Você inclui gorduras em sua dieta ou é um daqueles que as evita a todo custo? Você já pensou se é importante adicionar alguns e evitar outros? Embora as gorduras tenham uma má reputação, existem vários tipos. Nesta ocasião falaremos sobre as gorduras monoinsaturadas e a importância de incluí-las nos alimentos.

A função das gorduras no corpo

Geralmente, consideramos que as gorduras causam apenas danos e danos à nossa saúde. No entanto, foi demonstrado que as gorduras são uma grande fonte de energia que precisamos . Eles também são necessários para absorver as vitaminas e minerais que o corpo precisa.

Embora os diferentes tipos de gorduras compartilhem quase completamente sua estrutura química, as pequenas mudanças em seu comprimento de átomos de hidrogênio causam diferenças cruciais na função que exercem dentro do organismo.

Portanto, nem todas as gorduras nos fornecem os mesmos benefícios. É necessário distinguir as gorduras boas (monoinsaturadas e poliinsaturadas) das ruins (transgênicas).

Leia também: Quais são as bebidas mais recomendadas em uma dieta saudável

O que são gorduras monoinsaturadas?

Um aspecto que nos ajuda a identificar facilmente gorduras monoinsaturadas é o fato de que estes são mantidos em estado líquido a uma temperatura ambiente . Este tipo de gorduras é obtido principalmente a partir de sementes e legumes .

Os mais comuns são óleo de canola, azeite e óleo de girassol. Outros que não acrescentamos tão regularmente, mas devemos ser o óleo de gergelim, o óleo de amendoim e o óleo de cártamo.

Benefícios para o coração

As gorduras monoinsaturadas podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, ao contrário do que acontece com gorduras de origem animal ou transgênica. Também, estes reduzem o nível de colesterol que é ruim para as artérias e vasos sangüíneos.

Além disso, eles contribuem para a formação das células e têm um alto teor de vitamina E. Este último é vital para o funcionamento do sistema imunológico e para a visão.

Por todas estas razões, as gorduras monoinsaturadas são altamente recomendadas para a dieta de pessoas que têm níveis elevados de colesterol ou que têm diabetes tipo 2. O mais importante é substituir as gorduras saturadas e transgênicas por alternativas mais saudáveis.

] Como consumir este tipo de gordura?

Para evitar exceder sua ingestão de gordura, você deve garantir que você consome gorduras monoinsaturadas e não gorduras ruins. Em qualquer caso, as gorduras saturadas não devem exceder 10% da sua ingestão calórica diária.

Isso significa que, em uma dieta de 2000 calorias por dia, você não deve consumir mais de 22 gramas de gordura saturada. Da mesma forma, a soma total de todas as gorduras em nossa dieta não deve representar mais de 35% das calorias que ingerimos em um dia.

A importância de cuidar do consumo de gordura em que este tipo de alimento contém mais que o dobro de calorias como proteínas ou carboidratos. Se você não consumir em porções adequadas, você pode ganhar peso rapidamente.

Como identificar o tipo e quantidade de gorduras que você come?

Para saber a quantidade eo tipo de gorduras que você come, verifique os rótulos dos alimentos . Em geral, devemos sempre ler informações nutricionais para saber o que estamos realmente consumindo.

Verifique a porcentagem total de gordura contida nos alimentos que você vai consumir em cada porção. Devemos adicionar todas as unidades que vamos ingerir para ter o total exato. Você também deve prestar muita atenção para a quantidade de gorduras ruins por porção ou unidade.

Quando você sair para comer em um restaurante, pergunte ao serviço a quantidade de gorduras na comida que você vai comer. Uma boa estratégia é evitar alimentos fritos

Veja também: Qual é a quantidade certa de proteína em uma dieta

Então, as gorduras monoinsaturadas são boas?

Sem dúvida, As gorduras monoinsaturadas proporcionam muitos benefícios quando consumidas adequadamente. Tente consumir regularmente diferentes óleos e frutos ou sementes de que derivam. Naturalmente, evite exceder seu consumo. Se possível, adote uma dieta mediterrânea porque é rica nessas gorduras.

Aproveite esses alimentos para substituir os das gorduras trans. Por exemplo, evite cookies e bolos e troque-os por nozes. Outra opção é mudar maioneses e curativos comerciais com curativos com óleos vegetais.

Comentarios

comentarios