El ghee É um tipo de manteiga que fornece nutrientes interessantes e aumenta o sabor dos alimentos. Quais são seus benefícios e recomendações de consumo?

Ghee: benefícios e contraindicações

Última atualização: 20 de janeiro de 2022

ghee é um alimento tradicionalmente usado na medicina ayurvédica. Especificamente, é considerado uma das fontes mais saudáveis ​​de gordura. De fato, nos últimos anos tornou-se popular e muitas pessoas decidiram incluí-lo em sua dieta regular.

De acordo com esta antiga prática médica, esta manteiga promove a longevidade e protege contra o desenvolvimento de algumas doenças. Da mesma forma, acredita-se que lubrifique os tecidos, melhore a elasticidade, melhore a memória e estimule a digestão. . Você tem dúvidas sobre este alimento? Abaixo, falaremos mais sobre suas propriedades, usos e recomendações de consumo.

O que é ghee e como é feito?

ghee é um tipo de manteiga clarificada feita de leite de vaca manteiga. É muito popular nas cozinhas da Índia, Paquistão e Oriente Médio, onde é usado em alimentos doces e salgados, bem como para misturar bebidas e infusões.

faz parte da manteiga feita com leite de vaca. Este é submetido a um calor suave (não superior a 100 graus Celsius) para que a água evapore. Os sólidos são separados, resultando em um produto feito inteiramente de lipídios.

ghee em si foi criado como um método de preservação de manteiga de altas temperaturas. Na verdade, não precisa de refrigeração, embora seja recomendável mantê-lo em um local escuro. Sua consistência pode mudar ao longo do ano, dependendo da temperatura.

Em linhas gerais, as diferenças com a manteiga são pequenas. ghee contém uma porcentagem maior de gordura. Portanto, oferece maior quantidade de ácido butírico e outras gorduras de cadeia curta com efeitos interessantes.

Também perde alguns componentes como lactose e proteínas do leite (incluindo caseína). Por esta razão, é considerado algo mais digestivo. Recomenda-se escolher o produto de animais alimentados com capim, pois seu teor de nutrientes pode ser mais positivo. ghee é um alimento que fornece um bom número de nutrientes. Portanto, seu consumo moderado é considerado um aliado da saúde, desde que seja no contexto de uma alimentação variada.

Embora haja carência de estudos científicos que os corroborem e permitam aconselhamento feitos para a população em geral, estes foram listados graças à tradição ayurvédica.

Perfil nutricional

Do ponto de vista nutricional, as vantagens do ghee são em grande parte devido à presença de ácidos graxos, como ômega 3, ácido butírico e ácido linoleico conjugado (ou CLA) . Além disso, também contém algumas vitaminas lipossolúveis (A e E) e antioxidantes.

Favorece a absorção de alguns nutrientes

A ingestão de alimentos com gordura pode aumentar a biodisponibilidade e absorção de algumas vitaminas e minerais. Além disso, ghee adiciona novas nuances de sabor aos pratos, que podem ser mais apetitosos.

É uma gordura boa para cozinhar

A manteiga clarificada tem um ponto de fumaça mais alto que a manteiga convencional e que alguns vegetais óleos. Desta forma, é uma opção perfeita para assar, assar e refogar em altas temperaturas sem o risco de perder nutrientes.

Tem efeitos positivos na saúde cardiovascular

Segundo os autores deste artigo publicado na revista Lipids in Health and Disease, a manteiga clarificada contém ácido linoleico conjugado (CLA) com atividade antioxidante e antiaterogênica. Por esta razão, sugere-se que pode ser um importante componente alimentar para a prevenção de doenças cardiovasculares. . Há ainda menos deposição de colesterol no fígado e na aorta.

Ajuda a proteger o sistema digestivo

Um dos ácidos graxos contidos no ghee é o butirato. Isso desempenha um papel importante no equilíbrio intestinal e na proteção das membranas mucosas, o que se traduz em alguns efeitos positivos ao nível do intestino. carcinogênese (processo pelo qual células saudáveis ​​se tornam células malignas). Também ajuda a melhorar a barreira de defesa contra patógenos e melhora o trânsito intestinal. ou gastrite.

Favorece o sistema imunológico e a visão

A vitamina A é essencial para a formação de alguns tecidos e membranas mucosas do corpo, incluindo a retina. Por esta razão, é um nutriente de especial importância ter uma visão normal e evitar algumas patologias, como a degeneração macular relacionada com a idade.

Também é importante para o bom funcionamento de alguns órgãos como como o coração, pulmões e rins. Da mesma forma, é necessário para defesas e reprodução.

Possíveis contra-indicações de ghee

60% da composição final de ghee pertence a ácidos graxos saturados. Devido a essa característica, há preocupação sobre sua possível relação com o aumento do colesterol no sangue e o risco de doenças cardiovasculares.

No momento, esse efeito negativo não foi corroborado com estudos em animais ou humanos. As observações indicam que dietas com um suplemento calórico de 5 a 10% de ghee não tiveram efeitos significativos nos níveis de triglicerídeos e colesterol.

No entanto, as principais diretrizes e associações dietéticas Os especialistas continuam recomendando reduzir o consumo de gorduras saturadas abaixo de 6% da energia total. Assim, é aconselhável usar este alimento moderadamente e em pequenas quantidades.

Deve-se levar em conta que sua ingestão não é recomendada em pessoas intolerantes ou alérgicas à lactose ou proteínas do leite . Embora essas partes sólidas sejam removidas durante o processo de fabricação, o produto final pode conter vestígios prejudiciais aos sensíveis.

Recomenda-se o consumo moderado e pontual de ghee para não ultrapassar a quantidade diária recomendada de gorduras saturadas.


Pontos-chave sobre os benefícios e contra-indicações do ghee

A gordura é necessária para o funcionamento ideal do corpo e deve ser incluída na dieta diária. O ghee é uma de suas possíveis fontes, que confere um sabor a nozes e um toque defumado a todos os tipos de pratos.

É um alimento com longa tradição na Índia, onde é valorizado por suas propriedades medicinais. Estes incluem atividade antioxidante, anti-inflamatória, cardiovascular e protetora digestiva. No entanto, pode-se dizer que não existem superalimentos capazes de melhorar a saúde por conta própria. Portanto, é necessário acompanhá-los com uma dieta e estilo de vida saudáveis.

Você pode estar interessado em…

Comentarios

comentarios