Por mais improvável que pareça, as relações interpessoais são essenciais para prevenir a demência. Embora esta doença aumente progressivamente para afetar muitas funções cerebrais, alguns hábitos podem nos ajudar a reduzir o risco de demência.

Neste artigo, você descobrirá a importância de ter uma atitude ativa e mente sempre pronta para melhorar a atividade cerebral. . Também não devemos esquecer que a estabilidade emocional é essencial.

Demência

A demência é caracterizada pela perda ou diminuição de algumas faculdades mentais. Especialmente afeta a memória para a capacidade de comportamento e raciocínio . Essa deterioração, infelizmente, é geralmente crônica e progressiva. Tipicamente, manifesta-se em pessoas de idade avançada, a ponto de se tornarem dependentes de todos os tipos de cuidados.

Além da predisposição genética, existem alguns fatores que podem aumentar o risco de demência :

  • Hipertensão
  • Níveis elevados de colesterol
  • Fumar
  • Diabetes
  • Alguns tipos de depressão
  • Contusões na cabeça levando à perda de consciência
  • Doença cerebrovascular
  • Exposição a metais pesados ​​como o mercúrio

Não perca: 7 grandes estratégias para promover a sua agilidade mental: Coloque-as em prática

Como reduzir o risco de demência

1. Memória de energia

Um dos sintomas mais comuns de demência é a perda de memória. Por essa razão, devemos propor o exercício dessa capacidade diariamente. Toda noite, quando vamos para a cama, podemos fazer uma revisão mental do que fizemos e dos detalhes de que nos lembramos.

Outra maneira de exercitar a memória é prestar o máximo de atenção possível a cada vez que visitamos um novo lugar; nova atividade ou conhecer alguém. Vamos nos concentrar em revisar o que aprendemos e relacioná-lo a questões sensoriais que nos ajudam . Estimule suas habilidades

Há pessoas que estão mais interessadas em números, enquanto outras optam por cartas. Seja qual for o seu gosto, embora seja conveniente dedicar tempo a tudo, devemos procurar maneiras de nos entreter com exercícios mentais .

.

Uma excelente opção se estivermos interessados ​​em cálculos são os sudokus que Tão na moda têm sido nas últimas décadas. Por outro lado, se preferirmos letras, deveríamos ler um bom tempo todos os dias

. Participar de reuniões e debates

Cada tipo de atividade social em que há uma interação com outras pessoas e outras formas de pensar estimula o cérebro e, portanto, ajuda a diminuir o risco de demência. Por exemplo, participar de reuniões aumenta a atividade cerebral através da troca de opiniões diferentes.

O fato de argumentar e defender uma ideia coloca os neurônios para trabalhar e reativa muitas habilidades que, com o demência, tendem a atrofiar. Através da linguagem, neste tipo de colóquios ou debates com amigos, a memória, o raciocínio e a criação de ideias são exercidos. Esse aspecto é necessário, uma vez que algumas doenças, como o Alzheimer, afetam o aprendizado de novas informações na pessoa.

Busque estabilidade emocional

 Estabilidade emocional para reduzir o risco de demência

É muito importante que a pessoa que sofre de demência sinta o amor e a compreensão de seu ambiente familiar . Para muitos, é difícil lidar com a doença degenerativa de um ente querido. No entanto, a estabilidade emocional ajuda a melhorar a qualidade de vida da pessoa afetada.

O atendimento ao paciente, portanto, deve ser abrangente. Eles devem cuidar não apenas das necessidades fisiológicas, mas também das necessidades afetivas, familiares e sociais . Desta forma, podemos evitar ou, se a demência já sofre, retardar em grande medida a perda de habilidades.

Descubra este artigo: Afeto é tocar com respeito a alma do outro

5. Ter uma atitude ativa

Um bom hábito que ajuda a reduzir o risco de demência é a atividade física ou, melhor, todo tipo de esforço, seja mental ou físico. Por meio de esportes melhora a saúde cardiovascular do organismo e a circulação sanguínea . Portanto, ter uma atitude ativa e vital, com um estilo de vida saudável, é a melhor maneira de prevenir esta doença degenerativa.

Nesta linha, um bom conselho para colocar em prática é fazer 30 minutos. de exercício diário adequado à nossa idade e forma física . Na verdade, o que temos mais dificuldade em fazer é o que devemos insistir mais. Temos que manter um pensamento jovem, ativo e positivo, e também aprender a adaptar-se às mudanças

Comentarios

comentarios