A pessoa que sente medo de estar sozinha (autofobia) se sente insegura e incapaz de cuidar de si mesma. Estar sozinho, consigo mesmo, pode ser um prazer para muitos ou uma tormenta para os outros, já que lhes causa grande pânico. Isso os leva a fazer uma série de coisas para evitar a todo custo estar sozinha

Para superar qualquer medo que você tenha, o mais importante é conhecer a si mesmo. Convido-vos a escrever um diário do "meu medo" que irá ajudá-lo neste processo de como superá-lo. É uma ferramenta que você sempre pode ter em mãos e usá-la quando precisar dela.

Depois, explico como superar o medo de ficar sozinho em 12 passos. Espero que ajude você

12 Passos para superar o medo de ficar sozinho

Passos de 1 a 3. Avaliação do medo

Reconheça seu medo da solidão

O primeiro passo para superar o medo ficar sozinho é reconhecer e aceitar que você tem medo de ficar sozinho e de querer superá-lo.

Reconhecer o medo da solidão é o primeiro passo que pode levar à mudança. Então, explore dentro de si mesmo de uma maneira sincera, reconhecendo em em todos os momentos suas emoções, por mais desagradáveis ​​que sejam.

Uma vez que você reconhece seu medo, é quando você pode começar a enfrentá-lo. Existem diferentes graus no medo de ficar sozinho que vai de mais a menos em um continuum

Há aquelas pessoas que não podem ficar sozinhas por um momento, porque são superadas por um sentimento de pânico que leva a uma crise de ansiedade.

E aquelas pessoas que não entram em pânico, mas eles se sentem muito inseguros quando estão sozinhos

Analise seu medo

 garota andando sozinha

Como eu disse no começo do artigo, o mais importante quando enfrenta seus medos é que você conhece a si mesmo e, portanto, que você sabe bem o seu medo.

Quando você conhece bem o seu medo, então pare de ter tanto medo, porque Vá de ser desconhecido para algo que você conhece. Para saber mais sobre o seu medo de ficar sozinho, você deve se fazer perguntas.

Analise e escreva em seu diário as características do seu medo: em que momentos sinto mais medo, que pontuação de ansiedade sinto 0 a 10, o que você teve duração, o que você estava pensando naquele momento.

Após esta análise, há uma questão fundamental que você deve se perguntar: O que é que me assusta mais de ficar sozinho?

Registre em seu diário a resposta para essa pergunta. Desta forma, você tenta perceber o seu medo.

Leve o seu medo ao extremo

Você reconheceu seu medo, analisou-o e especificou o que lhe dá mais medo de ficar sozinho. Bem, agora coloque-se na pior situação:

Qual é o pior que poderia acontecer comigo

Escreva em seu diário a resposta a esta pergunta. Então faça a si mesmo as seguintes perguntas:

E isso é realmente tão horrível? Eu poderia superá-lo se isso acontecesse comigo? Reescreva as respostas no seu diário

Leia tudo o que você escreveu em voz alta. Agora que você o escreveu no papel de uma maneira mais definida e concreta, você o vê de uma maneira diferente?

Este processo o ajudará a relativizar e ridicularizar as conseqüências de seu medo de ficar sozinho.

para 5. Seu medo e o relacionamento com os outros

Analise como você se comporta com seus amigos

 menino sozinho nas montanhas

O medo que você tem de ficar sozinho marca a maneira como você se relaciona com os outros

Se você tem medo de ficar sozinho, você vai agir de uma certa maneira para evitar ficar sozinho a todo custo. Com o qual é provável que o seu modo de se relacionar com os outros é se entregar aos seus amigos de corpo e alma.

Você pode tentar dar a eles tudo o que precisam, cuidar deles, sentir-se bem cuidado por você não saia do seu lado. Se você se sentir identificado com esta forma de se relacionar com os outros, você deve remediar.

Nesta situação, eu recomendo que você faça a seguinte análise:

  • Essa amizade para a qual você tenta oferecer tudo e cuidar disso Na verdade, você não precisa disso tanto quanto você sabe como cuidar de si mesmo.
  • Com base no exposto, na realidade você se dedica muito a essa pessoa não porque ela precisa, mas porque tem medo de que ela o deixe. side
  • O medo de que você saia do seu lado faz com que você queira fazer mais e mais por essa pessoa. Se por qualquer razão essa pessoa acaba indo, é quando você começa a entrar em um círculo vicioso que é absurdo e doloroso para você: "talvez eu não tenha dado o suficiente, se eu tivesse dado mais do que não "
  • Com o qual, na próxima amizade, você vai tentar dar mais de si mesmo, porque o seu medo de sair e ficar sozinho será ainda maior devido à sua experiência anterior.

Como você pode ver, é um círculo vicioso, desde que você tenha medo de ficar sozinho e se alimentar progressivamente. Após esta análise, é quando você deve fazer a seguinte declaração:

A solução não é fazer coisas para evitar ser deixado sozinho. A solução é aprender a ficar sozinho

Medo de ficar sozinho vs relacionamento de parceiro

Analise agora como está ou como tem sido seus relacionamentos. Certamente, seu medo da solidão também prejudicou seus relacionamentos mais íntimos .

Se com seus amigos você se deu 100%, provavelmente se deu 200% para seu parceiro. Você deu muito mais do que realmente teve

Talvez tenha dado tanto que ficou sem auto-estima e sem segurança. Também pode ser que o seu medo de ser deixado sozinho o leve a relacionar relacionamentos.

E eles tendem a ser relacionamentos incorretos, então eles têm uma data de expiração; e quando acabam, o medo de ficar apenas mais uma vez aumenta. Voltando ao círculo vicioso

O objetivo de todos esses passos não é que você se resigne a ficar sozinho. É que você aprende a ser independente e pode se relacionar com os outros porque deseja compartilhar sua vida com eles, e não por causa do medo de ficar sozinho.

Passos de 6 a 8. Agir

muito em mente que se você quer que isso funcione, você deve estar convencido de querer superá-lo e você deve levá-lo muito a sério.

É um desafio e você deve ser persistente e lutar por isso. Lutar contra um medo é difícil, mas mais difícil é sempre viver com medo

Enfrente seu medo

 pensando sozinho

Depois de tentar se convencer de que você deveria e quer aprender Para ficar sozinho, faça uma lista em seu diário das vantagens e desvantagens de aprender a ficar sozinho.

Tenha em mente as vantagens e desvantagens em relação ao relacionamento com seus amigos, em seu relacionamento com seu parceiro e no relacionamento com você:

  • Pense em como você acha que agiria com seus amigos se parasse de ter esse medo.
  • Como você acha que agiria com seu parceiro se parasse de ter esse medo?
  • Como você se sentiria? se você não tivesse esse medo. O que você acha que ganharia e o que você acha que perderia?

Especifique metas

Por exemplo, você pode definir a meta de passar 30 minutos sozinho todos os dias. Você com você mesmo

Defina o que você vai usar esses 30 minutos sozinho. Você pode gastar 30 minutos refletindo sobre sua pessoa: seus gostos, suas crenças, sua maneira de ver a vida, seus desejos, etc. a fim de conhecê-lo mais.

Ou você pode usá-lo para fazer alguma atividade divertida sozinho. Por exemplo, praticar esportes, jogar, ler, escrever, desenhar, etc. Registre esses objetivos em seu diário e certifique-se de cruzá-los ao obtê-los.

Deve haver objetivos claros, concretos e alcançáveis. Se você escrever objetivos muito difíceis, é fácil jogar a toalha. Você deve começar com algo fácil e ir aumentando progressivamente a dificuldade.

Expor ao seu medo

 garota solteira

Uma vez definidos e especificados seus objetivos em seu diário, você deve se expor a cada um deles. (Não tudo em um único dia, mas progressivamente.)

  • Comece classificando em uma escala de 0 a 10 a ansiedade que você pensa que terá no momento de, por exemplo, passar 30 minutos sem entrar em contato com ou whatsapp. Registre a pontuação em seu diário
  • Depois de realizar o objetivo marcado, avalie a ansiedade que você sentiu em uma escala de 0 a 10. Escreva-a em seu diário.
  • Se a ansiedade sentida for 0, passe para o próximo objetivo. . Se a ansiedade for maior que 0, repita o objetivo até que sua ansiedade seja igual a 0.

Você também pode anotar os recursos que usou para não sentir medo. Esses recursos podem ajudá-lo em sua próxima meta.

Passos de 9 a 10. Crescer e desenvolver como pessoa

Desenvolva seus próprios interesses

Um dos passos que você deve seguir para aprender a ficar sozinho é aprender a ser independente, e como uma pessoa independente, ter seus próprios interesses, desejos e crenças

Talvez agora você acha que não tem hobbies ou interesses, mas isso é porque até agora você não parou para explorá-los. Pronto para pegar o trem maravilhoso para explorar suas habilidades?

Leve seu diário novamente e anote as coisas que você sempre quis experimentar, aquelas coisas que você já pensou que poderia fazer bem e começa a provar para você

Pode haver centenas de coisas: dançar, escrever, fotografar, desenhar, pintar, tocar piano, violão, andar a cavalo, jogar golfe, escalada, aprender história, simbologia , faça teatro, etc.

Experimente e descubra algo excitante sobre você que você não conhecia. Isso ajudará você a ganhar auto-estima e confiança em si mesmo.

Obtenha feedback dos outros

 feedback positivo

Fale com as pessoas em quem você confia sobre este desenvolvimento pessoal que você iniciou. Peça-lhes para ajudá-lo nessa mudança. Que eles o ajudem a ter mais iniciativa, ser mais assertivo e expressar seus pedidos aos outros.

Pratique com eles aprendendo a dizer as coisas de uma maneira mais direta, a expressar suas necessidades, isto é, aprender a perguntar em Em vez de se concentrar apenas na oferta .

As pessoas que te conhecem podem ajudá-lo a voltar a você se o verem novamente.

Dessa vez é você quem deve pedir ajuda e ajudá-lo.

11 a 12. Ferramentas para ajudá-lo

Faça visualizações positivas

Para aumentar sua confiança ao lidar com ficar sozinho, pode ser útil visualizar as cenas que lhe causam ansiedade.

Use sua imaginação para visualize o que você deseja obter de você. A visualização deve ser sempre positiva. Você deve visualizar-se saindo vitorioso da situação.

Por exemplo, se você tiver que ir a uma festa sozinho, feche os olhos e tente visualizar-se indo para a festa com grande confiança em si mesmo. Visualize-se chegando ao local cumprimentando as pessoas com firmeza, sorrindo e com confiança.

Buscar ajuda profissional será mais fácil para você ser a pessoa que deseja ser.

Buscar ajuda profissional

 Terapia Narrativa

Tente superar seu medo de ficar sozinho com esses passos, você sente que seu medo persiste, é hora de considerar a terapia psicológica. Esse medo de ficar sozinho tem algumas causas profundas.

Às vezes, você não precisa ir às causas básicas porque, com esses passos, você pode superar o medo. No entanto, às vezes é necessário ir ao núcleo do problema para eliminá-lo pela raiz.

É claro que você não precisa esperar até o último momento para pedir ajuda psicológica. Você também pode optar por realizar este processo com um profissional desde o início para lhe dar mais confiança no processo e ter um maior ponto de apoio.

E o que você está fazendo para superar o medo de ficar sozinho?

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