Existem infinitas opções de comida vegetariana para crianças que constituem uma opção alimentar muito boa para pequenos-almoços e lanches, uma vez que, independentemente do tipo de dieta seguida, em qualquer caso e em nosso ambiente, pequenos-almoços infantis e os lanches podem incluir:

  • Frutas frescas (e não sucos). Lembre-se de que você deve sempre escolher a água como bebida.
  • Farináceos de trigo integral: pão, torradas, cereais matinais sem açúcar (flocos de milho, arroz tufado, muesli …).
  • Laticínios ou substitutos: leite, iogurte natural (sem adição de açúcares) e, mais ocasionalmente, queijo fresco ou macio (ou bebidas vegetais e iogurtes vegetais enriquecidos com cálcio e sem adição de açúcares).
  • Água sempre como bebida.
  • Nozes cruas ou torradas (amêndoas, nozes, avelãs, etc.)
  • Frutas secas (passas, damascos secos, ameixas secas, etc.).
  • Legumes ( tomate, palitos de cenoura, pepino, espinafre baby, tiras de pimenta assada, etc.)
  • Alimentos protéicos (como homus e outras patês de leguminosas, etc.).
  • Alimentos gordurosos (azeite virgem , creme de nozes e amêndoas, etc.), etc.

Café da manhã e lanches ovolacteovege Tarianas para a escola

Os cafés da manhã vegetarianos e lanches para a escola podem ser muito saborosos e apetitosos, além de serem nutricionalmente muito adequados. Estas são algumas idéias práticas, saudáveis ​​e apetitosas:

  • Pão em palitos, nozes e maçã.
  • Pêra e avelãs.
  • Cubos de queijo, cubos de pão integral e uvas.
  • Tomates cereja com cubos de queijo fresco e cubos de pão integral
  • Pão de cachimbo com húmus (patê de grão de bico).
  • Sanduíche de lentilha e patê de nozes com fatias de pepino e cenoura.
  • Sanduíche de queijo, fatias de tomate e orégano.
  • Tofu, tempeh, seitan ou sanduíche de queijo vegano com tomate espalhado e folhas de espinafre.

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Alternativas alimentares para celebrar uma festa infantil vegetariana

Uma boa estratégia para que o “banquete” de uma festa infantil não seja baseado exclusivamente em alimentos não saudáveis ​​(doces, salsichas, salgadinhos, bebidas açucaradas, etc.). Na verdade, devemos oferecer opções mais saudáveis.

Sempre que possível, é preferível fazer pastéis em casa, para poder escolher os ingredientes e as quantidades mais saudáveis. Por exemplo:

  • Use óleo em vez de manteiga.
  • Use farinha de trigo integral ou misture em vez de branco.
  • Reduza o açúcar nas receitas para um terço dos doces.
  • Use ervas e especiarias para realçar o sabor dos pratos (baunilha, canela, anis, raspas de laranja ou limão, etc.).

Além disso, para tornar os alimentos mais atraentes e divertidos, eles podem ser decorada dando um toque pessoal, dando diferentes formatos a sanduíches, frutas e vegetais ou decorando algumas preparações com canela em pó, folhas de hortelã, rodelas de amêndoa, passas, segmentos ou rodelas de frutas, castanhas trituradas, etc. .

Algumas idéias de comida para oferecer em festas infantis ovolacteovegetarianas:

  • Para beber: água, águas com sabor, smoothies ou raspas de frutas frescas, gazpachos (feitos de melancia e tomate, cereja, beterraba, etc. .), bebidas à base de leite ou vegetais, etc.
  • Para comer: fruta fresca inteira, fatiada, cortada em taças, em espetos, em sorvete; espetos de vegetais, vegetais e queijo, fruta e queijo; mini-sanduíches ou sanduíches de pão integral e com recheio saudável; patês de vegetais (tipo homus) ou queijo fresco, guacamole com breadsticks ou crudités de vegetais; tortilhas (batata, batata e cebola, abobrinha, etc.); pizza e cocas caseiras; etc.
  • Para o momento do bolo: pão de ló ou bolo caseiro.

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Idéias culinárias para um piquenique com uma criança vegetariana

Seja qual for o padrão alimentar, as mesmas dicas são utilizadas para tornar o piquenique uma refeição saborosa, divertida e saudável. Existem muitas opções adequadas para a mochila ou a geladeira, como:

  • Água. Vamos deixar de lado as bebidas açucaradas e os sucos, que fornecem apenas calorias vazias.
  • Frutas frescas não muito maduras para a viagem.
  • Frutas secas: damascos secos, passas, ameixas secas, etc. ] Nozes: amêndoas, nozes, avelãs, etc.
  • Sanduíches ou sanduíches de pão integral: de trigo, sementes, cereais, etc., e com um recheio saudável à base de vegetais (alface, espinafre , fatias de tomate, berinjela grelhada, abacate, etc.), creme de nozes, queijo, omelete, homus, tofu, tempeh, seitan …) e azeite de oliva virgem.
  • Lancheiras com legumes (massas, arroz, etc) cozido com vegetais.
  • Palitos de pão, panquecas.
  • Empanadas ou empanadillas com recheio de vegetais, nozes e / ou legumes.

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