O acrônimo para a dieta pobre em FODMAP é um acrônimo para:

  • F de F ERMENTABLE . Carboidratos fermentados rapidamente por bactérias intestinais. Eles produzem ácidos graxos de cadeia curta.
  • O de O LIGOSACÁRIDOS . Moléculas compostas de vários açúcares, como os encontrados em trigo, centeio, legumes, alho …
  • D de D ISACÁRIDOS . Grupo de carboidratos aos quais a lactose pertence, açúcar do leite, pouco ingerido por algumas pessoas.
  • M de MONOSACÁRISOS. Carboidratos com uma única molécula de açúcar (glicose, frutose, galactose, …)
  • A de AND …
  • P de P OLIOLES . Álcoois que são absorvidos lentamente. São usados ​​como adoçantes e são encontrados em frutas, cogumelos, etc.

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As três fases da dieta baixa em FODMAP

Uma dieta baixa em FODMAP consiste em três etapas que devem ser estritamente respeitadas para que sejam benéficas; primeiro, você precisa eliminar os alimentos ricos em FODMAP e depois reintroduzi-los um por um.

Fase 1: Eliminar alimentos ricos em FODMAP

Substituto de 2-6 semanas alimentos ricos em FODMAP de outras pessoas com baixo conteúdo.

Fase 2: Reintroduzi-los aos poucos

Durante 8-12 semanas s os alimentos reintroduzidos são reintroduzidos:

  • Tente apenas com um grupo de alimentos e evite os restantes.
  • No grupo escolhido, tente uma refeição por três dias com um dia de descanso entre eles e aumente o tamanho da ração.
  • Anote os sintomas que você tem em um diário.

Fase 3: personalizar a dieta

A tolerância varia de uma pessoa para outra, para que todos tenham que encontrar seu equilíbrio.

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Alimentos com baixo teor de FODMAP

Você pode incluí-los em sua dieta:

  • FRUTA: mirtilos, banana verde, morango, kiwi, limão, tangerina, melão, amora, laranja, mamão, abacaxi e toranja. [19659004] LEGUMES: aipo, berinjela, brócolis, abobrinha, abóbora, pastinaga, couve e couve-flor, espinafre, feijão verde, alface, milho fresco, batata, pepino, pimenta, tomate e cenoura.
  • FRUTAS SECAS: amendoim, macadâmia, nozes, castanha do Brasil, nozes e pinhões
  • GRÃOS: arroz, aveia (até meia xícara), espelta (pão de fermento), milho, pão sem glúten, macarrão sem glúten, polenta e quinoa.
  • OUTROS: açúcar, estévia, nozes, glicose, xarope de bordo e xarope de agave.

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Alimentos com alto teor de FODMAP

Você deve evitá-los nas primeiras semanas e reintroduzi-los aos poucos, na segunda fase:

Fructans

  • Legumes: alho, alcachofra, cebola
  • Cereais: centeio, macarrão de trigo, farelo e trigo.
  • Frutos: pinha, frutas secas, romã e melancia.
  • Nozes: Caju e pistache.

Galactans

  • Leguminosas: Grão de bico, feijão e lentilha
  • Nozes: Caju e pistache

Frutose

  • Frutas: frutas em calda, figo, manga, maçã, pêra, melancia e suco de frutas
  • Adoçantes: concentrado de frutas, frutose, xarope de milho com alto teor de frutose e mel grandes porções de

Polióis

  • Legumes: abacate, couve-flor, milho doce e cogumelos [19659004] Frutas: damasco, cereja, ameixa (fresca e passas), maçã, pêssego, amora, nectarina, pêra e melancia.

Lactose

  • Todos os produtos lácteos eles contêm lactose, o que deve ser evitado.

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Exemplo de um menu baixo do FODMAP

Desde o início, a dieta baixa do FODMAP pode parecer muito restritiva. Este menu o ajudará a passar a primeira fase na qual mais alimentos serão removidos temporariamente:

Café da manhã

  • Opção 1: torrada de trigo sarraceno com patê Vegetal Bebida de arroz ou gergelim.
  • Opção 2: chia com bebida de vegetais e canela ou bebida vegetal de gergelim ou gergelim.

Comida

  • Opção 1: um creme Abóbora e canela acompanhadas por uma salada de quinoa.
  • Opção 2: Espaguete de abobrinha com pesto sem queijo. Trigo sarraceno com espinafre e cenoura.

Jantar

  • Opção 1: Abobrinha grelhada ou creme de abobrinha com manteiga vegana. Tempeh com espinafre.
  • Opção 2: creme de nabo e cenoura acompanhado de flocos de aveia e sementes de cânhamo.

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