A ciência atual descobriu nos cogumelos uma série de compostos que reforçam a imunidade. Os mais proeminentes são betaglucans polissacarídeos (um tipo de fibra) que estimulam a formação de macrófagos, os glóbulos brancos que são responsáveis ​​por reconhecer e atacar vírus, bactérias e patógenos. Eles são encontrados em outros alimentos, embora os cogumelos sejam sua principal fonte.

Esses polissacarídeos atuam no sistema imunológico mas, ao contrário de outros compostos químicos estimulantes, o fazem de maneira controlada para não se tornar hiperreativos. 19659002] De acordo com os estudos mais recentes, os mais efetivos são os 1,3 / 1,6-beta-D-glucanos . Este tipo específico aumenta a imunidade muito melhor do que outros betaglucanos.

Como funcionam os beta-glucanos

Estes beta-glucanos, uma vez ingeridos, atingem o intestino e entram em contato com células epiteliais especializadas ] chamam "células M" que capturam e facilitam sua passagem através da parede intestinal.

Então chegam às placas de Peyer – órgãos linfóides da mucosa intestinal e transferi-los ligando-se a receptores imunológicos específicos, localizados em macrófagos e linfócitos ("células NK e T"), facilitando assim a resposta imune natural do corpo, que responde como se estivesse sendo atacado e sem efeitos colaterais negativos.

 Cogumelos terapêuticos endossados ​​pela ciência

Preparar e abrandar resfriados

Pesquisadores da Universidade Comenius em Bratis lava (Eslováquia) testaram a eficácia dos betaglucanos na prevenção e no tratamento da gripe e outras infecções respiratórias

 <strong/> Eles são <strong> imunomoduladores naturais </strong> com uma ação muito potente em imunidade sistêmica e mucosa, de acordo com os médicos Jesenak, Urbancikova e Banovcin. Além disso, os beta-glucanos melhoram o estado de saúde e o bem-estar geral. </p>
<p> Em crianças com infecções recorrentes do trato respiratório, os beta-glucanos são especialmente eficazes no tratamento e prevenção das mesmas. No estudo, os beta-glucanos usados ​​foram o cogumelo-ostra <strong> e o de levedura </strong>. </p>
<p> A dose terapêutica utilizada foi <strong> 10 mg / kg do peso da criança por 3 meses </strong> No caso dos beta-glucanos derivados da levedura nutricional, são necessários 100 mg / dia </p>
<p> Em adultos, de acordo com os dados coletados pela Universidade Comenius e publicados em 2017 na revista Nutrients, as doses usadas em diferentes países como prevenção da gripe variam entre 250 e 900 mg de beta-glucanas derivadas da levedura nutricional </p>
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 6 alimentos eficazes para combater gripes e resfriados

Control cholesterol

, 3 / 1,6 beta-D-glucanos atuam principalmente na imunidade inata (geral), mas também na adquirida (anticorpos específicos). Além disso, os beta-glucanos, por serem um tipo de fibra, absorvem colesterol e toxinas no trato intestinal e favorecem sua eliminação antes de entrarem na corrente sanguínea. Podemos dizer que completar nosso prato com alimentos ricos em betaglucanos serve para controlar o colesterol e a entrada de toxinas.

Por seu efeito sobre o colesterol, alimentos enriquecidos com betaglucanos podem mostrar em seu rótulo uma declaração em seu poder de manter os níveis normais de colesterol no sangue.

Atividade antioxidante

E como se isso não bastasse, os betaglucanos também têm atividade antioxidante . Sendo uma fibra fermentável, as bactérias do intestino se beneficiam dele e produzem ácidos graxos de cadeia curta com múltiplas ações benéficas no corpo.

Fermentação das fibras influencia a expressão de genes no intestino grosso que ] agir sobre a digestão, metabolismo do colesterol e glicose funcionamento do sistema imunológico e outras funções.

Com todos estes benefícios, é claro que são substâncias essenciais sempre, e mais nestes meses, quando o nosso corpo é colocado em teste todos os dias

 10 alimentos que você vai economizar um resfriado

mais betaglucans abundam é nos cogumelos, vamos ver quais são os que podem ajudá-lo mais

  • Shiitake, estimula as defesas

Um dos cogumelos com maior capacidade de tonelada O sistema defensivo é o shiitake (Lentinula edodes) . Este cogumelo é rico em um betaglucan chamado lentinan, com proeminente propriedades antivirais e antitumorais porque estimula a formação de leucócitos e renovação celular.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Flórida, um pequena ração diária de shiitakes (5 g secas ou cerca de 30 g fresco) para aumentar o número de células imunes

  • Maitake, contra vírus

Além de beta glucanos e cobre, maitake (Grifola frondosa) contém zinco, um mineral que contribui para o metabolismo de macronutrientes e ativa as defesas contra vírus .

Se tomado quando os primeiros sintomas aparecem, é capaz de retardar a progressão do frio ou encurtá-lo

É um dos fungos mais utilizados para regular o sistema defensivo e o fígado (metabolismo de lipídios e glicose). Por isso, também é usado como um suplemento em dietas para perda de peso e quando os triglicerídeos são altos.

  • Cogumelos de ostra, nutritivos e eficazes

Cogumelos de ostra (Pleurotus ostreatus) , cogumelos ou choupo cogumelos são facilmente encontrados nas lojas, como eles são cultivados, deliciosos e têm excelentes propriedades: poucas calorias, proteínas com todos os aminoácidos essenciais vitaminas do grupo B, vitamina C … e minerais como o selênio antioxidante, fósforo, magnésio, cobre e zinco. Eles são ricos em fibras e baixo teor de gordura.

Eles também são ricos nos beta-glucanos mais ativos no nível imunológico . Um estudo realizado pela Dra. Mireia Morera em inglês descobriu que um suplemento de beta-glucana do cogumelo ostra, combinado com vitamina C, reduziu a incidência de infecções respiratórias (otite, resfriado, faringite, bronquite …) em crianças participantes da pesquisa.

 Como cozinhar cogumelos para aproveitar ao máximo

Cogumelos, protectores

Além dos beta-glucanos, os cogumelos contêm substâncias que reforçam a nossa capacidade de defesa contra doenças

  • Ergothionein e glutationa

Antioxidantes que penetram as células para combater os radicais livres de dentro. " Cogumelos são a melhor fonte alimentar destes dois antioxidantes juntos ", de acordo com Robert Beelman, diretor do Penn State Center for Plant and Mushroom Products for Health.

Destaca especialmente o humilde cogumelo, os bilhetes e os maitake .

Os cogumelos são generosos, além disso, em um mineral, zinco, cuja deficiência aumenta as chances de infecção, tem propriedades antivirais e alguns estudos indicam que um O suprimento correto de zinco através da alimentação pode reduzir a duração de um resfriado em 50%.

Entre os cogumelos, o shiitake (96 mg / 100 g) eo cogumelos (65 mg / 100 g) Necessidades diárias são 12-15 mg

Outros alimentos ricos em zinco são o tofu, sementes de cânhamo, lentilhas e aveia

O sistema imunológico é m e os complexos beta-glucanos e zinco atuam como estímulos específicos, mas muitos outros nutrientes são necessários que devemos obter diariamente dos alimentos que ingerimos, de modo que o funcionamento da imunidade seja ótimo.

nutrientes que contribuem para a sua proteção são as vitaminas C e A o magnésio e o cálcio .

Alguns alimentos também possuem um efeito antiviral como alho e cebola, gengibre ou probióticos como umeboshi, chucrute, tempeh, kefir ou tamari, entre outros. Esses alimentos também são convenientes para prevenir ou tratar resfriados e estados semelhantes à gripe desses meses



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