Um descanso repousante é necessário para desfrutar de uma boa qualidade de vida. Contudo, existem distúrbios que impedem o repouso constante e, a longo prazo, afetam o bem-estar das pessoas. Portanto, devemos saber como lidar com a apnéia do sono.

A apnéia do sono é um desses distúrbios, que, graças à medicina moderna e a vários hábitos noturnos, podem ser melhorados. O primeiro passo para um sonho reconfortante e saudável é saber o que é a apnéia do sono e como lidar.

O que é a apnéia do sono?

obstrução da respiração, roncos e dificuldades de descanso

Durante o sono, a respiração desacelera, adquirindo um ritmo suave e constante que oxigena o organismo e permite que ele execute todas as suas funções corretamente. A apnéia do sono é a interrupção da respiração por segundos ou mesmo minutos, impedindo que o oxigênio chegue ao cérebro.

A princípio, a pessoa não percebe que pára de respirar. Quando o distúrbio se torna intenso, o sono também é interrompido, fazendo com que a pessoa acorde várias vezes à noite. Isso produz uma alteração do padrão normal de sono e traz consequências prejudiciais à saúde.

Existem dois tipos de apneia do sono . A apneia obstrutiva ocorre quando há um crescimento anormal de tecidos ao redor da via aérea ou da garganta.

Esse tipo de apneia é facilmente detectado porque a pessoa que o tem geralmente ronca . Pode ser leve, moderada ou grave, dependendo do número de vezes que você para de respirar durante o sono. Além disso, a idade da pessoa também influencia

O outro tipo de apneia do sono é muito mais grave porque o sistema nervoso central está envolvido . Nesse caso, o centro respiratório deixa de receber a ordem do cérebro para respirar. Esta situação interrompe o sono profundo e faz com que a pessoa acorde várias vezes durante a noite.

Fatores que influenciam a apnéia

Naturalmente, certos fatores aumentam a probabilidade de uma pessoa sofrer de apneia do sono Entre eles estão:

  • Idade avançada: a apnéia não discrimina o sexo, embora haja uma porcentagem maior de homens adultos que sofrem
  • Obesidade: foi descoberto que o excesso de peso aumenta em 10 a possibilidade de aparecer apneias durante o sono. Este número aumenta ainda mais quando se trata de obesidade mórbida
  • Tabaco ou alcoolismo : ambos os fatores alteram o centro respiratório.
  • Patologias do trato respiratório: em crianças é bastante frequente por causa de do excesso de tamanho das amígdalas
  • Excesso na ingestão de pílulas para dormir ou sedativos : elas produzem uma disfunção no sistema nervoso. Alternativamente, existem excelentes remédios naturais.

Outros fatores agregados pioram a situação. Por exemplo, excesso de trabalho, estresse, estar exposto a altos níveis de dióxido de carbono, doença cardíaca ou derrame, hipertensão ou não dormir o suficiente.

Sintomas da apnéia do sono

 As orelhas para ressonar do casal
Um dos sintomas mais evidentes da apneia é a presença de roncos durante a noite.

O primeiro sinal de que esta desordem se apresenta é a sonolência durante o dia. Os constantes despertares noturnos impedem a pessoa de descansar, relaxar e estar atenta em seu dia de trabalho, quando estuda ou realiza tarefas cotidianas.

O déficit de oxigênio, mesmo em intervalos menores, causa a falta de memória e nervosismo. Pode até causar náusea, alucinações e visão turva.

Diante desses sintomas, o especialista ordena uma série de estudos médicos para determinar que tipo de apneia o paciente apresenta. Além do exame físico da boca e da garganta, estudos específicos do sono podem ser realizados.

Uma vez determinado o tipo e a gravidade do distúrbio, o especialista indicará o tratamento a ser seguido. A maioria dos conselhos médicos se concentra na mudança de hábitos por parte do paciente.

Quais são os hábitos para lidar com a apnéia do sono?

Com esses bons hábitos, nós vamos ser capaz de lidar com a apnéia do sono, ou pelo menos aliviar:

  • Para evitar apneias, você tem que dormir de lado no lado esquerdo do corpo . Essa posição ajuda o coração a bombear sangue e vias aéreas para se expandir sem dificuldade. Além disso, o ronco é evitado.
  • Evite beber álcool seis horas antes de dormir.
  • Pare de fumar.
  • Reduza as pílulas para dormir.
  • Exercite-se regularmente. Coma saudavelmente
  • Mantenha o peso certo
  • Evite assistir TV, usando seu computador, celular ou ouvindo música alta antes de ir para a cama.

Com esses hábitos noturnos simples, você pode enfrentá-lo a apnéia do sono bem sucedida. Claro, é essencial ir ao GP e seguir suas indicações, para que você possa desfrutar de uma boa noite de sono e uma vida saudável.

Comentarios

comentarios