MADRI, 08 de julho (Reuters /) –

Um estudo publicado no Journal of American Medical Association Cardiology mostrou que pessoas obesas que participam de exercícios de levantamento de peso são mais propensos a sofrem reduções em um tipo de gordura cardíaca que tem sido associada à doença cardiovascular do que aqueles que realizam exercícios aeróbicos.

Em seu trabalho, os pesquisadores determinaram que certos tipos de gordura cardíaca, o tecido adiposo pericárdico, foi reduzido em pacientes Eles fizeram levantamento de peso, mas não naqueles que trabalhavam para aumentar sua resistência com exercícios aeróbicos. Ambas as formas de exercício resultaram na redução de um segundo tipo de gordura cardíaca, o tecido adiposo epicárdico, que também tem sido associado à doença cardíaca. "Fomos surpreendidos por este achado", explica o principal autor do estudo, Regitse Hojgaard. Christensen, pesquisador do Centro de Inflamação e Metabolismo e do Centro de Pesquisa de Atividade Física do Hospital Universitário de Copenhague (Dinamarca)

Embora o estudo não explique porque o treinamento com pesos teria um efeito diferente no treinamento de resistência, O pesquisador observa que "é sabido de outros estudos que levantar pesos é um estímulo mais forte para aumentar a massa muscular e o metabolismo basal comparado ao treinamento de resistência, e, portanto, parece que os participantes que fazem treinamento de força queimam. mais calorias durante o dia, também em períodos inativos, em comparação com aqueles que estão engajados para treinamento de resistência. "

Para explorar o impacto de diferentes tipos de exercício na gordura cardíaca, Christensen e seus colegas recrutaram 32 adultos obesos e sedentários que ainda não tinham doença cardíaca, diabetes ou fibrilação atrial. Os participantes foram aleatoriamente designados para um programa de exercícios aeróbicos de três meses, treinamento com pesos ou nenhuma mudança na atividade (o grupo controle). Cada pessoa teve uma ressonância magnética do coração no início e no final do estudo.

Ambos os tipos de treinamento físico reduziram a massa do tecido adiposo epicárdico em comparação com nenhum exercício: treinamento resistido em 32% e O treinamento com pesos em 24 por cento. No entanto, apenas o treinamento com pesos teve um impacto sobre o tecido adiposo pericárdico, que foi reduzido em 31 por cento em comparação com nenhum exercício.

O treinamento com pesos neste estudo foi concebido como um tipo de intervalo. 45 minutos, carga média, alta repetição e treinamento baseado no tempo. Os participantes realizaram de três a cinco séries de 10 exercícios e as sessões foram supervisionadas. Esta intervenção de exercício específico por si só foi eficaz na redução de ambos os depósitos de gordura do coração.

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