O calor do verão chegou, os dias são longos e a natureza nos convida a sair da letargiaaumentando a atividade física e social em busca do contato com o sol, a água e a terra.

O corpo precisa se adaptar a essas mudanças e a alimentação talvez seja o aliado mais poderoso que temos para viver em harmonia com os ciclos naturais.

Cada estação oferece alimentos ideais para manter esse equilíbrio delicado. Por esse motivo, no verão, os frutos da terra são ricos em potássio, suculentos e têm uma qualidade expansiva e refrescante, que para a filosofia oriental está ligada às qualidades yin.

Mas para lidar com o calor do verão não só as qualidades organolépticas dos ingredientes são importantes da receita mas também, e de uma forma muito especial, a técnica de cozedura utilizada e a temperatura do prato ao consumi-lo.

não existe dúvida que um prato frio é muito mais reconfortante nesta época do ano do que um prato quente. coma assim abre o apetite, proporciona uma sensação de leveza e ativa nossa energiaestimulando-nos e predispondo-nos à atividade.

Ideias de pratos frios para comer no verão

Como você pode ver, a oferta de pratos frios é variada, saudável e muito apetitosa quando o calor bate.

Pratos frios permitem incluir alimentos crus com todas as suas vitaminas e sucos, mas também alimentos cozidos. as opções são muitas

1. Saladas

Suas possibilidades são quase infinitas se você combinar ingredientes crus e cozidos.

As saladas podem ser prato cheio que inclui carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis.

2. Tortas e quiches

São receitas muito práticas. Eles podem ser preparados durante a noite Inclua facilmente em uma mochila de caminhada ou lancheira. Além de apetitosas, são muito nutritivas.

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3. Lanches

UMA clássico de elaborações frias, simples de preparar e transportar. Podem constituir um prato muito completo e equilibrado.

Patés de legumes, rebentos, sementes e vegetais folhosos como alface, agrião ou espinafre dão um toque agradável eles os enriquecem nutricionalmente.

4. Tortilhas e terrinas

Admitem infinidade de recheios. São ideais para um lanche ou buffet frio e podem ser incluídos na lancheira.

5. Aspics e geleias

São preparações muito vistosas e elegantes e tornam os vegetais mais atraentes para as crianças.

Alga ágar-ágar em flocos é uma alternativa às geleias comerciaisfeito com resíduos de matadouro.

É usada uma colher de sopa por litro de líquido se você quiser uma consistência de gelatina, e metade se você estiver procurando por uma consistência mais macia, como a de um pudim. Se a receita contiver ingredientes sólidos, adicione mais ágar-ágar.

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6. Patê de legumes

são tomadas como lanche leve ou almoço espalhado em torradas ou sanduíches.

Se lhes for dada consistência com um gelatinizador como o ágar-ágar, podem ser servidos muito frios, cortados em tacos e acompanhado de algumas folhas verdes em salada.

As leguminosasa frutos secosa cogumelos e todos os tipos de vegetais Eles podem servir de base para esses patês.

7. Cremes e sopas frias

No verão, quando o apetite diminui devido ao efeito do calor, cremes frios e sopas são muito úteis e reconfortantes. Nós vamos são facilmente ingeridos, refrescam e reidratam.

Podem ser preparados com ingredientes cruscomo o popular gaspacho, ou com ingredientes cozido e depois refrigeradocomo vichyssoise.

Melão, erva-doce ou pepino são ideais para preparar cremes refrescantes.

8. Sorvetes e sorvetes

Eles são o lanche de verão por excelência. UMA sorvete caseiropode incluir ingredientes como frutas, nozes, leite, iogurte ou mel.

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Dicas e truques do chef para seus pratos frios perfeitos

Seguir essas dicas permite aproveitar ao máximo as propriedades nutricionais dos ingredientes de uma receita fria e realçar seu sabor.

Ingredientes que dão frescor aos pratos

Para acentuar a frescura de um prato frio, pode adicionar um pouco de vinagre ou especiarias como açafrão ou curryalimentos com qualidades “expansivas” que ajudam a dispersar o calor.

As melhores técnicas para cozinhar um prato frio

Embora as receitas frias possam ser preparadas cozinhando-as previamente no forno, como bolos, recheios ou terrinas, as receitas preparadas com alimentos crus ou germinados, ou no máximo levemente macerados ou escaldados: essas técnicas não ressecam os alimentos, respeitam sua textura original e proporcionam os mais variados sabores.

A melhor maneira de esfriar pratos

Quando você tem que refrigerar um prato, é aconselhável deixá-lo esfriar à temperatura ambiente antes de colocá-lo na geladeira.

Como os pratos são melhor preservados de um dia para o outro

Se um prato for deixado durante a noite, deve-se ter em mente que ingredientes como batatas ou alho-poró não se mantêm bem depois de cozidos e pode estragar a receita.

Como temperar um prato frio

Ao experimentar uma receita destinada a ser servida fria com a intenção de rectificá-la para sal, açúcar ou outros temperos, deve-se ter em conta que a percepção de alguns sabores varia consideravelmente em função da temperatura da preparação.

Em geral a intensidade dos sabores é reduzida a uma temperatura mais fria.

Vantagens dos pratos frios

Comer um prato frio pode ter grandes vantagens se for usado para incluir ingredientes saudáveis ​​em proporções equilibradas.

Talvez a principal vantagem, do ponto de vista da saúde, seja que ingredientes crus podem ser usados ​​em muitas dessas receitascomo no caso de saladas, crudités e alguns cremes frios, o que permite tirar o máximo proveito de suas propriedades nutricionais.

A redução da manipulação desses alimentos faz com que se aproveite melhor suas vitaminas, minerais e enzimas valiosas, que são muito sensíveis à ação do calor e da água.

Por outro lado, usando vegetais crus e frutas frescas em saladas, saladas de frutas, bebidas geladas ou sucos, você ganha um boa oferta de sucos naturais que ajudam a repor os líquidos perdidos no calor.

Outra vantagem dos pratos frios é que admitir vários curativosque pode ser feito com gorduras saudáveis não submetido ao cozimento e, portanto, sem perder parte de suas propriedades.

Nem a possibilidade de incluir sementes. Polvilhe-os em saladas ou como motivo ornamental em uma sobremesa, algumas sementes de gergelim ou girassol adicionar sabor, oligoelementos valiosos e gorduras insaturadasessencial para o bom funcionamento do organismo.

Esses pratos também podem incluir ingredientes cozidosque permite fazer combinações com outros alimentos frescos. Isso abre um leque de possibilidades que não existiriam se o prato tivesse que ser servido quente.

Uma receita fria nem sempre requer preparação imediata. Pode ser preparado de um dia para o outro e tê-lo pronto quando for necessário, com a conseqüente poupança de tempo.

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Receitas para levar para a praia

As clássicas tortilhas, bolos, croquetes ou empanadas são muito práticas para levar para o trabalho e recarregar as baterias em uma caminhada ou em um piquenique. Nós podemos nos divertir muitíssimo, a comunicação é incentivada e o trabalho é bastante simplificado, pois podem ser preparados com antecedência, os talheres dificilmente ficam sujos e todos se servem.

Algumas dessas receitas podem ser tão simples quanto algumas fatias de torrada com patê de legumes e alguns legumes.ou tão sofisticados como uns bocados de sushi, que podem ser preparados completamente vegetarianos com pickles ou tofu e dão sempre um toque de classe à mesa.