O sistema digestivo é de importância essencial para manter a vida, pois permite assimilar nutrientes dos alimentos e eliminar o que não é útil. A rigor, o processo começa no cérebro antes da visão, real ou imaginada, do que será comido. Também com cheiro. Assim começa a atividade gástrica.

As fases da digestão

Uma digestão completa pode durar de 24 a 48 horas. Vamos revisar brevemente suas diferentes fases.

  • A primeira digestão ocorre na boca: a comida é cortada e esmagada pelos dentes e misturada com a saliva, responsável pela pré-digestão dos carboidratos. várias enzimas.
  • Depois passam para o esôfago, que por movimentos contráteis empurra o bolo para o estômago.
  • O estômago. O bolo entra em contato com o ácido clorídrico no suco gástrico, responsável pela quebra das proteínas. Como se fosse um liquidificador, a motilidade gástrica acaba de misturar e processar alimentos.
  • Isso dá lugar à digestão intestinal . Primeiro no duodeno, onde as secreções começam a agir. do pâncreas, glândulas intestinais e fígado (bile). Isso permite a divisão dos chamados princípios imediatos (carboidratos, proteínas e gorduras) em substâncias solúveis capazes de serem absorvidas pela mucosa intestinal.
  • Na última fase da digestão, a matéria fecal que será removido. Ocorre no intestino grosso (cólon), de cerca de dois metros de comprimento, que possui os chamados movimentos peristálticos para avançar seu conteúdo. Esses movimentos são estimulados pela presença de fibras vegetais não digeríveis, que fornecem volume e pressionam as fezes para o exterior. O intestino grosso não secretam enzimas digestivas e sua capacidade de absorção é muito limitada. Absorve principalmente água. A ação da flora bacteriana intestinal que produz fermentações e putrefações é importante, além de exercer uma função protetora.

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Quando algo dá errado

A dispepsia é um grupo de desconfortos devido a distúrbios no funcionamento do estômago ou do duodeno. Pode haver vários sintomas:

  • Sensação de estar cheio, mesmo tendo comido pouco
  • Digestão pesada
  • Inchaço e dor no abdômen superior
  • Arroto
  • Náusea
  • Náusea
  • Vômitos

por muitas causas, por alimentos muito abundantes, ricos em gordura ou condimentados, bem como por tabaco e bebidas alcoólicas. Não esquecendo que alguns medicamentos como aspirina, anti-inflamatórios ou antibióticos podem causar desconforto gástrico.

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Os distúrbios mais comuns são:

  • Gastrite aguda ou crônica, são inflamações do revestimento do estômago. Eles podem ser causados ​​por excesso de comida, intoxicação alimentar, alergia, infecções …
  • Queimadura. O estômago é um órgão vital com o qual devemos cuidar, pois acusa facilmente que certas normas higiênico-dietéticas não são respeitadas. Azia é geralmente a primeira manifestação de uma disfunção. Ignorar esse sinal de alarme aumenta o risco de gastrite ou úlcera. Essa queima é devida a um excesso de ácido clorídrico no estômago, que pode ser o resultado de uma dieta incorreta ou um desequilíbrio do sistema nervoso. Se, apesar de corrigir os hábitos de vida, a condição persistir ou piorar, um médico deve ser consultado.
  • Úlceras. Como uma úlcera no estômago ou no duodeno às vezes pode causar dispepsia, certos testes ajudam a estabelecer um diagnóstico. Uma endoscopia pode ser realizada, que consiste na inserção de um tubo que chega ao estômago pela boca para verificar se há lesões. Ou faça um teste de fezes ou respiração para verificar a presença da bactéria Helicobacter pylori, que geralmente causa essas úlceras. Se o resultado for positivo, recomenda-se um tratamento de erradicação com antibióticos. De qualquer forma, existem pessoas com desconforto gástrico que não têm essa bactéria e pacientes com a bactéria, mas sem úlcera.

Como proteger o estômago naturalmente

O tratamento da dispepsia e gastrite depende de suas causas, mas é É importante evitar hábitos prejudiciais.

  • Evite alimentos que por experiência são conhecidos por causar desconforto. Freqüentemente são fritos, alimentos muito gordurosos, frutas ácidas, tomates, cebolas cruas, vegetais flatulentos (feijão, couve-flor), vinagre, bebidas carbonatadas … Também é aconselhável eliminar carnes gordurosas, salsichas da dieta , peixe azul, frutos do mar, além de apimentado e empolgante: especiarias, café, licores, chocolate etc.
  • Refeições leves em intervalos regulares. Cada refeição deve durar no mínimo meia hora e uma pausa deve ser deixada entre cada prato.
  • Coma devagar, mastigando bem e evitando alimentos excessivamente quentes ou frios.
  • Métodos cozinhar: carne (frango, carne, cordeiro …), melhor cozida ou grelhada; peixe (badejo, linguado, tamboril …), cozido ou assado; ovos (mexidos, cozidos ou omelete), mal cozidos e com pouco óleo.
  • Proibido fumar. É recomendável não fumar, ou pelo menos não fazê-lo com o estômago vazio.
  • Água nas refeições? Não está claro que a água durante as refeições dilua o suco gástrico, mas é melhor beber no final ou entre os pratos, porque isso separa os sabores e tende a beber menos.
  • Incompatibilidades alimentares. Deve ser levado em consideração em pessoas com tendência a distúrbios digestivos. Pode acontecer que alimentos como pão, batata, arroz e macarrão (carboidratos) sejam melhor digeridos se consumidos separadamente da carne, peixe e outros alimentos protéicos. Isso se explica pelo fato de as proteínas exigirem um meio especialmente ácido para digerir, enquanto os carboidratos preferem um meio mais alcalino. Também pode ser apropriado comer a fruta fora ou no início das refeições, em vez de como sobremesa, uma vez que são rapidamente digeridas e, se permanecerem no estômago por mais tempo com outros alimentos, tendem a causar fermentação. [19659010Artigorelacionado

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    Um ecossistema no intestino

    O trato digestivo não é um meio estéril, mas abriga cem trilhões de microorganismos, ou seja, dez vezes mais que o número de células que compõem o corpo humano

    As bactérias intestinais mantêm, em condições normais, um certo equilíbrio entre si que contribui para o nosso bem-estar. Se esse equilíbrio for perturbado, bactérias patogênicas se desenvolvem, como colibacilos ou estafilococos. Aparecem então distúrbios intestinais: prisão de ventre, diarréia, gases, má digestão …

    A microflora indígena pode ser considerada parte integrante das defesas do corpo, em uma área especialmente exposta a ataques infecciosos, parasitários ou alimentares.

    A flora intestinal forma uma verdadeira barreira protetora contra a implantação e proliferação de germes patogênicos. Ele suporta o chamado sistema imunológico intestinal, com uma alta proporção de linfócitos (B e T).

    A presença de imunoglobulinas, especialmente a IgA, que exercem várias funções defensivas: inibem a adesão de bactérias na parede intestinal e neutralizam vírus.

    Mas a flora intestinal pode ser alterada. Uma mudança drástica na dieta ou no ambiente, como quando se viaja para outros países ou em hospitalização prolongada, pode alterar o ecossistema intestinal.

    Também uma dieta desequilibrada e várias doenças, especialmente do tubo digestivas (inflamação do intestino, divertículos, estenose, suco gástrico insuficiente …) e infecções virais podem modificar a flora usual.

    Antibióticos destroem os microorganismos patogênicos e a flora intestinal benéfica. Tratamentos com quimioterapia e corticosteróides também são capazes de alterar a flora, como antiácidos.

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    Como melhorar a microbiota digestiva

    É benéfico consumir diariamente bebidas e alimentos fermentados com lactato, ricos em ácido lático e bactérias vivas, como iogurte e kefir. Além das bactérias típicas do iogurte ( Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus ), há outras de interesse, como Bifidobacterium longum – ou bifidus ativo -, que ajuda a evitar constipação e gases intestinal, previne diarréia (especialmente em crianças) e limpa o fígado. Lactobacillus acidophilus – ou lactophilus – se opõe ao crescimento de bactérias patogênicas e regula o trânsito intestinal.

    Além de tomar iogurte comum ou outros produtos fermentados, como chucrute (repolho) ou missô ( pasta de soja), é aconselhável comer pão orgânico (com fermento natural), bem como saladas no início das refeições e frutas, de preferência no meio da manhã ou no meio da tarde.

    Também é recomendável beber durante todo o dia, melhor entre as refeições, um a dois litros de água mineral.

    É recomendável evitar alimentos muito ricos em gorduras ou farinhas refinadas . É preferível que a dieta não seja muito protéica (o que favorece os microorganismos da putrefação) e é aconselhável variar as fontes de proteína.

    A presença de alimentos ricos em fibras é importante, pois a constipação Crônico pode alterar a flora intestinal. A fibra que não é digerida pelo estômago ou intestino delgado (principalmente a celulose) atinge o cólon quase intacto, onde tem um efeito favorável na flora. Ela prefere especialmente cenouras, cebolas, alcachofras e aspargos, que são ricos em inulina.

    Como evitar a constipação

    A constipação é relativamente frequente por exemplo, durante a gravidez , em idosos, quando os hábitos são alterados ao viajar e em situações de cansaço, nervosismo e pouca atividade física.

    A frequência normal varia de pessoa para pessoa, mas o normal é evacuar mais de três vezes por semana, se possível todos os dias.

    Os sintomas de constipação, especialmente crônicos, são: desconforto abdominal, falta de apetite e dor de cabeça devido ao acúmulo de material tóxico no intestino. Para evitar isso, algumas medidas podem ser tomadas:

    • Água. Recomenda-se beber bastante água. Um a dois litros por dia.
    • Fibra. É aconselhável comer vegetais, frutas, vegetais, pão integral e outros alimentos ricos em fibras regularmente.
    • Regularidade. É bom comer em horários regulares, devagar e mastigando bem.
    • Comida inadequada. É recomendável evitar o máximo de café, chá e alimentos ricos em amido.
    • A hora de evacuar. A necessidade de evacuar nunca deve ser reprimida. É aconselhável seguir um cronograma regular e tentar fazê-lo com tempo suficiente e sem pressa.
    • Exercício físico. Praticado com moderação, é de grande ajuda para regular a constipação.
    • Laxantes leves. O uso repetido de laxantes irritantes pode levar a distúrbios intestinais e criar hábitos. É melhor usar, se necessário, laxantes vegetais leves, por exemplo aqueles que atuam lubrificando o intestino com substâncias mucilaginosas que facilitam a expulsão de fezes, por exemplo sementes de plantago ou zaragatona.
    • Em casos de constipação crônica, eles podem ser usados Outros procedimentos, como enemas ou lavativos, que embora úteis em princípio para evitar problemas, têm a desvantagem de acostumar o intestino a estímulos forçados.
    • A ligação também pode ser interessante " hidroterapia do cólon ", realizada com um aparelho disponível em algumas clínicas naturopatas. Mas isso deve ser feito sob supervisão médica, dada a natureza drástica do sistema.

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