Você sabia que o kiwi é um dos frutos da estação de inverno ? Juntamente com as romãs as laranjas e as uvas estas frutas deliciosas e nutritivas ajudam-nos a permanecer saudáveis ​​durante os meses mais frios do ano.

. 19659007] O que é kiwi?

É conhecido pelo nome de "kiwis", o fruto das plantas do gênero Actinidia uma planta trepadeira cujas frutas vermelhas são caracterizadas por uma pele marrom-escura com a polpa colorida. verde vivo, suculento e translúcido com sementes pequenas

O gênero Actinidia é composto de 76 espécies e aproximadamente 120 taxa, mas as espécies mais cultivadas para a comercialização de seus frutos são as Actinidia delicioso ( kiwi de polpa verde ) e Actinidia chinensis ( kiwi de polpa amarela

).

. E você sabe por que esse kiwi é chamado?

O nome "kiwi" é incorporado Ele orou muito depois de já ter sido usado como alimento na China. Sendo uma espécie original do Vale do Rio Yangtze, foi introduzida na Nova Zelândia em 1906, onde foi adaptada, domesticada e cultivada até se tornar uma importante fonte de riqueza.

O aparecimento da pele dos frutos do Actinidia assemelhando-se à plumagem do pássaro nativa da Nova Zelândia chamado Kiwi deu origem ao nome com o qual começou a ser exportado em 1953 e é agora conhecido.

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A expansão de seu cultivo levou mais de duas décadas para chegar à América do Norte e Europa, enquanto na América do Sul é mais recente.

Plantas têm um comportamento arbustivo, com o desenvolvimento de Vários brotos, vigorosos e flexíveis, começando na base. O caule pode atingir entre 20 e 30 cm de diâmetro, com um sistema radicular razoavelmente esparso

Os frutos da Actinidia deliciosa têm pele morena, opaca e com uma camada densa de cotão , enquanto a polpa é uma cor verde esmeralda. As cultivares mais freqüentes são da variedade Hayward, cujos frutos maduros possuem um sabor agridoce de tamanho importante, cuja principal vantagem comercial é seu longo tempo de armazenamento, seguindo as condições apropriadas.

Outras variedades dessa espécie, com tamanho de frutas menores, mas com as mesmas qualidades são: Monty, Abbott, Bruno, Kramer e Blake, entre outros

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Por seu turno, os frutos da espécie Actinidia chinensis têm uma protuberância na extremidade inferior, pele lisa e sem vilosidades com a carne amarela

O valor nutritivo dos kiwis

O kiwi é uma fruta altamente nutritiva

Como fonte de antioxidantes naturais, a vitamina C tem entre 25 e 155 mg cada. 100 gramas, juntamente com cálcio (40 mg), potássio (300 mg), ferro (0,4 mg) e magnésio (25 mg), fibras e compostos antimutagênicos.

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De acordo com a dose diária recomendada para um adulto entre os 20 e 40 anos (100 g), o kiwi tem um baixo teor energético, mas um elevado teor de vitamina C cobrindo pouco mais de 150% do que é recomendado , no caso do kiwi verde, e 260% no kiwi amarelo.

Em resumo, kiwi verde tem 2 vezes mais vitamina C do que laranja enquanto o amarelo tem o triplo.

Frações de proteínas e enzimas também são notáveis, onde actinidina se destaca, com reconhecida capacidade para hidrolisam as proteínas, e são uma fonte de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis

Além do suprimento extenso de vitaminas e minerais, a polpa do kiwi também contém beta-caroteno, luteína, antocianinas e ácido elágico . 19659009] Os folatos e vitaminas solúveis em gordura E e K (filoquinona), têm quantidades significativas que excedem as de outras frutas normalmente incluídas na dieta.

Quanto minerais, o teor de potássio no kiwi é comparável com o de banana mais que o dobro do que em qualquer outra fruta

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No kiwi amarelo os carotenóides são responsáveis ​​por a cor, enquanto no kiwi verde a cor dos pigmentos é mascarada pelo alto teor de clorofila

.

Benefícios do consumo de kiwi

Devido ao seu alto teor de nutrientes, o baixo conteúdo de energia e alta contribuição na água, são produtos de alta qualidade nutricional.

O kiwi é um alimento altamente recomendado para todas as idades e durante todas as fases da vida, especialmente em pessoas que querem perder peso e fazer dieta para controlar Weight

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Tem um papel benéfico como antioxidante e para melhorar a função imunológica, a função do sistema digestivo e respiratório, e o estado de espírito, nós o vemos em detalhes:

Antioxidante:

Foi demonstrado que o consumo regular de kiwi aumenta significativamente a concentração plasmática de vitaminas antioxidantes, como C, E e luteína.

.

Função imune:

O conteúdo nutricional e fitoquímico do kiwi aumenta a fagocitose e os níveis de imunoglobulinas, a atividade das células NK, a ativação das células T e a produção de citocinas, que juntamente com a atividade antioxidante, protege Nossas células do sistema imunológico

.

. Estado de espírito:

As deficiências nutricionais estão relacionadas ao bem-estar psicológico, portanto o consumo de kiwis tem sido estudado com potencial efeito sobre o estado de encorajamento O consumo de 2 kiwis por dia durante 6 semanas (em indivíduos com insuficiência de vitamina C), resultou na diminuição da fadiga aumento da energia e melhorias no humor em geral .

Digestão:

São reconhecidos efeitos benéficos sobre a digestão intestinal e trânsito, demonstrando efeitos positivos no tratamento da constipação e em pacientes com intestino irritável. Graças à retenção de água, a fibra e o efeito prebiótico promovem o crescimento de lactobacilos e bifidobactérias.

Quanto aos benefícios do sistema digestivo a actinidina é uma enzima pré-leitítica muito ativa que exerce um efeito benéfico sobre a digestão, atuando tanto no estômago quanto no intestino delgado, aumentando a digestão gástrica de algumas proteínas, especialmente as maiores

. qualquer de suas variedades, tem um alto valor nutricional. Seu consumo regular e no contexto de uma dieta balanceada tem efeitos benéficos sobre a função imunológica, defesa antioxidante, função gastrointestinal e sistema respiratório.

Consumo diário de kiwis, particularmente durante o inverno – localização favorável fruta- pode ser uma estratégia eficaz para o bem-estar e prevenção de doenças. [1965906].

[1965909] Fontes:

  • "Controle do amadurecimento do kiwi ( Actinidia deliciosa )", Alba Segura Martínez. Universitat Politécnica de Valéncia, 2015.
  • "Fisiologia do kiwi ( Actinidia deliciosa ) durante o seu desenvolvimento e amaciamento: expressão de genes associados e sua modulação pelo etileno e 1-metilciclopropeno", Natalia Ilina. Universidade Estadual de São Petersburgo, Rússia, 2003
  • "Benefícios nutricionais e de saúde associados ao consumo de kiwi", Ana M. López-Sobaler, Aránzazu Aparicio Vizuete, Rosa Maria Ortega Anta. Universidade Complutense de Madri. Hospitable Nutrition 2016.

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