O que é a germinação de uma semente?

Quando uma semente ou grão tem água, oxigénio e calor, germina ou brota para formar uma nova planta.

germinação há muitas mudanças na composição das sementes, porque elas têm que usar suas reservas de carboidratos, lipídios e proteínas para o seu desenvolvimento. Quais sementes podem ser germinadas ? Os de cereais horticultural e legumes .

Como fonte de energia a germinação de sementes e grãos é um dos mais antigos processos, com registros que remontam a 3000 aC, especialmente na China e no Japão, mas também no antigo Egito, onde consumiram brotos aromáticos que mudaram o aroma de transpiração ou suor.

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A germinação faz com que as sementes de cereais e legumes aumentem seu valor nutricional em relação ao mesmo alimento sem germinar.

Ao mesmo tempo, eles são considerados alimentos funcionais, porque facilitam a assimilação e a utilização de nutrientes em

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<p style= Com a germinação, aumenta o teor de antioxidantes e alimentos organolepticamente agradáveis ​​são obtidos que, além disso, s, fornecem quantidades significativas de fibras .

Brotos ou brotos fornecem múltiplos benefícios nutricionais e terapêuticos já que vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, ácidos graxos e enzimas são encontrados

Junto com uma dieta saudável, brotos ou brotos ajudam a prevenir ou melhorar várias condições de saúde humana e contribuem para a redução da desnutrição em bebês, mulheres grávidas e mães que amamentam.

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Como germinar sementes passo a passo

Este é possivelmente um dos processos mais antigos, mais baratos e mais simples para melhorar o valor nutricional, digestibilidade protéica e palatabilidade de grãos de cereais e sementes de leguminosas.

Para a germinação, doméstica ou industrial, existem vários métodos. Um dos mais simples e difundidos é:

1. Lavar sementes ou grãos em água potável; é importante que eles não tenham sido torrados ou congelados e não devam ser misturados, porque cada semente ou grão tem seu próprio tempo de germinação.

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Colocar as sementes de molho em água potável, excedendo três vezes o volume de sementes ou grãos.

  • O tempo de imersão depende da semente, mas geralmente requer entre 8 a 15 horas.
  • ] A temperatura de imersão é importante, não deve exceder 20 ° C ou ser inferior a 15 ° C

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3. Uma vez terminada a imersão, a água de rosas é descartada, as sementes ou grãos são enxaguados e colocados em um frasco cuja tampa é substituída por gaze ou malha

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] 4. A garrafa é deixada inclinada com a boca para baixo para facilitar a saída do excesso de água e permitir a entrada de ar. Se eles não tiverem suficiente entrada de ar ou a água estagnar entre os grãos, o molde se formará.

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5. O local onde a garrafa inclinada deve estar deve estar limpo, quente (entre 15 e 20 ° C) e escuro.

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6. Um enxaguamento das sementes na mesma garrafa deve ser realizado entre duas e quatro vezes por dia.

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Quando as gemas estão entre 2 e 3 cm, será necessário colocar a garrafa em luz natural indireta durante cerca de duas horas por dia. Isso fará com que eles produzam clorofila e o surto tenha um melhor sabor.

O tempo total de germinação é de cerca de 3 a 5 dias

Uma vez que o botão esteja pronto para o preparo, ele pode ser armazenado na geladeira ou na geladeira por até 7 dias; Uma vez drenados, eles podem ser transferidos para um recipiente onde podem ser armazenados

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Outra grande vantagem dos brotos ou surtos de legumes e de cereais é que eles podem ser obtidos em qualquer época do ano e têm excelente rendimento.

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O que pode dar errado ao germinar

Entre os problemas mais comuns pelos quais os rebentos não conseguiram bons rendimentos estão:

  • A temperatura : recomenda-se prestar especial atenção às condições ambientais do local e à temperatura do água Sempre use água potável e natural (entre 15 e 20 ° C) para enxágue.
  • Controle de umidade : se a água se acumula, formas de bolor; mas se secarem, não germinarão. É por isso que, se as condições climáticas são de altas temperaturas e clima seco, recomenda-se fazer mais lavagens
  • As sementes : A qualidade das sementes é indispensável. Recomenda-se adquirir sementes e grãos de origem orgânica para garantir que eles não foram tratados com pesticidas sintéticos.

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 Benefícios germinados

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Benefícios do consumo de germes e germinados

Vários estudos mostraram um aumento significativo na digestibilidade protéica de sementes germinadas.

Se aumenta o teor de vitaminas do grupo B e especialmente de vitamina C reduzindo fatores antinutricionais em leguminosas, como inibidores de proteases, ácido fítico e lectinas, causando hidrólise de oligossacarídeos (refino e estaquiose) causando flatulência

O consumo de sementes e brotos germinados atua no metabolismo humano levando a uma regeneração . n da corrente sanguínea e os processos digestivos devido à sua alta concentração enzimática, uma vez que, por serem alimentos vivos, eles contêm enzimas ativas .

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Brotos ou brotos promovem os processos de desintoxicação e purificação, estimulam a secreção do pâncreas e ativam a regeneração e inflamação do sistema digestivo. 19659061]

Qualquer semente ou grão de cereal pode germinar, embora pelo seu sabor e textura os brotos mais apreciados sejam :

  • Green soybeans ( Vigna radiata ): são os rebentos mais conhecidos, espalhados de comida chinesa a múltiplas preparações ocidentais, são usados ​​frescos, salteados, cozidos no vapor ou cozidos como ingrediente de vários pratos. É recomendado para dietas de emagrecimento e para diminuir o excesso de colesterol

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  • Wheat ( Triticum aestivum ): utilizado para preparar pratos e bebidas quentes, bem como obter farinhas que são utilizadas em padarias. Eles têm menos teor de água do que os brotos de soja e mais vitamina C. Eles são adequados para o tratamento distúrbios nervosos e emocionais . Aqui você tem sementes de trigo para germinar

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  • Alfafa ( Medicago sativa ), destacam-se porque contêm mais beta -carotenos (pró vitamina A ) do que o tomate e o pimenta . Eles também se destacam porque, juntamente com os de trigo, são os que clorofila sintetizam, com uma grande capacidade regenerativa das células entre suas principais propriedades. A remineralização, para fadiga de combate é uma de suas principais indicações. Aqui você tem Sementes de Alfafa para germinar .

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  • Girassol ( Helianthus annuus ), são ricas em proteínas, gorduras insaturadas, vitaminas do grupo B e vitamina E cálcio, ferro, fósforo potássio e magnésio

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  • Sesame ] ( Sesamum indicum ), são uma boa fonte de fibras, proteínas, vitaminas B e E, magnésio, potássio, ferro, fósforo e cálcio . Recomenda-se germiná-los apenas por 2 dias, porque eles podem ficar amargos.

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  • Grão de bico ( Cicer arietinum ), são ricos em carboidratos, fibra, cálcio, potássio e vitaminas de potássio

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  • Lentilhas ( Lens culinaris ), conhecidos como retardadores envelhecimento, são ricos em vitamina C, proteínas e ferro . Aconselha-se para pessoas com intensa atividade física ou mental.

  • Mostarda ( Sinapis alba ), recomendado para tratar os distúrbios digestivos tais como gastrite rica em lipídios e vitamina C. Aqui você tem sementes de mostarda para germinar

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Como são germinados os brotos? comum é consumi-los em Receitas de Culinária estilo de salada frio e temperado, misturado com alface, tomate, cogumelos, gaspacho e salmorejo, etc. Mas eles também são ingredientes em molhos para vestir saladas, batidas com outros ingredientes, como alho, salsa, suco de limão, entre outros, para dar-lhes uma consistência cremosa.

Você pode usá-los em seus smoothies .

Na preparação de sopas, guisados ​​e purés são geralmente incorporados no momento de servir, como em outros pratos quentes ou para acompanhar pratos de massa.

Uma alternativa cada vez mais alargada para incorporá-los na dieta está na forma de bebida, shakes, sorvetes ou até acompanhando iogurtes

Fontes consultadas

  • "Método para a obtenção de feijão germinado e lentilha (Vicia faba L. e Lens esculenta )", I. Q. Ximena Andrade Lee. Universidade Nacional da Colômbia Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • "Efeito da germinação no teor de ferro e cálcio em amaranto, quinoa, feijão-guandu e soja", Diana C. Chaparro, Y Remigio Pismag, Ana de Dios Elizalde C. Biotecnologia no Setor Agropecuário e Agroindustrial, Vol 9, Nº 1. 2011
  • "Efeito da germinação no teor e digestibilidade da proteína em sementes de amaranto, quinoa, soja e guandu", Chaparro Rojas, DC , Pismag Portilla, RI, Elizalde Correa, A., Vivas Quila, NJ e Erazo Caicedo, C.A. Faculdade de Ciências Agrárias Vol. 8 No. 1. 2010
  • "Utilidade na alimentação de algumas sementes germinadas: brotos de soja e trigo", Carolina Ponce de León, Ma. Esperanza Torija e Ma. Cruz Matallana. Departamento de Nutrição e Bromatologia II Faculdade de Farmácia, Universidade Complutense de Madrid. 2013.
  • "Brotos e couves, seus benefícios e como fazê-los em casa", María Inés Elorza. Subdirección de Medio Ambiente, Santiago Meio Ambiente, Chile
  • "Mais energia e saúde com os brotos", Luisa Martín. 2005

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