Você sabia que o consumo de legumes tem um efeito protetor contra o diabetes? Graças à sua importante concentração de nutrientes, que inclui antioxidantes, fibras alimentares, proteínas, vitaminas e minerais, o consumo regular melhora a saúde metabólica e promove a regulação da glicose no sangue. No espaço a seguir, falamos mais sobre isso.

O que é o diabetes?

O diabetes tipo 2 é um distúrbio crônico caracterizado por um descompasso na maneira de metabolizar a glicose. A insulina é o hormônio responsável por fazer a glicose entrar nas células do corpo.

Em certas ocasiões, o corpo não produz insulina suficiente ou tem dificuldade em reagir a ela. Então os níveis de açúcar no sangue permanecem elevados por um longo tempo e diabetes aparece.

Níveis elevados de açúcar no sangue são prejudiciais a longo prazo, levando a complicações como problemas oculares, renais, cardíacos e neurológicos.

A diabetes é uma doença que ocorre quando os níveis de glicose no sangue sobem bem acima do normal. Sua falta de controle pode causar sérias complicações à saúde.

Incidência de diabetes na Espanha

Os últimos dados disponíveis sobre diabetes na Espanha foram apresentados no XXIX Congresso Nacional da Sociedade Espanhola. de Diabetes. Estes mostram que quase 400.000 espanhóis desenvolvem diabetes tipo 2 a cada ano, com uma prevalência de 11,58 casos por 1000 habitantes.

No estado espanhol, mais de 5 milhões de pessoas sabem que sofrem da doença, mas também há aproximadamente 2,3 milhões que não sabem . Além disso, cerca de 4 milhões de pessoas estariam em um estado pré-diabético.

A dieta está diretamente implicada na etiologia do diabetes. Excesso de calorias, alto consumo de gorduras saturadas, gorduras hidrogenadas, carboidratos simples e falta de exercício físico têm sido propostos como possíveis desencadeantes da doença.

Portanto, modificação do estilo de vida e Alimentos são a base para prevenir o aparecimento desta doença.

Leia mais: Como evitar picos de açúcar elevado no sangue

Legumes e diabetes

« O consumo de leguminosas é está associado a um menor risco de sofrer de diabetes tipo 2 . Especificamente, o consumo de 30 gramas de legumes por dia reduziria esse risco em 35%. Isso seria o mesmo que comer cerca de 3 porções por semana ou mais.

Esses resultados são derivados do estudo PREDIMED (Mediterranean Diet Prevention) que acompanhou 3.349 pessoas com risco cardiovascular por mais de quatro anos. Foi demonstrada uma relação de proteção entre o consumo de legumes, especialmente lentilhas, e o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Além disso, o estudo também mostrou resultados positivos com a substituição de metade de uma porção de massa, arroz e batatas por dia. fervida por metade de uma porção de leguminosas por dia.

Similarmente, além de aumentar a ingestão de leguminosas, a dieta mediterrânea também mostrou ser altamente eficaz na prevenção do diabetes tipo 2 . Portanto, recomendamos seguir uma dieta rica em alimentos como:

  • Legumes frescos e frutas
  • Azeite
  • Legumes
  • Peixe azul
  • Nozes
  • Cereais integrais
  • Cereais brancos
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    As leguminosas, especialmente as lentilhas, provaram ser benéficas na prevenção e controle do diabetes

    A riqueza nutricional dos legumes

    As leguminosas são um alimento muito nutricionalmente rico. Não surpreendentemente, 2016 foi declarado o ano internacional de pulsos por Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo era conscientizar o público sobre seus benefícios para a saúde e, assim, impulsionar seu consumo entre a população mundial.

    As leguminosas são um alimento rico em proteínas vegetais, fibras, minerais (ferro, magnésio e potássio) e vitaminas (especialmente no grupo B) . Além disso, eles são um alimento com um baixo índice glicêmico.

    Metade do peso das leguminosas é representado pelos carboidratos. Estes são lentamente absorvidos, o que significa que a glicose é gradualmente assimilada . Picos de açúcar no sangue são evitados e ocorre hiperglicemia.

    Esta é a característica que os torna um alimento ideal para prevenir o diabetes tipo 2. E não apenas isso, mas também ajuda a controlar doença diagnosticada uma vez.

    Leia mais 6 benefícios da adição de leguminosas na sua dieta

    Quais são as leguminosas mais adequadas contra o diabetes?

    No estudo PREDIMED os melhores resultados foram obtidos com o consumo de lentilhas

    «Indivíduos com uma maior ingestão de lentilhas durante o acompanhamento (aproximadamente 1 porção por semana), em comparação com os indivíduos que os consumiram em menor quantidade (menos de metade de uma porção por semana), tiveram um 33% menor risco de sofrer da doença ».

    No entanto, outros tipos de leguminosas são adequados para este fim, tais como: feijão branco, feijão, grão de bico ou ervilha.

    Lentilhas vermelhas são uma variedade de lentilhas que não têm pele. Eles precisam de muito menos tempo de cozimento e tendem a se desintegrar um pouco. Portanto, são ideais para aqueles que sofrem de gases ou má digestão quando comem legumes. Eles também são ideais para a introdução de leguminosas nas dietas de crianças pequenas. Podemos cozinhar purê de lentilhas vermelhas com abóbora, alho-poró ou cenoura.

    É importante cozinhar as leguminosas de forma saudável. No inverno, potes ou legumes salteados com legumes, azeite e um pouco de carne branca são mais adequados, se quisermos. E no verão podemos preparar variadas saladas de grão de bico ou lentilhas, sem esquecer o delicioso e refrescante húmus. Aprenda os melhores alimentos para diabetes tipo 2 ” />

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