As calorias despertam enorme interesse devido ao seu impacto na saúde e na silhueta.

O equilíbrio entre as calorias ingeridas e as calorias gastas é um dos equilíbrios nutricionais mais importantes e o peso corporal depende disso

As coisas neste sentido são, em princípio, simples: se a receita corresponde a despesas, o peso é mantido ; se a receita supera as despesas, o peso aumenta; e se a receita for menor que as despesas, o peso diminui.

Na prática, é possível saber se as calorias necessárias estão sendo consumidas pela dinâmica do nosso peso : se for mantido ao longo tempo, um sinal de que você está indo bem. É necessário inserir calorias, porque o corpo precisa de energia: os milhões de células que o compõem a consomem incessantemente.

As calorias, portanto, continuarão a ser faladas. Mas esperemos que o novo conhecimento sirva para melhor administrá-los e manter uma relação com eles menos enviesada por critérios estéticos em benefício do que realmente importa: saúde e bem-estar.

O que é glicêmico load?

Os avanços na nutrição aumentaram a complexidade da questão do balanço calórico.

Hoje também se considera que o rendimento energético da mesma quantidade de carboidratos pode variar de acordo com a composição do alimento uma vez que determina sua disponibilidade e taxa de absorção . O conceito recente de "carga glicêmica" refere-se a isso.

Também surge se uma caloria de carboidratos é o mesmo que uma caloria de gordura. O corpo não gerencia esses nutrientes da mesma maneira : a gordura dietética parece se acumular mais facilmente como gordura no corpo do que os carboidratos.

Qual é o índice glicêmico?

GI indica a taxa em quais carboidratos são absorvidos de um alimento. Se estiver alto – como no arroz branco – a glicose no sangue aumenta imediatamente; se for baixo – leguminosas ou grãos inteiros – aumenta gradualmente.

A carga glicêmica também considera a quantidade de carboidratos na comida e o tamanho da porção.

Como a ingestão calórica deve ser distribuída?

A energia é obtida dos alimentos, em particular de carboidratos, gorduras e proteínas que eles contêm em diferentes proporções.

Atualmente, considera-se que:

  • carboidratos cuja combustão produz cerca de 4 quilocalorias por grama, deve contribuir 55-65% das calorias totais na dieta;
  • as gorduras que contribuem com 9 quilocalorias por grama, 25-30%; [19659017] e as proteínas que produzem 4 quilocalorias por grama e cuja função principal não é energia, devem contribuir com 10-15%.

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Por que os carboidratos prevalecem?

Nem a proteína nem a gordura são alternativas viáveis ​​como a principal fonte de energia.

El exceso de grasas limitaría la disponibilidad de glucosa, combustible de muchas células, y pondría en peligro el aporte de micronutrientes hidrosolubles.

Más proteínas implicaría un mayor aporte de nitrógeno, lo que sobrecargaría el hígado y los riñones.

Las calorías deben cubrirse con carbohidratos (55-60%), grasas (25-30%) y proteínas (10-15%) y repartirse a lo largo do dia. Pular o café da manhã ou jantar para reduzir calorias é um erro.

Durante o dia, como são distribuídas?

Geralmente, propõe-se que as calorias do dia sejam distribuídas da seguinte forma:

  • 20-25% do total no café da manhã
  • 40-45% no almoço
  • 30-35% no jantar
  • se você adicionar 10% para um lanche, pode subtrair 5% da refeição e outros 5% no jantar. [19659034] É verdade que o pão engorda?

    Muitos estudos refutaram esse mito alimentar. Pão, junto com macarrão, arroz e legumes, permanecem na base das pirâmides alimentares, ou o que é o mesmo, amido continua a ser recomendado como a principal fonte de calorias na dieta.

    são gastas calorias?

    Fundamentalmente em dois itens principais: o metabolismo basal que requer energia para manter as funções vitais do corpo em repouso e cujo gasto, que depende de fatores como idade e sexo, não pode ser controlado; e atividade física que pode ser altamente variável e que podemos controlar.

    São necessárias menos calorias do que antes?

    A atividade física é a grande variável do gasto de energia e estava muito mais presente nas vidas das gerações anteriores do que nas atuais, onde alguém pode se tornar muito sedentário .

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    O esporte exige a ingestão de mais calorias?

    Os exercícios recreativos podem ajudar a aumentar o gasto de energia de maneira saudável.

    O gasto de energia depende da frequência e intensidade do exercício e pode ser muito alto em períodos de treinamento intenso.

    O que são "calorias vazias"?

    Este conceito se refere a alimentos e bebidas que contêm nutrientes energéticos fornecedores de calorias, mas cujo conteúdo em micronutrientes ou seja, vitaminas e minerais, é baixo ou nulo . Assim, fornecem calorias e nada mais, o que desaconselha seu consumo regular. O protótipo da caloria vazia é o açúcar.

    Como as calorias podem ser reduzidas?

    Uma estratégia básica é eliminar alimentos calóricos supérfluos: açúcar ou alimentos ricos nele, como refrigerantes, geléias, bolos, etc., álcool e alimentos ricos em gordura, como manteiga, creme, etc. Ajustes mais finos são obtidos, por exemplo, comendo grãos inteiros.

    Reduzir calorias pode ser prejudicial?

    Sim. Quando toma o Índice de Massa Corporal (IMC) como referência, o peso é normal, especialmente quando as necessidades de energia aumentam como nas fases de crescimento ou na gravidez e lactação. Freqüentemente, razões estéticas levam a restrições calóricas injustificadas que colocam em risco a saúde.

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