A levedura nutricional é um superalimento devido à sua riqueza em nutrientes. Não se deve confundir com as leveduras de cerveja: são obtidas por diferentes processos e têm um sabor diferente. Claro, o conteúdo nutricional é semelhante em ambos os produtos.

levedura de cerveja vem da fermentação da cevada com o fungo Saccharomyces cerevisiae e tem a gosto mais amargo devido à presença de compostos do lúpulo (embora possa ser removido e comercializado como levedura sem amargor). Se não for uma levedura orgânica, pode conter sulfitos conservantes, que causam reações alérgicas em algumas pessoas.

A levedura nutricional, por outro lado, é produzida com o mesmo fungo a partir de melaço de cana ou beterraba e seu sabor lembra frutas secas e queijo curado ou parmesão. Para comercializá-los como suplemento, ambas as leveduras são inativadas, ou seja, não estão mais "vivas" e não podem continuar a fermentar.

O sabor da levedura nutricional a torna atraente para os veganos, que a utilizam para cozinhar e dar sabor ao queijo em algumas preparações, como molhos, saladas, cremes, guarnições, etc. É rico em vitaminas, minerais e aminoácidos. Por isso beneficia o bom funcionamento do organismo e estimula o sistema imunológico. Algumas das leveduras nutricionais no mercado foram fortificadas com vitamina B12, o que é interessante para veganos, mas não é considerado uma fonte suficiente dessa vitamina.

Qual é o conteúdo nutricional da vitamina B12? Levedura nutricional?

A levedura nutricional tem um alto teor de vitaminas B (essenciais para o sistema nervoso e metabolismo). É rico em tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6 e folatos, todos formando um complexo que atua em sinergia e participa da regulação do organismo, principalmente do metabolismo e do sistema nervoso. Algumas vitaminas podem ser adicionadas no processo de fortificação. A lista de ingredientes mostra aqueles que contém.

Contém os nove aminoácidos essenciais mais seis dos não essenciais. 70% de sua composição nutricional é proteína, mas, ao contrário de outros alimentos vegetais ricos em proteínas, não é abundante em gordura ou carboidratos, como sementes, nozes ou legumes.

Contém 14 minerais, principalmente zinco, cromo e fósforo. O zinco é essencial para a fertilidade e o sistema imunológico. O cromo aumenta a ação da insulina e ajuda a regular o açúcar no sangue. Por outro lado, o fósforo, em grandes quantidades, consome parte do cálcio do corpo.

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4 dúvidas frequentes sobre o fermento nutricional

1. Como é produzida a levedura nutricional?

O melaço de cana ou de beterraba é fermentado com Saccharomyces cerevisiae por 7 dias e depois pasteurizado para inativar a levedura. Em seguida, é limpo e seco. A secagem é feita em temperatura baixa para preservar todos os nutrientes e vira flocos ou pó. Alguns fabricantes o enriquecem com vitamina B12.

2. Você pode tomá-lo se tiver candidíase?

Se você tiver candidíase (crescimento excessivo de fungos candida nos genitais ou no intestino), o consumo de levedura geralmente não é recomendado, mas a levedura nutricional é inativa graças ao processo de pasteurização e não favorece a proliferação de candida.

3. Como posso consumir?

É ideal para dar um sabor a queijo envelhecido ou Parmesão a molhos veganos. Também em saladas e para engrossar cremes. E para fazer seus queijos veganos, feitos com nozes, suco de limão ou vinagre de maçã, ervas e fermento nutricional. Recomenda-se tomar cerca de duas ou três colheres de sopa por dia, não mais, pois é muito rico em fósforo e pode desequilibrar a proporção com o cálcio.

Uma receita simples de usar é molho pesto vegan. Para fazer isso, bata os seguintes ingredientes na potência máxima (você pode dar o sabor e a textura de sua preferência escolhendo as quantidades):

  • Manjericão fresco
  • Pinhões ou outras frutas secas
  • Um dente de alho picado
  • Água
  • Azeite
  • Suco de meio limão
  • Uma ou duas colheres de sopa de fermento nutricional.

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4. Ele realmente contém vitamina B12?

O fungo Saccharomyces cerevisiae não sintetiza essa vitamina e se a levedura a contém, é porque foi adicionada no processo de fortificação. Levedura nutricional não pode ser considerada uma fonte suficiente de vitamina B12 para veganos e vegetarianos, que devem ser suplementados.

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