubérculos . Além da batata doce e muitas variedades de batatas velhas, você pode desfrutar de alho-poró muito espesso, beterraba, ou a mesma erva-doce.

Os repolhos folha estão em seu melhor momento, embora você também vai encontrar brócolis e couve-flor . Outras folhas da estação que lhe darão muito jogo na cozinha outonal são acelga, espinafre e aipo e se você quiser continuar desfrutando de boas saladas, você terá as primeiras escaroles, endívias, agrião e canons .

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Alimentos sazonais estão em sintonia com as mudanças que ocorrem no meio ambiente e eles dão a você a melhor reserva antioxidante . As do outono não são uma exceção.

Além da maioria das frutas e legumes que incluímos em nosso calendário para o mês de outubro, neste mês você poderá encher o carrinho de compras com muitos outros alimentos cuja estação começa agora. Esta é uma seleção:

1. Beterraba para diminuir a tensão

Deste vegetal você pode comer as folhas, cruas na salada ou bem cozidas, como as de seu parente a acelga. No entanto, é a raiz, com sua cor roxa vívida e um sabor agradável entre doce e terroso que é mais comumente usado na culinária.

Sua doçura é devido a seus açúcares, responsáveis ​​por sua poucas calorias. Estes são acompanhados por boas doses de fibras ácido fólico e vitamina C embora as vitaminas sejam parcialmente perdidas por cozimento.

O mais comum é ferver a beterraba na água e incluí-la em saladas, saladas, sopas e ensopados, mas também pode ser assado no forno ou comido cru, como na cozinha crua.

Tem um suco adequado para reduzir a pressão arterial . Você também pode combiná-lo com repolho e aipo para obter um suco rico em antioxidantes muito digestivos: descasque a beterraba, o troceas e o licor junto com três folhas de repolho e o talo de um aipo. Para suavizar o sabor, você pode adicionar uma maçã.

Contendo oxalatos suficientes deve ser moderado se você é propenso a pedras nos rins.

 Patê de sementes de girassol e beterraba

2 . Escarola depurativa e remineralizante

As coloridas folhas encaracoladas da escarola dão caráter às saladas de outono e inverno em que seu sabor levemente amargo oferece um delicioso contraponto aos ingredientes com os quais ela é normalmente acompanhada , como aipo, cenoura, cebola e frutas, como laranja, romã ou uvas

Como outras plantas amargas, como chicória e endívia, favorece a secreção de suco gástrico e ajuda o fígado em sua função depurativa

Sendo composto de água abundante, alguns carboidratos e fibras, é muito leve. Também fornece potássio, cálcio e ferro, juntamente com pequenas doses de outros minerais, e constitui uma excelente fonte de ácido fólico : uma porção de 100 gramas fornece mais da metade da quantidade necessária por dia!

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 Escarola e salada de tangerina

3. Madroño, uma iguaria selvagem saudável

Estas pequenas frutas, que com sua cor iluminam a floresta no outono, são tão delicadas que não foram emprestadas para cultivo em massa e comercialização . Portanto, o mais comum é apreciá-los nos passeios à natureza .

Os medronheiros não são apenas doces e suculentos, mas contêm substâncias muito benéficas para o coração . isoquercitina ou taninos

Segundo um estudo da Universidade de Pisa, na Itália, os medronheiros reduzem o risco de ataque cardíaco.

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4. Alcachofra para cuidar do seu fígado e do seu coração

A estação da alcachofra, que começa agora, alonga-se até à primavera graças às suas flores sucessivas. Entre as flores comestíveis, é sem dúvida uma das mais suculentas.

Sua combinação de substâncias doces e amargas não só lhe dá um sabor único, mas também algumas propriedades que o tornam ideal para cuidar do fígado, coração e sistema digestivo. Também é considerado diurético e depurativo bem como uma boa fonte de vitamina B1 e ácido fólico.

Entre seus compostos amargos destaca a cinarina, que estimulando a produção de bile melhora a digestão. Também ajuda a reduzir o colesterol e a regenerar o fígado .

O doce toque na alcachofra é a inulina, uma fibra prebiótica que ajuda a regular o açúcar no sangue e a equilibrar flora intestinal

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5. Anticancer broccoli

Estamos em temporada completa de repolho e podemos apreciá-los por muitos meses. Isto é particularmente surpreendente com a sua delicadeza e a sua ligeira doçura quando é cozinhada brevemente

Quando cozinhando, o brócolis não só tem um sabor melhor, mas conserva mais nutrientes. No seu caso eles são tantos e tão valiosos que é duplamente importante

Além de fornecer uma pequena quantidade de proteínas, é muito rico em vitamina C, ácido fólico e betacaroteno o pigmento antioxidante encontrado no corpo. Ele se transforma em vitamina A. Ele também fornece outras vitaminas do grupo B (B1, B2, B3 e B6) e minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco.

No entanto, além de ser muito nutritivo, brócolis considere benéfico para o fígado e anticâncer . Estas propriedades são atribuídas ao seu conteúdo em substâncias antioxidantes presentes em toda a família de repolhos, como o sulforanan

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6. Tupinambo, um aliado da sua microbiota

Em uma parada de produtos orgânicos, muitas vezes são verduras que não são vistas nos supermercados. Um deles é o tupinambo, também conhecido como Alcachofra de Jerusalém ou Alcachofra de Jerusalém .

É um tubérculo com um sabor um pouco doce e uma aparência curiosa e nodosa que atrai a atenção. Há quem diga que se assemelha ao da alcachofra, e isso está relacionado a ela. Na verdade, ele fornece o mesmo tipo de fibra: inulina, um prebiótico que é altamente valorizado por seu efeito benéfico sobre nossos níveis de microbiota e colesterol .

Como batatas e outros tubérculos, é rico em potássio, o que o torna adequado para pessoas que sofrem de problemas de hipertensão. Também contribui com boa quantidade de ferro (3,4 mg por 100 gramas)

Tradicionalmente, foi comido cozido ou em guisados ​​e ensopados, embora sua recuperação pela haute cuisine ] mostrou que pode ser usado de maneiras muito criativas em receitas modernas e atraentes

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7. Borraja rico em mucilagem

Nas margens do Ebro de Aragón e Navarra, onde é mais consumido, eles sabem bem: este vegetal tem um sabor delicado que conforta .

No mercado é fácil reconheça pela fluff fina ou "apaga" que cobre as hastes. Seus mucilagens tornam muito digestivo reduzir a absorção de colesterol e aliviar a constipação. Fornece potássio, magnésio, ferro, cálcio e pró-vitamina A.

Alguns dos minerais de borragem são dissolvidos no caldo de cozimento, por isso é uma boa ideia beber ou tomar outra receita. É também um caldo depurativo

. O fiapo é removido antes de assar as folhas esfregando-as com um esfregão ou faca. Não precisa de muito: é simplesmente delicioso cozido com uma pequena batata e um fio de azeite ou em ensopado de legumes. A propósito, suas flores também são comidas!

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8. Kumquat, vitamina C com toda a fibra

Esta laranja anã, não muito maior do que uma data, é nativa da China e da Indochina. Embora seja frequentemente usado para fins ornamentais, tem um delicioso sabor adocicado e todos os benefícios para a saúde das frutas cítricas .

Uma das vantagens do kumquat é que pode ser consumido com o pele fina e saborosa, que permite aproveitar melhor sua abundante fibra (6,5%!). Então, para comê-los, basta lavá-los

A pele é mais doce do que a polpa, então o sabor deste citrus ganha nuances se comido junto.

Na verdade, eles são tão pequenos e fáceis de comer que, quando eles são testados, é fácil começar, mas não tanto parar. Mas isso não importa: com apenas quatro você terá obtido toda a vitamina C que você precisa por dia . Também fornece flavonóides, que, como a vitamina C, exercem um efeito antioxidante que protege contra as doenças cardiovasculares.

Você pode adicioná-lo às suas saladas de folhas amargas em vez de laranja ou outras frutas. um toque de sofisticação

 Salada de endívia e tangerina

9. Cherimoya suculento e cremoso

É difícil imaginar que sob uma pele tão áspera e escamosa essa fruta tropical esconda uma polpa tão macia e delicada, com textura de mousse e um sabor que esteja a meio caminho entre frutas doces e sobremesas lácteas

Seu nome vem de quíchua chirimuya que significa "sementes frescas", provavelmente em referência à sua suculência e às enormes sementes que abriga dentro.

É tão doce e suculento porque contém muita água e carboidratos. Mas também fornece muitos outros nutrientes valiosos. Assim, uma única chirimoya fornece a você mais da metade da vitamina C que é necessária por dia e um quinto do potássio.

Na Espanha, o principal produtor europeu de maçãs de creme, cultivada em Granada e nas Ilhas Canárias . Eles podem ser apreciados entre outubro e fevereiro

Aproveitando sua cremosidade, você pode usá-lo para preparar um creme vegetal leve.

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10. Erva-doce para melhorar suas digestões

Este vegetal de inverno anisado que pode ser apreciado até meados da primavera, agora começa a chegar aos nossos mercados.

É considerado diurético, laxante e muito digestivo porque alivia gases e espasmos intestinais.

Seus óleos essenciais, especificamente anetol, conferem-lhe um efeito estrogênico, útil na menopausa e antiinflamatório. Além disso, fornece vitamina C e ácido fólico .

Em salada você pode combiná-lo, por exemplo, com abacate, pimenta vermelha e laranja. Você também pode cortá-lo muito finito e simplesmente combiná-lo com fitas de cenoura. Em geral, os curativos cítricos parecem bons .

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11. Caqui rico em beta-caroteno

Quando estão bem maduros, os caquis ou palosantos são irresistíveis: sua polpa de mel, quase translúcida, derrete na boca enchendo-a de doçura. Embora a sua curta temporada nos faz não pensar neles como um capricho de outono, não vale a pena perdê-los, pelo sabor e por suas propriedades nutricionais.

O caqui dá-lhe pequenas doses de fibra e abundante vitaminas, especialmente vitamina C e beta-caroteno ou provitamina A . Ao efeito antioxidante de ambos, são adicionados os taninos, que também são um tanto adstringentes

Uma variedade de caqui, muito apreciada em nosso país, é vermelha brilhante. Em Valência, tem a denominação de origem protegida Kaki Ribera del Xúquer. Aqueles da variedade macia, que agora estão em sua melhor forma, podem ser comidos por colheradas, após a remoção da tampa.

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12. Aipo, um grande depurativo

Este vegetal crocante, deliciosa salada crua e essencial nos vinhos e ensopados que começam a apelar neste momento, contém muita água, muito poucas calorias e boas doses de vitamina C e ácido fólico. [19659002NoentantomaisdoquepeloseupodernutricionaloaipoéapreciadoporsuasvirtudesmedicinaisÉconsiderado remineralizante, alcalinizante, depurativo e regulador nervoso . No sistema digestivo, ele também age como um bálsamo, uma vez que seus polissacarídeos acalmam a inflamação.

Seus óleos essenciais, juntamente com sua riqueza em potássio, conferem-lhe um grande efeito diurético, útil na hipertensão. e problemas comuns .

Tomando-lhe smoothie sozinho ou com outros vegetais, é uma maneira eficaz de tirar proveito de suas virtudes

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