Em um dia normal, você pode sentir dores abdominais, inchaço ou gases. Você pode sentir fadiga ou depressão. Em um ponto, com tal desespero para este desconforto, você começará a procurar culpados. Os suspeitos do costume podem ser glúten ou lactose, mas desta vez falamos em ser intolerantes à frutose.

No entanto, essa não é a coisa mais irritante de todas: os alimentos que causam esse distúrbio digestivo não são outros do que alguns considerada saudável e saudável, como frutas e sucos . A frutose é um tipo simples de açúcar que está naturalmente presente em alimentos e produtos embalados.

Ser intolerante à frutose é mais comum do que você imagina . É por isso que aqui vamos mostrar a você como identificar se você sofre com isso e qual tratamento seguir. Continue reading

O que é esse distúrbio digestivo?

O reitor da Associação Profissional dos Nutricionistas e Nutricionistas da Andaluzia, Luis J. Morán Fagúndez, explicou ao jornal ABC que nossas células intestinais são responsáveis ​​por que o corpo pode metabolizar a frutose

Quando os problemas ocorrem com este processo, podemos falar sobre a intolerância à frutose. Especificamente, o intestino delgado não assimila o açúcar nos alimentos que passa para o intestino grosso, causando desconforto como flatulência.

A quantidade normal que uma pessoa pode assimilar de frutose sem sentir qualquer desconforto é de 35 gramas . No entanto, existem indivíduos que ao consumir 25 gramas ou mais começam a ter desconforto. Infelizmente, essa quantidade é muito fácil de superar.

Por exemplo, esses alimentos contêm nas seguintes proporções:

  • Uma maçã (14 gramas)
  • Um abacaxi (12 gramas)
  • Uma manga (13 gramas)
  • Uma xícara de café com apenas duas colheres de chá de açúcar (5 gramas)
  • Refrescos (até 6 gramas de frutose por 100 ml)
  • Néctares, que têm sacarose que é igual a frutose em 50%

Outra complicação que contribui para este panorama: as frutas são uma rica fonte de vitaminas, minerais e fibras. Quando tivermos a necessidade de diminuir seu consumo, faremos uma perda considerável de nutrientes que mais tarde terá que se recuperar com uma mudança na dieta.

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Com os sintomas

Com a má absorção de frutose, o corpo é incapaz de sintetizar a serotonina um neurotransmissor que é responsável por manter o equilíbrio em nosso humor. Nesse sentido, a deficiência deste elemento está associada à depressão e ansiedade para comer alimentos doces.

Outros sinais que podem alertá-lo para esta condição são:

  • Desconforto digestivo, como inchaço, flatulência, cólicas e até mesmo diarréia
  • Deficiência na assimilação de nutrientes como zinco e ácido fólico. Isso fará com que suas defesas diminuam e seu sistema imunológico se deteriore.
  • Alterações de humor, como depressão, irritabilidade e cansaço, precisamente devido à falta de serotonina no organismo.

Diagnóstico

Ao detectar os sintomas mencionados acima, você deve procurar um especialista . Neste caso, o ideal é ir a um gastroenterologista. Ele vai pedir para você realizar um teste de hidrogênio aspirado, ou teste de respiração.

Este teste é feito com o estômago vazio, para avaliar a quantidade de hidrogênio que você pode expirar depois de ter dado frutose. Em palavras simples: um indivíduo intolerante à frutose libera hidrogênio quando bactérias intestinais não podem absorver esse açúcar.

Portanto, se você é positivo em hidrogênio você é do grupo de pessoas que sofrem de má absorção de frutose. Este é o teste suportado por especialistas para diagnosticar esta condição

Como agir contra a intolerância à frutose

 reduz a frutose

Morán indicou que o tratamento que você deve seguir é ir a um nutricionista ou nutricionista Eu posso recomendar um plano de refeições sem frutose. Você deve comer menos de 1 ou 2 gramas por dia em qualquer de suas formas. Isto é, frutose, sacarose ou sorbitol

Ele aponta que esta dieta só deve ser feita por aqueles que sofrem com esta condição e não pessoas saudáveis. Lembre-se que a eliminação de frutas reduz a contribuição de antioxidantes, minerais, vitaminas e fibras, todos necessários para o bom funcionamento do nosso corpo.

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  • Evite consumir mais de 35 gramas de frutose: É uma tarefa complicada porque há muitos alimentos com este componente . No entanto, basta comer uma maçã ou uma xícara de café.
  • Preste atenção aos sucos: Isso ocorre porque eles podem conter muita frutose. Escolha bem a fruta e calcule a quantidade que você irá usar.
  • Inclua os vegetais: Um suco de frutas com alguns vegetais fornecerá mais fibras, o que permitirá reduzir a velocidade com que ocorre a assimilação de açúcares.
  • Use adoçantes naturais: opte por estévia ou yacon. Eles são livres de frutose e não afetarão sua saúde.

Como você pode ver, não é complicado detectar se você é intolerante à frutose. A dor abdominal deve ser o primeiro sinal que você considera um especialista. Evite tratar-se sozinho. Como você vai entender, este tipo de distúrbios digestivos precisa de atenção profissional.

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