Pranayama é a técnica de respiração em yoga, e é composto de vários exercícios de respiração que complementam os asanas de cada modalidade de yoga. A respiração pelo fogo é um desses pranayamas e tem múltiplos benefícios para o organismo.

Um dos fatores mais importantes na ioga é a respiração, porque permite que o iogue relaxe inalando e expirando profundamente enquanto realiza os asanas. Acalme a mente, liberte as tensões e oxigene o cérebro .

Qual é a respiração do fogo?

O nome sânscrito da respiração do fogo é "kapalabhati", onde "kapala" é traduzido como "caveira" e "bhati" como "limpo". Isso se refere à limpeza da mente.

Exercício ajuda a controlar ansiedade, nervosismo, preocupação, tristeza, dor medo, etc. A posição mais comum para fazer este pranayama é o lótus

Como se faz?

  • Consiste em inspirar gentilmente (se você é um iniciante) e profundamente pelo nariz até encher os pulmões, e exalar com força para expelindo todo o ar.
  • A expiração também é feita com o nariz eo abdome deve ser contraído para a coluna, isso estimula o diafragma.

O ritmo das respirações aumenta à medida que o aluno domina a técnica. Quais são os seus benefícios?

Praticar a respiração por fogo tem múltiplos benefícios, principalmente relacionados à emotividade e ao funcionamento do organismo

. Recupere o controle sobre as situações de estresse

Ao respirar de maneira controlada a concentração aumenta e a mente é purificada das energias negativas incluindo o estresse. Quando estamos estressados, o diafragma se contrai para dentro, apenas para a área do plexo solar, que é onde todas as nossas emoções são armazenadas.

Com o sopro de fogo as emoções podem fluir e sair do nosso corpo, se necessário, para equilibrar o nosso corpo e melhorar a saúde física e mental

2. Purifica o sangue e expulsa toxinas dos pulmões

Melhora a circulação e o sangue é purificado devido à quantidade de oxigênio que recebe. O canal respiratório também é purificado por inalações e exalações profundas e completas.

Ao expelir todo o ar, não há nenhum resíduo dentro do sistema e chega ar novo e mais limpo nos pulmões quando Inale novamente

3. Aumenta a capacidade pulmonar

Os seres humanos normalmente não usam os pulmões em sua capacidade máxima porque respiram de maneira limitada. Eles fazem respirações curtas que não enchem os pulmões de ar.

Se a respiração por fogo é praticada com freqüência, os pulmões se acostumarão a armazenar progressivamente mais ar . Fortalece o chakra do umbigo, que é o terceiro

Este chakra, também chamado de Manipura, é responsável por concentrar as emoções. É o maior e mais poderoso chakra de todos. Está relacionado às nossas ações e emoções

Você já sentiu um "vazio no estômago" quando está com medo ou triste? Provavelmente devido à manifestação do chakra em nosso corpo

5. Isso ajuda a memória e a concentração

Ao respirar profundamente não apenas o sangue é oxigenado, o cérebro também o faz.

Isso aumenta nossas capacidades cognitivas e concentração porque o cérebro funciona corretamente.

Estimula o funcionamento do sistema digestivo

O sistema digestivo é ativado devido ao constante movimento do diafragma durante a realização do exercício respiratório.

Desta forma, obtemos também melhorias na digestão e evitamos problemas estomacais.

Precauções [19659007] Se você está iniciando a prática da respiração por fogo, sempre o faça sob a supervisão de seu instrutor até aprender a dominá-lo . É uma técnica delicada que requer tempo e paciência.

  • Não dispare tão rápido se você for um iniciante, pois pode ficar tonto. Seu sistema respiratório não está acostumado a receber e expelir rapidamente muito ar. Deixe-o se acostumar com isso progressivamente para que você não o sobrecarregue.
  • Se você ficar tonto, pare o exercício. Não continue se você começar a se sentir mal porque, devido ao choque súbito do ar dentro dos pulmões, eles ficarão cansados ​​e podem fazer com que você desmaie.
  • Escute seu corpo O importante é sempre manter um treino saudável. ] Faça a respiração do fogo com a supervisão do seu instrutor ” width=”1024″ height=”768″ />

    Contra-indicações

    Este exercício é contra-indicado para mulheres grávidas ou que tenham menstruação. Também não é recomendado para pacientes que sofrem de epilepsia, hipertensão, derrame pulmonar ou doença cardiovascular.

    A respiração pelo fogo, sem dúvida, é uma técnica benéfica para sua saúde porque aumenta sua capacidade mental e pulmonar . Você pode se concentrar em tudo o que acontece dentro de você e torná-lo mais consciente do seu ser

    No entanto, é um exercício que deve ser feito com cautela se você é apenas um iniciante ou mesmo se você já fez isso antes pouco mais para o seu corpo. A chave para o yoga é ser paciente . Você não verá o progresso de um dia para o outro, mas certamente verá isso em algum momento.

    Continue sua prática com responsabilidade e disciplina.

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