O Dr. Neal Barnard criou um método nutricional completo para regular e prevenir o diabetes em seu livro End Diabetes (Ed. Uranus) . Inclui informações, menus, receitas e um guia de exercícios, todos focados na prevenção e tratamento integral do diabetes.

Com base em uma série de estudos científicos importantes, o programa do Dr. Barnard mostra que é possível reduzir Resistência à insulina e diabetes tipo 2 reverso de uma dieta vegana com baixo teor de gordura, e que essa dieta possui vários benefícios secundários, mas não menos importantes: perda de peso, níveis reduzidos de melhora do colesterol e da pressão arterial.

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Controle seu açúcar com alimentos com baixo índice glicêmico

Quando o nível de glicose no sangue é mais alto que o normal, mas não o suficiente para diagnosticar diabetes, fala-se em pré-diabetes . Para a maioria das pessoas, isso significa que sofrem de resistência à insulina e que, se não fizerem algo para melhorar sua saúde, poderão desenvolver diabetes tipo 2 .

Alguns hábitos que melhoram a saúde em em geral e, especialmente, a introdução de certas mudanças na dieta, são muito eficazes para acabar com o pré-diabetes, às vezes definitivamente.

Segundo o Dr. Barnard para regular e prevenir o diabetes, :

  • Limite a ingestão de proteína animal . Recomenda-se seguir uma dieta vegana .
  • Evite os óleos com adição de vegetais dos fritos e refogados processados ​​e controlados.
  • Controle a ingestão de alimentos com alta índice glicêmico .

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Pelo contrário, devemos aumentar a ingestão de outros grupos alimentares que nos ajudarão a regular os níveis de glicose no sangue:

1. Grãos integrais

Neste grande grupo inclui arroz integral, aveia, milho e todos os produtos feitos com grãos integrais, como pães diferentes, produtos feitos no café da manhã, massas …

O diabetes é menos comum em populações que têm grãos integrais entre os pilares de sua dieta, em comparação com a Europa ou os Estados Unidos.

Eles fornecem muita fibra, muito pouca gordura e Eles não têm colesterol. Portanto, contribui para o equilíbrio de glicose e insulina .

Ao selecionar quais são as melhores para incluir em nossos pratos, devemos nos guiar por í [19659024] index gluc é mico . Nesse sentido, são opções muito interessantes:

  • Aveia
  • Cevada
  • Quinoa

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2. Legumes

Inclui duas ou três variedades de vegetais em cada prato em vez de apenas colocar uma pequena pilha em um canto. E ele prefere vegetais sazonais e, se possível, vegetais orgânicos.

Carregados com vitaminas e minerais, os vegetais têm muito pouca gordura e, como todos os vegetais, não têm colesterol. Além disso, praticamente todos têm um IG baixo, exceto batatas assadas portanto, recomenda-se substituí-lo por batata doce.

É excelente combinar "laranja e verde ", como uma abóbora de violino com brócolis.

  • Os vegetais verdes são carregados com ferro, exceto o espinafre, que é rico em cálcio e fácil de assimilar.
    • Aspargos
    • Brócolis
    • Espinafre
    • Couve …
  • Os vegetais com tonalidade laranja vegetais com tons de laranja contêm muitos betacarotenos, que são anticâncer.
    • Cenoura
    • Inhame
    • Abóbora violino …

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3. Leguminosas

Seus benefícios passam despercebidos há muito tempo. No entanto, os nutricionistas sabem que dar-lhes um lugar privilegiado na dieta ajuda a perder peso e reduz o açúcar e o colesterol .

São alimentos saciantes e ricos em proteínas com um IG relativamente baixo (índice glicêmico). Eles fornecem muito cálcio, ferro e fibras solúveis.

Uma investigação da Universidade de Toronto descobriu que as pessoas que tomaram uma porção de legumes por dia eram mais magras e tinham menos colesterol LDL.

A essa família pertence:

  • Feijão
  • Ervilha
  • Lentilha
  • A grande variedade de produtos de soja como hambúrgueres de legumes, tofu em todas as suas apresentações, tempeh ou missô.

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4. Frutas

Eles têm muitas vitaminas e, é claro, dificilmente fornecem gordura ou colesterol. Muitas pessoas diabéticas pensam que, como a fruta é doce, o açúcar aumentará. No entanto, o fato é que quase todas as frutas (maçãs, bananas, mirtilos, cerejas, clementinas, laranjas, pêssegos …) têm um IG baixo.

A toranja pode ser contra-indicado se você tomar certos medicamentos (por via oral). Uma porção ou suco dessa fruta pode aumentar significativamente a concentração sanguínea dos medicamentos, a ponto de eles se tornarem tóxicos. Se você gosta de toranja e toma remédios, consulte seu médico .

Para uma sobremesa simples e deliciosa, tente misturar mirtilos com manga, mamão ou banana. Com um pouco de imaginação, você pode criar muitas outras ótimas combinações.

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Nutrientes para controlar o açúcar no sangue

A dieta adequada para controlar os níveis de glicose no sangue projetada pelo Dr. Barnard deve ser rica nos seguintes nutrientes, usando a suplementação se necessário: [19659077] Vitamina B12. Chave para a saúde dos glóbulos vermelhos e da função nervosa. Se você é vegetariano ou vegano deve tomar um suplemento diário ou semanal.

  • Vitamina D . É gerado quando a pele é exposta ao sol. Ajuda-nos a absorver cálcio entre outras funções.
  • Magnésio . Melhora a sensibilidade à insulina e pode causar um aumento no volume do pâncreas.
  • Cromo . Sem esse elemento, o hormônio tem dificuldade em transportar glicose do sangue para as células.
  • Ácido alfa-lipóico . Embora sejam necessários mais estudos nesse sentido, pessoas com diabetes tipo 2 podem aumentar a sensibilidade à insulina.
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