Durante anos, muitas pessoas consideraram que o consumo de gorduras ou carboidratos são os culpados de seus quilos extras. Isso é parcialmente verdade, mas o verdadeiro problema não está na simples ingestão desses grupos de alimentos, mas nas formas e proporções nas quais eles são consumidos.

É por isso que hoje nós vamos dar as dicas para que você pode ter uma alimentação saudável sem a necessidade de excluir gorduras ou carboidratos.

Um estudo recente publicado no Jornal da Associação Médica Americana (JAMA) mostrou que a qualidade é mais importante do que

Esta conclusão foi alcançada após uma experiência na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, com 609 participantes que foram divididos em dois grupos: um consumiu uma dieta com baixo teor de gordura durante 12 meses e o outro uma dieta baixa em carboidratos.

Os resultados desta investigação nutricional mostraram que todos os indivíduos perderam uma média de 6 quilos, em geral. Com isso, os especialistas deduziram que não se trata de excluir um grupo específico, mas de comer uma dieta saudável.

Finalmente, o principal autor do estudo, Christopher Gardner, professor de medicina na Universidade de Stanford, comentou que Eles explicaram aos sujeitos do teste que não compravam alimentos processados ​​e que iam ao mercado dos agricultores. Isso não importa em que dieta eles estavam.

Qual é melhor: gorduras ou carboidratos? Ambos devem ser consumidos

Gorduras ou lipídios são necessários para manter uma vida saudável e um balanço alimentar . Através deles obtemos ácidos graxos insaturados que são agrupados em diferentes alimentos de origem vegetal ou animal. Eles são essenciais para o corpo do indivíduo funcionar adequadamente.

Entre as suas funções estão as seguintes:

  • Fornecer energia.
  • Proteção de órgãos
  • Mobilização e absorção de vitaminas
  • Integração com membranas celulares

Entretanto, o consumo de gorduras em uma dieta saudável deve ser inferior a 30% das calorias consumidas. em um dia Isto é aproximadamente 70 gramas

Por seu turno, carboidratos ou carboidratos são agrupados em açúcares, fibras e amidos. Eles são responsáveis ​​por fornecer energia ao nosso corpo para sobreviver à rotina diária.

Da mesma forma, favorecem a formação de tecidos conjuntivos e nervosos. Eles regulam os níveis de colesterol e glicose. Deve-se notar que o seu consumo não pode exceder 55% das calorias que você come diariamente.

As gorduras para evitar

Talvez você tenha a crença de que todas as gorduras são ruins. No entanto, isso não é verdade. De fato, como mencionado nas linhas anteriores, sua presença é necessária para o corpo funcionar adequadamente.

 Gorduras saturadas

Dito isto, é necessário controlar o tipo de gordura que é consumir . Por exemplo, os bons ou os insaturados mantêm o coração saudável. Eles são divididos em: monoinsaturados, capazes de aumentar o bom colesterol; e poliinsaturados, que reduzem o colesterol ruim

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Eles estão localizados em alimentos como peixes, óleos vegetais, azeite, nozes, abacate, entre outros. Por outro lado, há também um conjunto de gorduras ruins ou saturadas cujo consumo pode trazer grandes riscos à saúde.

Aumentam o colesterol ruim, a possibilidade de sofrer doenças cardiovasculares e a obesidade. Entre os alimentos que têm este tipo de gordura são:

  • Manteiga
  • Carne gorda
  • Leite integral
  • Banha
  • Bolinhos
  • Comida lixo

Enquanto estes alimentos não devem descartando completamente da dieta, seu consumo deve ser feito com moderação.

Os carboidratos que devemos evitar

Os carboidratos são geralmente divididos em dois grupos : simples ou abrangente e complexo ou refinado. As mais simples são as glicoses e frutuosas, que não passaram por nenhum tipo de processamento industrial, mas mantêm seus componentes nutricionais naturais (especialmente fibras).

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a produção de insulina e são armazenados em alimentos como frutas, legumes, cereais integrais, batatas e nozes, para citar alguns.

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Por seu turno, complexos (associados à obesidade, diabetes e outros problemas de saúde) são aqueles aos quais foram adicionados componentes artificiais ou químicos que modificam sua forma e composição.

Normalmente, eles têm uma alta ingestão calórica e uma baixa componente nutricional . Portanto, recomenda-se evitar o consumo excessivo. Entre esses alimentos estão: refrigerantes, sucos muito açucarados, pão branco, batatas fritas, doces e doces, entre outros

Finalmente, lembre-se de que você não deve necessariamente escolher entre gorduras ou carboidratos. Sugere-se comer uma dieta balanceada que não exclua qualquer grupo de alimentos, mas tome algum controle sobre o que comemos.

Nesse sentido, tente consumir produtos saudáveis ​​e rações não tão grandes. Da mesma forma, você pode fazer uma lista dos alimentos saudáveis ​​de que gosta, para tê-los em mente quando for fazer compras. Em caso de dúvida, consulte um especialista

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